[DÚVIDA] - Aonde é os 90º no painel?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - Aonde é os 90º no painel?

Mensagem por Uorrned »

Bange escreveu:
Só que a pergunta foi clara e objetiva...

Por isto foi respondida sucintamente em meras 2 linhas. O resto foi discussao fomentada por ti mesmo...
Bange escreveu: Se eu não estiver enganado, o Corsa em questão é o "B", não tendo muito a ver com o "C" ...

Está enganado, o painel do b nem se parece com o do c, e o que aqui foi usado como ilustrativo foi o de um corsa premium.
Bange escreveu: Não vejo que a resposta do Denrrou, tenha sido compatível com a pergunta, que a meu ver colocou mais dúvida do que esclarecimento...
A pergunta é ---- Aonde é os 90º no painel?

Minha resposta foi
Denrrou escreveu:fase fria, 80, 90 e 100. 110 em diante é superaquecimento.


90 é a temp. ideal, e ela coicide com o ponteiro no meio.
Imagem
Sua resposta foi
Bange escreveu:Medidor com tracinhos é uma meleca pra confrontar com valores...

Pra não ficarmos no acho que é o primeiro ou o segundo ou até no meio...

Os medidores da VDO tem dois valores informativos...seja na própria peça ou no catálogo deles.

Ex.: do catálogo Corsa Sedan
clik para ampliar
Imagem

Ex.: do catálogo Corsa Wagon
Click para ampliar
Imagem

Vejam que em ambos os casos está escrito "Tensão: 12V; X°C:Y...."
Esta é a correlação de temperatura com um valor hômico do sensor de temperatura.

No caso do Corsa Sedan (com tracinhos), se colocarmos um resistor de 90 (no lugar do sensor, o ponteiro indicará os 90°C...mas onde será a indicação? No primeiro ou segundo traço?...não sei, só testando...e é exatamente alí que é o 90°C.

Já nos medidores com números fica mais fácil...colocou a resistência especificada, tem que cravar nos 90°C.

Por tanto, que me desculpem os amigos que informaram que é neste ou naquele tracinho...
Até o SemControle que informou o uso de termômetro infra vermelho...pois deve-se ter uma correlação entre a leitura pelo sensor com a leitura pelo infra vermelho, pois pode-se ter uma diferença de, digamos 3°C, pelo fato da leitura do sensor ser na água interna ao cabeçote e o infra vermelho ser externo ao cabeçote...o valor será próximo? Sim, mas quanto próximo é que é o problema...

Temperatura é uma grandeza que só é igual (aliás, bem próxima), se medida exatamente no mesmo ponto.

E não fiquem imaginando que o segundo tracinho será o 95°C exatos, pois não há linearidade na resistência (NTC) do sensor...

Outra coisa é o uso de scaner, que muitos julgam ser mais preciso por ser digital...o scaner é um instrumento que mostra o que a ECU está lendo do sensor, mas o sensor pode estar fora das especificações e a leitura não será precisa só pelo fato de se estar usando o scaner.

Uma outra coisa que muitos falam, mas não há muita lógica, é que a ventoinha liga na 1ª velocidade com 92°C...92°C é a abertura da VT, que tem a especificação de 92°C +- 2°C, isto significa que ela pode abrir entre 90°C e 94°C...a ventoinha só pode ligar acima da faixa de trabalho da VT, ou seja, acima de 94°C...95°C a 97°C é uma boa referência para a 1ª velocidade...e a segunda entre 97°C e 99°C.

Vejam que não existem valores exatos, pois todos os componentes tem uma tolerância, e a temperatura idem...
...Obviamente EU SIM fui muito extenso e nada direto em uma resposta compatível com a pergunta, com isto gerando mais dúvida. Talvez se eu tivesse usado algebra linear para responder eu teria sido mais pertinente, mas enfim.... a gente falha.....


.......

