[DÚVIDA] - AR NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
donadriano
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 12:38:17 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - AR NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagem por donadriano »

Fala galera!

Fiz a limpeza do meu sistema de arrefecimento (corsa hatch 2006)... queria a opinião de vocês pra ver se está tudo certo, pois acho que ficou ar no sistema.

1)Bom, primeiro eu irei a mangueira que vai do radiador para o reservatório e esgotei a água, colocando água da mangueira no reservatório e deixando escoar pela mangueira do radiador.

2)Depois que começou a sair limpa eu completei no nível e fechei o reservatório, liguei o carro e deixei esquentar em marcha lenta até abrir a termostática e liberar a água suja do motor.

3)Deixei esfriar e repeti tudo de novo até não sair mais água suja do motor quando abre a termostática.

4) Coloquei 2 litros de aditivo Bardhal e completei até o nível

Mas acho que está com ar no sistema... pois fico olhando o carro em marcha lenta e parece que sair umas bolhas de ar das mangueiras do reservatório..

Como tirar o ar ?

Já deixei o carro ligado com a tampa do reservatório aberta por 3 miutos e depois fechei.

Quando o carro esquenta o nível sobe um pouco no reservátório... a termostática abre e ele baixa um pouquinho. Quando frio volta para o nível que eu tinha deixado.

Qual o macete pra tirar todas as bolhasde ar que tá saindo pelas mangueiras?

Fiz certo o procedimento de limpeza?

Obrigado galera!


Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Amigo,

Quando preciso sangrar o ar do sistema, faço da seguinte forma.

Deixo o motor trabalhando, com a tampa do reservatório de água no lugar, porém sem aperto. Daí, vou monitorando a temperatura no painel e acompanhando a subida do liquido, que tende a transbordar se você não estiver atento.

Normalmente, quando o motor começa a atingir a temperatura normal de trabalho, a VT se abre e a água começa a circular pelo sistema. Daí as bolhas de ar também se deslocam e tendem a subir. Como a tampa ainda não está fechada e o sistema sem pressão, o ar vai para o reservatório e sai. Aí, você reaperta a tampa e aguarde a ventoinha funcionar, pra ter certeza de que o motor não está aquecendo. Mas ATENÇÃO!!! RISCO GRANDE DE QUEIMADURAS!!!! caso você não consiga fechar o reservatório a tempo e o líquido transborde, NÃO TENTE FECHAR!!!! O correto e se afastar e desligar o carro. Espere sair o vapor, esfriar um pouco e só depois se aproxime. Caso precise completar o sistema, pode fazê-lo com o motor quente, desde que se vá completando devagar o sistema, com o motor trabalhando em marcha lenta. NÃO FAÇA ISSO COM O MOTOR PARADO, pois poderá danificar o motor por choque térmico.

Espero ter ajudado.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Quando faço a troca d´água deixo o motor funcionando normal, com o tempo as bolhas de ar sobem ao reservatório de expansão e reduz o nível de água. Dai completo com adtivo quando necessário.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”