Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
awaked escreveu:E veja se não é a mangueira de retorno da água, ela escorre pela tampa e engana, passa uma fita crepe lá pra sujar e ter certeza.
Me refiro a mangueira mais fina na parte mais alta do reservatório.
meu carro está com o vazamento nesta mangueira, fica melado no reservatório.
o que posso fazer para resolver? trocar a presilha? to preocupado pois todo dia limpo e suja ali.
Tem vários com esse defeito. Possivelmente a mangueira ou a entrada do reservatório. Na própria concessionária na hora de entregar o carro pra mim já viram e colocaram 2 abraçadeiras, uma ao lado da outra, resolveu.
awaked escreveu:Tem vários com esse defeito. Possivelmente a mangueira ou a entrada do reservatório. Na própria concessionária na hora de entregar o carro pra mim já viram e colocaram 2 abraçadeiras, uma ao lado da outra, resolveu.
qual abraçadeira foi utilizada? semelhante a original?
vou fazer isso mas preciso saber como vou comprar rsrs.. vou tentar achar o codigo dela
outra coisa, é interessante trocar a tampa do reservatorio preventivamente? o carro é 2009 e ainda esta com a original... não sei se é necessário. obrigado.
Coloca uma abraçadeira de parafuso, daquelas largas. (2X)
Também apoio essa opção que o Zé sugeriu, as abraçadeiras originais certamente perdem pressão com o tempo, talvez com o calor e a dilatação do material.
Na ultima revisão que fiz troquei as duas abraçadeiras que prendem a mangueira superior do radiador, aquela que uma extremidade se encaixa na válvula termostática e a outra no radiador. Eu havia reparado que estavam deixando passar um leve vapor nas extremidades, a princípio troquei ambas e parece ter parado, se continuar é algum micro furo ou rachadura na mangueira.
E sobre a tampa também resolvi trocar como manutenção preventiva, meu carro esta chegando na casa dos 100 mil km e certamente a tampa que estava lá ainda era original de fábrica (2004). Ela estava também com as bordas levemente rosadas, na cor do aditivo, a vedação já deveria ter perdido eficiência, e talvez até a válvula de alívio também poderia já ter perdido.
Pelo sim pelo não, por ser algo tão "barato", como diz o velho ditado melhor prevenir que remediar, fui la na Accioly, paguei 17 dilmas e peguei uma nova original GM.
No Youtube há vários videos falando a respeito da má qualidade das tampas atuais, uma grande porcentagem já vem com problema, não segura pressão alguma. Esse número talvez seja para as tampas paralelas, contudo vale sempre observar mesmo as originais....á probabilidade é bem menor de virem com defeito, mas não descartada.
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
Obrigado pessoal. Vou seguir a recomendação de vocês.
O problema que está apresentando, além deste pequeno vazamento é que a agua está baixando, mas bem pouco.. já procurei vazamentos e não achei nenhum além deste.
Fiz manutenção no sistema recentemente, troquei válvula termostatica e coloquei o aditivo original GM. A bomba d'agua era nova.. então não foi necessário trocar. Só que depois de uns 3 meses estou usando o carro bastante, estou rodando na faixa dos 500km por semana e começou este problema de baixar a agua aos poucos, baixa bem pouco mesmo. Vou resolver este vazamento e acompanhar se para de baixar, mas acho dificil esse pequeno vazamento ser o responsável disso.
Galera, achei o problema da água ficar baixando. Hoje fui olhar depois de chegar do trabalho e vi que abaixo do reservatório tinha uma mancha da cor do aditivo. Fui seguindo esta mangueira mais fina que manda água para o reservatório e naquele adaptador que parece um T eu encontrei um grande vazamento. O vazamento segue toda a mangueira, mas acredito que o problema esteja ali.
Alguém já passou por vazamento nesta mangueira ali na conexão em T ?
Eu trabalho com o carro agora e infelizmente não conheço nenhuma oficina aqui em vitoria.
vou acabar levando na AUTOVIL (Concessionaria GM)