O meu carro é um corsa C, e no meu o primeiro ponteiro eu estou certo de que coincide com 80 graus, como marcado no acetato do corsa c da linha opel, porque já fiz o teste na prática quando precisei andar com um scanner em modo contínuo quando estava examinando uma outra coisa no carro a um tempo atrás.

Que a temperatura média deve ficar em torno de 90, no meu corsa, eu também estou certo porque já tirei esta dúvida com vários mecanicos até mesmo de dentro da GM e esta temperatura coincide mais ou menos com a posicão geral que a maioria do pessoal aqui já confirmou ficar o ponteiro em seus corsas g2, ou seja um tanto acima do primeiro ponteiro que corresponde a algo em torno de 80.

Este motor com o sistema em ordem não trabalha em 100 graus nem a pau, mesmo em regimes intensos de fato não vai para 100 e fica sempre beirando 90. Não é um motor muito quente realmente, tanto que o capo nem esquenta tanto como alguns outros...

Acho que o autor do tópico já sanou sua dúvida faz tempo e apenas queria ter um parametro melhor para entender como seu carro estava trabalhando e se estava tudo certo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Quem pergunta em que tracinho é o 90°C, e mostra o painel de seu carro com tracinhos, penso que espere como resposta... no primeiro, segundo, terceiro, etc...

Se vc. não percebeu, eu fiz uma crítica geral aos amigos que mencionaram neste ou naquele tracinho e dei a informação técnica de como obter a informação de modo técnico...também informei que um scaner só mostrará a realidade se o sensor estiver dentro da especificação (que também tem formas técnicas de se confirmar).

E também dei a minha resposta..."não sei, só medindo", pois não me baseio em empirismo ou pelo que outros falam...na prática sou mais ou menos como São Tomé...medir para crer...

Em um outro tópico, o Zé mencionou que de um ano para cá, não lembro qual, o mostrador do painel não espelha a temperatura do motor diretamente, ou seja, não existe um sensor específico para ele, pois é a ECU que manda a informação do que ele tem que mostrar ou do que a montadora quer que o usuário veja.

Também num outro tópico, baseado numa reportagem automotiva, eu mostrei que algumas montadoras manipulam a informação da temperatura do motor, mostrando no painel o que ela quiser e não a realidade...seria este o caso?

O fato é que vc. está convicto de que a temperatura normal é abaixo da abertura da VT, e eu, por ainda não ter tido a oportunidade de analisar um Corsa "C", faço a correlação entre o meu "B" e de tantos outros motores, não GM, que trabalham acima da abertura da VT...um dia tiro isso à limpo...

...mas da discussão, nasce a luz...


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Bange escreveu:Quem pergunta em que tracinho é o 90°C, e mostra o painel de seu carro com tracinhos, penso que espere como resposta... no primeiro, segundo, terceiro, etc...
Basta saber ler ------ `90 é a temp. ideal, e ela coicide com o ponteiro no meio.`
Bange escreveu: Se vc. não percebeu, eu fiz uma crítica geral aos amigos que mencionaram neste ou naquele tracinho e dei a informação técnica de como obter a informação de modo técnico...também informei que um scaner só mostrará a realidade se o sensor estiver dentro da especificação (que também tem formas técnicas de se confirmar).

vc acabou de dizer que a resposta pertinente seria responder diretamente em qual ponteiro era, mas ao mesmo tempo a maneira correta de responder é a errada segundo sua critica... paradoxal....

Bange escreveu: E também dei a minha resposta..."não sei, só medindo", pois não me baseio em empirismo ou pelo que outros falam...na prática sou mais ou menos como São Tomé...medir para crer...
Está se contradizendo ou confundindo o significado de empírico. Ou vc se baseia nele, ou não. As duas coisas simultaneamente é complicado...
Bange escreveu: Em um outro tópico, o Zé mencionou que de um ano para cá, não lembro qual, o mostrador do painel não espelha a temperatura do motor diretamente, ou seja, não existe um sensor específico para ele, pois é a ECU que manda a informação do que ele tem que mostrar ou do que a montadora quer que o usuário veja.

