Por isto foi respondida sucintamente em meras 2 linhas. O resto foi discussao fomentada por ti mesmo...Bange escreveu:
Só que a pergunta foi clara e objetiva...
Bange escreveu: Se eu não estiver enganado, o Corsa em questão é o "B", não tendo muito a ver com o "C" ...
Está enganado, o painel do b nem se parece com o do c, e o que aqui foi usado como ilustrativo foi o de um corsa premium.
A pergunta é ---- Aonde é os 90º no painel?Bange escreveu: Não vejo que a resposta do Denrrou, tenha sido compatível com a pergunta, que a meu ver colocou mais dúvida do que esclarecimento...
Minha resposta foi
Sua resposta foi
...Obviamente EU SIM fui muito extenso e nada direto em uma resposta compatível com a pergunta, com isto gerando mais dúvida. Talvez se eu tivesse usado algebra linear para responder eu teria sido mais pertinente, mas enfim.... a gente falha.....Bange escreveu:Medidor com tracinhos é uma meleca pra confrontar com valores...
Pra não ficarmos no acho que é o primeiro ou o segundo ou até no meio...
Os medidores da VDO tem dois valores informativos...seja na própria peça ou no catálogo deles.
Ex.: do catálogo Corsa Sedan
clik para ampliar
Ex.: do catálogo Corsa Wagon
Click para ampliar
Vejam que em ambos os casos está escrito "Tensão: 12V; X°C:YὨ...."
Esta é a correlação de temperatura com um valor hômico do sensor de temperatura.
No caso do Corsa Sedan (com tracinhos), se colocarmos um resistor de 90Ὠ (no lugar do sensor, o ponteiro indicará os 90°C...mas onde será a indicação? No primeiro ou segundo traço?...não sei, só testando...e é exatamente alí que é o 90°C.
Já nos medidores com números fica mais fácil...colocou a resistência especificada, tem que cravar nos 90°C.
Por tanto, que me desculpem os amigos que informaram que é neste ou naquele tracinho...
Até o SemControle que informou o uso de termômetro infra vermelho...pois deve-se ter uma correlação entre a leitura pelo sensor com a leitura pelo infra vermelho, pois pode-se ter uma diferença de, digamos 3°C, pelo fato da leitura do sensor ser na água interna ao cabeçote e o infra vermelho ser externo ao cabeçote...o valor será próximo? Sim, mas quanto próximo é que é o problema...
Temperatura é uma grandeza que só é igual (aliás, bem próxima), se medida exatamente no mesmo ponto.
E não fiquem imaginando que o segundo tracinho será o 95°C exatos, pois não há linearidade na resistência (NTC) do sensor...
Outra coisa é o uso de scaner, que muitos julgam ser mais preciso por ser digital...o scaner é um instrumento que mostra o que a ECU está lendo do sensor, mas o sensor pode estar fora das especificações e a leitura não será precisa só pelo fato de se estar usando o scaner.
Uma outra coisa que muitos falam, mas não há muita lógica, é que a ventoinha liga na 1ª velocidade com 92°C...92°C é a abertura da VT, que tem a especificação de 92°C +- 2°C, isto significa que ela pode abrir entre 90°C e 94°C...a ventoinha só pode ligar acima da faixa de trabalho da VT, ou seja, acima de 94°C...95°C a 97°C é uma boa referência para a 1ª velocidade...e a segunda entre 97°C e 99°C.
Vejam que não existem valores exatos, pois todos os componentes tem uma tolerância, e a temperatura idem...
.......
O meu carro é um corsa C, e no meu o primeiro ponteiro eu estou certo de que coincide com 80 graus, como marcado no acetato do corsa c da linha opel, porque já fiz o teste na prática quando precisei andar com um scanner em modo contínuo quando estava examinando uma outra coisa no carro a um tempo atrás.
Que a temperatura média deve ficar em torno de 90, no meu corsa, eu também estou certo porque já tirei esta dúvida com vários mecanicos até mesmo de dentro da GM e esta temperatura coincide mais ou menos com a posicão geral que a maioria do pessoal aqui já confirmou ficar o ponteiro em seus corsas g2, ou seja um tanto acima do primeiro ponteiro que corresponde a algo em torno de 80.
Este motor com o sistema em ordem não trabalha em 100 graus nem a pau, mesmo em regimes intensos de fato não vai para 100 e fica sempre beirando 90. Não é um motor muito quente realmente, tanto que o capo nem esquenta tanto como alguns outros...
Acho que o autor do tópico já sanou sua dúvida faz tempo e apenas queria ter um parametro melhor para entender como seu carro estava trabalhando e se estava tudo certo.