[DÚVIDA] - Aonde é os 90º no painel?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ok, então as fotos dos painéis não são do seu carro, é isso?

Que ano e modelo é o seu carro?

Como eu disse antes, um scaner não é um elemento de medição...ele apenas lê o que a ECU está interpretando do sensor...se o sensor estiver bom, a leitura é boa, caso contrário a leitura NÃO representará a verdade devido ao desvio do sensor...assim como o mostrador do painel, não significando que está correta...mas por mostrar digitalmente os valores, a crença é de que ele fala a verdade.

De fato é uma briga minha com a(s) montadora(s), o fato de não divulgarem dados mais precisos e técnicos sobre o arrefecimento, daí fica-se conjecturando...

Mas vamos sair do empirismo e analisar tecnicamente...

Quando mostrei os dados do mostrador da VDO (que equipa se não todos, a maioria de toda a linha Corsa no Brasil), mostrei dados técnicos por ela fornecida, onde correlaciona a temperatura com o valor da resistência do sensor (90°C = início útil da escala, 120°C = final útil da escala ou fundo de escala, para quem conhece galvanômetros).

O projeto da GM para toda a linha Corsa, estipulou que a VT (válvula termostática), seja de 92°C, mas como especificação da mesma, ela tem uma tolerância de 2°C, para mais ou para menos, tendo-se também a interpretação de que ela inicia a abertura com 90°C e tem sua máxima abertura com 94°C.

Então há de se supor que a GM, para melhor performance do motor e para que ela esteja inserida no programa de qualidade e proteção ao meio ambiente, a menor temperatura do motor seja de 92°C, portanto já é maior que sua afirmativa de 90°C.

O motor em funcionamento é uma fonte de calor constante, que se não controlada tende a atingir valores danosos aos materiais do motor (só pra exemplificar, quando a temperatura da água está por volta de 100°C, a temperatura na camisa do cilindro já está por volta de 250 a 300°C), e com a temperatura alta vem também a pressão, ebulição, etc...então controlar é preciso...

Quem faz esse controle é o sistema de arrefecimento, hoje controlado pela ECU, que comanda o acionamento da velocidade 1 e 2 (carros com AC), onde pude comprovar que a 1ª velocidade liga quando ela recebe 1,6V do sensor (em torno de 95/96°C) e a segunda com 1,4V (em torno de 98°C), estes valores foram levantados quando fervi os sensores do painel e da ECU, tem um tópico mostrando não lembro onde agora...), com um multiteste Minipa (não é xing-ling), que tem também um termopar para medição de temperaturas.

Portanto minha análise levou em consideração dados técnicos (da MTE-Thomson), e testes práticos com um bom grau de confiabilidade, de modo que posso afirmar que o normal não é 90°C, o normal (considerando no mínimo a abertura da VT padrão 92°C e o máximo quando a 2ª velocidade liga = 98°C), é no meio...95°C (com tolerância de +- 2°C).

Esta análise foi feita em meu carro Wagon 97 8V, outras motorizações e ano, poderão diferir ligeiramente, porém a VT se mantém a mesma para todos, só variando a forma de montagem.


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

É óbvio que se o sensor está informando errado, a central do carro e qualquer periférico que interprete suas informações irá receber leitura erradas. Isto é uma coisa lógica...

Mas não sei porque está falando isto, a dúvida é quanto a onde é o 90 graus no painel. Não estamos cogitando se algo de errado existeno sistema, se há um problema em qualquer sensor então isto é um problema e ponto final, mas a dúvida aqui é apenas em relacão a graduacão do relógio da temperatura do painel....

As vezes as montadoras não fazem questão de colocar o número exato, primeiro porque ainda que exista um número exato ali, ele o ponteiro nunca estará refletindo a temperatura exata do motor, segundo porque de fato saber o número instantaneo e preciso da temperatura do motor é algo que a maioria dos mortais não precisa. O motor está a toda hora alternando de temperatura e ele trabalha dentro em regime ótimo dentro de uma faixa de temperatura, não em uma única temperatura específica. O importante mesmo é que saibamos 3 coisas- quando o carro está frio-para não acelerarmos demais-, quando o carro está na faixa ideal-para que saibamos quando podemos exigir mais do motor- e quando está super aquecendo -obviamente p/ não ferrar tudo..-.
Bange escreveu:
Então há de se supor que a GM, para melhor performance do motor e para que ela esteja inserida no programa de qualidade e proteção ao meio ambiente, a menor temperatura do motor seja de 92°C, portanto já é maior que sua afirmativa de 90°C.