Também num outro tópico, baseado numa reportagem automotiva, eu mostrei que algumas montadoras manipulam a informação da temperatura do motor, mostrando no painel o que ela quiser e não a realidade...seria este o caso?
espeulacão e teoria da conspiracão demais, amigo. Isto sim é o que não vem a contribuir, não responde a pergunta e mais confunde do que ajuda.

Já foi dito o suficiente sobre o assunto, todo mundo já entende e é melhor ficar por aqui ou criar um tópico avancado ou especulativo a respeito para os interessados em se aprofundar.
Bange escreveu: O fato é que vc. está convicto de que a temperatura normal é abaixo da abertura da VT, e eu, por ainda não ter tido a oportunidade de analisar um Corsa "C", faço a correlação entre o meu "B" e de tantos outros motores, não GM, que trabalham acima da abertura da VT...um dia tiro isso à limpo...

...mas da discussão, nasce a luz...
Eu nunca disse isso, disse sim é que tendo a VT a específica funcão de ficar fechada até que o motor tenha atingido a temperatura ideal de trabalho, apenas abrindo e permitindo a troca de calor com o resto do sistema de arrefecimento uma vez que o motor tenha atingido sua temperatura ideal, é então lógico que na temperatura que ela abre já se tem a faixa de temperatura ideal. Porque se a temperatura ideal do motor é acima da temperatura que a válvula abre, basicamente ela trabalha ineficientemente segundo a própria funcão para a qual foi idealizada....

Basicamente estaria retardando que o motor atingisse a temperatura ideal e fazendo ele permanecer mais tempo e fase fria e se danificando mais..

Agora, se voce tem outras teorias. Eu respeito e tudo bem.

A gente pode ficar por aqui mesmo.

Se quiser continuar, faca a vontade. Mas sem me citar, porque eu realmente apenas desejei contribuir neste tópico passando o que considero como a resposta a ele.

Esta é, para mim, a que a princípio deixei.

paz


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bastaria vc. dizer que é no primeiro traço e pronto...pra que dizer que 90°C é a temperatura ideal?

Esta é a discussão, pois 90°C é abaixo da VT, e todos os carros funcionam acima...além do que não existe uma temperatura ideal e sim uma faixa de temperatura, onde o motor tem a sua melhor performance.

Responder errado seria, por ex. no décimo traço... eu tecnicamente respondi que não sei em qual, mas ao se colocar o resistor próprio, ali seria os 90°C...quer seja no primeiro, segundo ou qualquer outro no mostrador...sem contrariar ou criar nenhum paradoxo...

Bom, se não mudaram o significado, empirismo é se basear-se em experiência ou observação...medir e comprovar é técnica e isto está longe de empirismo.

Se há uma "teoria da conspiração", faço parte dela sim.... > http://www.autoentusiastasclassic.com.b ... uiser.html ...eu e o cara da reportagem...

Engano seu, ainda há muito que se discutir sobre o assunto para se planificar o conhecimento...se é aqui ou em tópico específico é outra história...mas discutir é preciso...

Realmente vc. não disse...vc escreveu..."90 é a temp. ideal, e ela coicide com o ponteiro no meio. ", se a VT é de 92°C...90 fica acima ou abaixo?

Há um equívoco seu...a VT não tem a função específica de ficar fechada até o motor atingir a temperatura ideal de trabalho...a função dela é fazer com que o motor atinja mais rapidamente o início da faixa de trabalho considerada ideal pelos que o engenharam, pois sem ela ele demoraria mais do que o necessário devido a circulação do líquido de arrefecimento que se encontra no radiador, mangueiras e expansor.

Sim, ainda estou teorizando os outros modelos, pois ainda não os medi e gostaria que vc. ou algum outro me provasse tecnicamente o contrário...daí estarmos discutindo...ou eu lhes provo ou o contrário, mas com técnicas de medição...

Também respeito a sua e se o citei foi por puro exemplo, não tendo nenhuma outra conotação, lembre-se de que aqui é um fórum...local de discussão e a bom termo como a nossa...uma hora a luz aparece...


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Bange escreveu: Bastaria vc. dizer que é no primeiro traço e pronto...pra que dizer que 90°C é a temperatura ideal?
Porque bastaria?



Aqui é um forum de ajuda mútua amigo, de troca de experiecia e não de embates patéticos....
Bange escreveu: ..além do que não existe uma temperatura ideal e sim uma faixa de temperatura, onde o motor tem a sua melhor performance.
é exatamente o que eu disse
Denrrou escreveu:
As vezes as montadoras não fazem questão de colocar o número exato, primeiro porque ainda que exista um número exato ali, ele o ponteiro nunca estará refletindo a temperatura exata do motor, segundo porque de fato saber o número instantaneo e preciso da temperatura do motor é algo que a maioria dos mortais não precisa. O motor está a toda hora alternando de temperatura e ele trabalha dentro em regime ótimo dentro de uma faixa de temperatura, não em uma única temperatura específica. O importante mesmo é que saibamos 3 coisas- quando o carro está frio-para não acelerarmos demais-, quando o carro está na faixa ideal-para que saibamos quando podemos exigir mais do motor- e quando está super aquecendo -obviamente p/ não ferrar tudo..-.

Bange escreveu: Responder errado seria, por ex. no décimo traço... eu tecnicamente respondi que não sei em qual, mas ao se colocar o resistor próprio, ali seria os 90°C...quer seja no primeiro, segundo ou qualquer outro no mostrador...sem contrariar ou criar nenhum paradoxo...
E se a sua resposta não foi em nada mais direta ou sucinta do que a minha, porque então não te bastou que dissesse na sua que não sabia ao invés de conjecturar tanto quando a pergunta era tão simples e direta?

Porque me bastaria dizer que é no meio do relógio e ponto final, e para vc não há limite do que basta?
Bange escreveu:
Bom, se não mudaram o significado, empirismo é se basear-se em experiência ou observação...medir e comprovar é técnica e isto está longe de empirismo.
Tudo que é prático é empírico.

Medir e comprovar só não será empírico se vc for capaz de de fazer estas coisas de maneiras não práticas. Vc precisará usar um tipo de mecanica metafísica...

Não tem como não ser empírico precisando testar e comprovar na prática.
Bange escreveu: Realmente vc. não disse...vc escreveu..."90 é a temp. ideal, e ela coicide com o ponteiro no meio. ", se a VT é de 92°C...90 fica acima ou abaixo?
Ahhhh sim. Só que no planeta terra nos motores as temperaturas não são grandezas que se mantém assim tão graduais ou estáveis.

Uma VT não tem a precisão de um bisturi cirúrgico e não trabalha com microprocessadores que fazem ela trabalhar como a precisão de relógio atomico. Estes graus são absolutamente irrelevantes... a válvula é mecanica e nunca irá ser meticulosa neste número, pode trabalhar antes, pode trabalhar depois e é irrelevante esta margem...

2 graus varia até nosso corpo a todo instante, a linha que separa a temperatura ideal de um motor e a não ideal não é tão teneu como a diferenca de... 2 graus, amigo.......
Bange escreveu: Há um equívoco seu...a VT não tem a função específica de ficar fechada até o motor atingir a temperatura ideal de trabalho...a função dela é fazer com que o motor atinja mais rapidamente o início da faixa de trabalho considerada ideal pelos que o engenharam, pois sem ela ele demoraria mais do que o necessário devido a circulação do líquido de arrefecimento que se encontra no radiador, mangueiras e expansor.
Que sem ela ele demoraria mais do que o necessário para o motor aquecer, isto é óbvio. Agora, no meu entendimento com o carro em fase fria não faz sentido ela abrir antes do carro ter atingido a temperatura ideal retardando ele a atingir este ponto, quando ela pode muito bem abrir no ponto ideal e só a partir de então deixar o motor trocar calor com o resto... Mas não este não é o tópico de qualquer forma.
Bange escreveu: Sim, ainda estou teorizando os outros modelos, pois ainda não os medi e gostaria que vc. ou algum outro me provasse tecnicamente o contrário...daí estarmos discutindo...ou eu lhes provo ou o contrário, mas com técnicas de medição...
Estou aqui p/ ajudar e para aprender, trocar informacão sobre o carro que tenho, amigo. Não para provar qualquer coisa para qualquer pessoa.