QUE AFIRMATIVA, AMIGO??????

A ÚNICA COISA QUE FIZ FOI RESPONDER AO TÓPICO QUE PERGUNTA ONDE É O 90 GRAUS NO PAINEL.... SÓ ISTO....

SE HÁ UMA DISCUSSAO PARALELA, OU UM ESTUDO MATEMÁTICO DE QUALQUER COISA, EU NEM PERCEBI...


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

cada modelo de corsa é um corsa.

o que vai de 90 a 100 tendo o superaquecimento de aprox. 110 a 120 é o corsa B. Que é um animal sutilmente diferente do seu geneticamente modificado irmão rebelde corsa C.

Mas a dúvida inicial aqui no post era com relacão ao segundo realmente, por isto foi a qual me referi a princípio...

Boa sorte com o resto da análise.
Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Denrrou escreveu:fase fria, 80, 90 e 100. 110 em diante é superaquecimento.


90 é a temp. ideal, e ela coicide com o ponteiro no meio.
Imagem
A afirmativa foi sua, não minha...eu apenas lhe mostrei que 90°C não é a temperatura ideal para o motor e nem, até onde sei para os Corsas, no meio do mostrador...

A pergunta inicial foi clara: onde é os 90°C no mostrador de tracinhos do carro dele...

Sua resposta foi compatível?


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Manual Corsa C, Cap. 6 item 1.

Vide para consultar a faixa de temperatura ideal do motor.


Segundo o manual, é no centro do relógio.

Sendo a extremidade esquerda a fase fria. E a direita o superaquecimento.

No corsa C o primeiro ponteiro corresponde a 80. E o terceiro a 100. Logo, o central corresponde aos 90 graus. O que corresponde no corsa C a faixa ideal de temperatura. Simples assim. Facilmente mensurável. Visualmente indicado no corsa C da opel.

Diversos carros tem 90 como temperatura ideal, companheiro... Diversos.....

Bom, está aí... A afirmativa não é realmente minha, consta no manual da GM.

Agora se voce sabe mais, e que realmente mostrou que no corsa C 90 graus não é onde está indicado 90, então está bom....
Bange escreveu:
Denrrou escreveu:fase fria, 80, 90 e 100. 110 em diante é superaquecimento.


90 é a temp. ideal, e ela coicide com o ponteiro no meio.
Imagem
A afirmativa foi sua, não minha...eu apenas lhe mostrei que 90°C não é a temperatura ideal para o motor e nem, até onde sei para os Corsas, no meio do mostrador...

A pergunta inicial foi clara: onde é os 90°C no mostrador de tracinhos do carro dele...

Sua resposta foi compatível?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Calma pessoal... o fato é que na realidade os últimos não funcionam como a média.

Eles tem como ponto ideal a posição dessa foto, isso já foi verificado em diversos tópicos aqui.
Imagem

Que temperatura? Bom já citei que já medi com termometro laser. Tive a oportunidade de verificar isso tanto no meu ex Corsa quanto em 2 outros na empresa onde trabalho, apesar de anos diferentes todos comprados novos, todos sempre foram assim e todos entre 2011 e 2012.


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Exatamente, Awaked.

O meu tem o mesmo comportamento.

Fica sempre acima de 80 mas raramente tende a chegar no do meio porque o próprio carro se encarrega de baixar ligando o EV.

Para quem realmente entende a função da válvula termostática fica bem fácil compreender que justamente se ela abre em 90 graus, em si isto significa que aí é de fato já é temperatura ideal de funcionamento do motor. Desde que ela serve justamente para a água fria do radiador não circular pelo motor até que este tenha atingido temperatura ideal. O que retardaria que ele aquecesse e faria ele rodar mais em fase fria estando mais suscetível aos danos peculiares disto...