Já respondi o tópico, e reforco que agraduacão do relógio de temperatura do corsa C segue a graduacão númericamente presente no acetato do corsa c europeu. Fria, 80, 90, 100, etc...

Está entendido que esta graduacão é uma mera referencia imprecisa, e por isto no nosso corsa o acetato nem os números existem.O importante é ter o carro dentro das faixas normais.

Bange escreveu: Também respeito a sua e se o citei foi por puro exemplo, não tendo nenhuma outra conotação, lembre-se de que aqui é um fórum...local de discussão e a bom termo como a nossa...uma hora a luz aparece...
Bacana, amigo. Este é o espírito. Estamos juntos...

Mas a coisa já deu.

Acho que quem tem o carro em questão já está de boa com a questão e com seu carro.

Pelo que vi vc não tem o carro...

Nem sei se tem corsa, porque algo que não entendi é como pode estar aqui no clube e não saber identificaro painel do corsa C ou B a ponto de Afirmar que o painel o corsa C lhe parecia ser o do B...

enfim...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Senhores, acredito que seja tudo. Tudo exposto.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não entendi...ao vc. dizer que 90°C é a temperatura ideal...quem está sendo preciso e cirúrgico é vc. e não eu...

Mas realmente a seguir vc corrigiu e mencionou "faixa"...o que é mais lógico...

Realmente, na região dos 90°C, +- 2 graus é irrelevante, mas no extremo oposto, próximo do superaquecimento, nem tanto né?

Sim, também penso que a maioria está aqui para ajudar e/ou aprender e não há obrigatoriedade de ninguém em saber tudo e de explicar o que quer que seja...não estou lhe "cobrando" uma prova, mas gostaria que ela ocorresse...sinta-se à vontade para retornar ou não.

De fato eu não tenho o carro, apenas um meio de locomoção de 19 anos, e que me deixa bastante satisfeito sob qualquer aspecto...e me desculpem por não saber diferenciar painéis, eu não sabia que para participar do fórum era necessário este conhecimento...prometo que vou estudar o assunto...

Alguém aí poderia postar fotos dos painéis dos Corsas A, B, C, D, E, F....?


LeatherfacE_109
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:23:47 AM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeatherfacE_109 »

Tenho uma dúvida, meu painel não aponta a temperatura, somente esses risquinhos, queria saber onde que fica os 90°C neste painel do meu classic 2002, se é no primeiro risco maior, ou no 2 risco que é um pouco menor!!


Imagem


Silvestre G Mac
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 01 2019f Julho 2019 11:39:49 AM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Silvestre G Mac »

elias_reis escreveu: Quarta-feira 10 2014f Dezembro 2014 02:46:03 PM Olá galera, tudo bem?
Então, fiquei um dia inteiro procurando aqui e não encontrei a resposta para a minha dúvida.
Não encontrei nem no manual do meu carro.
Tenho um corsa hatch ano 2008 e tenho a dúvida sobre o marcador de temperatura.
Aonde é a marca dos 90º do marcador?
Imagem

É o segundo ou terceiro risquinho?

Obrigado!
Imagem
Blz amigo, 90º é o traço mais vertical pois ele forma um ângulo de 90º em relação aos traços da esquerda e da direita nas pontas... mas realmente é uma preguiça da GM fazer um mostrador que não mostra...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A faixa de trabalho dos Corsas fica entre 92 +- 2°C (abertura da VT) e 100°C.
O ponto central é 95°C...repare que a referência é muito semelhante aos modelos antigos (com nrs escritos).
Screenshot_20190703-203209_Samsung Internet.jpg
Imagine que trocaram o fundo do mostrador...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”