Assim, a fase fria trabalha com a VT fechada. Tendo o motor atingido sua temperatura ideal, em torno de 90 graus, a água fria do radiador comec a a circular pelo motor e a trocar calor com ele.

Tendo a água do radiador se equilibrado com o motor, o sistema tende a superar os 90 graus, e daí em diante o eletroventilador e o próprio ar que corta o carro briga p/ que a temperatura não ultrapasse o ponteiro do meio, que e graduado justamente em 90 no corsa C.

awaked escreveu:Calma pessoal... o fato é que na realidade os últimos não funcionam como a média.

Eles tem como ponto ideal a posição dessa foto, isso já foi verificado em diversos tópicos aqui.
Imagem

Que temperatura? Bom já citei que já medi com termometro laser. Tive a oportunidade de verificar isso tanto no meu ex Corsa quanto em 2 outros na empresa onde trabalho, apesar de anos diferentes todos comprados novos, todos sempre foram assim e todos entre 2011 e 2012.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só vamos observar o seguinte, estamos falando da temperatura na localização da válvula termostática e na localização do sensor de temperatura. Dá diferença dependendo da fase.

As temperaturas de funcionamento só consultando tabelas dos fabricantes.

Ambos estão certos nos dados, só reparem que entre o sistema e a indicação no painel há um erro de precisão.


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

awaked escreveu:Só vamos observar o seguinte, estamos falando da temperatura na localização da válvula termostática e na localização do sensor de temperatura. Dá diferença dependendo da fase.
Mas é que só o sensor é que interessa no que concerne a temperatura mostrada no painel, certo...


awaked escreveu:As temperaturas de funcionamento só consultando tabelas dos fabricantes.
90 a 100 é mais ou menos a faixa comum da maioria, no manual não se fala em números, mas diz que se trata da região central do relógio. Que coincide com a marca de 90 do acetado do corsa c europeu.

awaked escreveu: Ambos estão certos nos dados, só reparem que entre o sistema e a indicação no painel há um erro de precisão.
Foi por isto que eu disse que é tanto quanto irrelevante ter a precisa graduacao númerica em graus, pois ainda que ela exista, a posicao do ponteiro sempre será imprecisa e uma mera referencia. O importante é saber de fato se o carro está frio, bom ou super aquecendo. E nao se está com 90 ou 98 graus.
Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle, sem stress...realmente podemos estar ambos certos...

Só que a pergunta foi clara e objetiva...
elias_reis escreveu:...
Tenho um corsa hatch ano 2008 e tenho a dúvida sobre o marcador de temperatura.
Aonde é a marca dos 90º do marcador?
Imagem

É o segundo ou terceiro risquinho?

Obrigado!
Imagem
Se eu não estiver enganado, o Corsa em questão é o "B", não tendo muito a ver com o "C" Europeu que quando aqui no Brasil é ligeiramente adaptado, tropicalizado ou modificado para se enquadrar na legislação ou em nossa realidade.

Não vejo que a resposta do Denrrou, tenha sido compatível com a pergunta, que a meu ver colocou mais dúvida do que esclarecimento...

Minha resposta foi no sentido de que se não for avaliado, medido tecnicamente...é falho afirmar que os 90°C (da pergunta), é neste ou naquele tracinho...e dei exemplo de como fazer tecnicamente para se ter certeza.

Quanto a discussão adicional, eu não vejo sentido em afirmar que o normal da temperatura seja no 90°C, pois em todo motor que conheço, a temperatura normal de trabalho é sempre acima da abertura da VT, que no caso é 92°C +- 2°C...creio que devido não só a lentidão de resposta da VT para a variação da temperatura, como também para se evitar a fadiga mecânica do material que ficaria sob stress rapidinho e com grande chance de alterar as características...como de fato altera, mesmo que isso não ocorra...

É verdade que para a grande maioria dos usuários, saber se é 93, 95 ou 97°C, é irrelevante e muitos até só passam a olhar o mostrador quando ocorre um problema que ou dói no bolso ou fica-se à pé pelo superaquecimento...mas mostrar valores penso que seja o mais certo...quem se preocupa olha, quem não...continuará indiferente.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”