Muito Obrigado amigo, vou tentar o procedimento aqui com cuidado.
Um abraço!
[DÚVIDA] - (DÚVIDA)
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Muito obrigado amigo, vou tentar aqui com cuidado.
Obrigado ! Um abraço!
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Bom, fiz o procedimento como o amigo Eric sugeriu, completei até o nível, e deixei a tampa um pouco desenroscada, liguei o carro e esperei que esquentasse um pouco.
A água subiu um pouco conforme foi esquentando, e aí começou a voltar pelo retorno, (sem a ventoinha ligar, pois como você disse ela não arma porque a tampa ta frouxa).
Quando vi que a água estava começando a subir demais quase alcançando o nível da mangueiraaí eu apertei a tampa e ela baixou um pouco, depois desliguei o carro. Agora estou esperando esfriar pra ver.
Acho que fiz tudo certo né?
A água subiu um pouco conforme foi esquentando, e aí começou a voltar pelo retorno, (sem a ventoinha ligar, pois como você disse ela não arma porque a tampa ta frouxa).
Quando vi que a água estava começando a subir demais quase alcançando o nível da mangueiraaí eu apertei a tampa e ela baixou um pouco, depois desliguei o carro. Agora estou esperando esfriar pra ver.
Acho que fiz tudo certo né?
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Eric, me permita discordar apenas em relação a tampa do reservatório aberta...
Mesmo sem pressão, o sistema funciona e a ventoinha liga normalmente se a temperatura atingir o valor programado na ECU, e a VT estiver já aberta (após 92°C +- 2°C).
O sistema é vedado (após tampa fechada), principalmente para evitar a formação de borbulhas se a temperatura atingir valor muito alto (o aditivo altera o ponto de ebulição da água para muito mais que 100°C), e também para evitar a evaporação (caso fosse aberto), com a consequente perda progressiva do líquido.
Este vídeo demonstra o que falo acima...
https://www.youtube.com/watch?v=bz9evNk1wfM
Mesmo sem pressão, o sistema funciona e a ventoinha liga normalmente se a temperatura atingir o valor programado na ECU, e a VT estiver já aberta (após 92°C +- 2°C).
O sistema é vedado (após tampa fechada), principalmente para evitar a formação de borbulhas se a temperatura atingir valor muito alto (o aditivo altera o ponto de ebulição da água para muito mais que 100°C), e também para evitar a evaporação (caso fosse aberto), com a consequente perda progressiva do líquido.
Este vídeo demonstra o que falo acima...
https://www.youtube.com/watch?v=bz9evNk1wfM
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Correção da informação acima...
Em motores com cebolão no radiador, a ventoinha irá ligar apenas se houver circulação de água pelo radiador...já os motores com sensor térmico roscado do cabeçote, basta que a temperatura também atinja o valor programado na ECU, para a ventoinha ligar...porém, se a VT não estiver aberta, o líquido não circula e de nada adiantará a ventoinha ligar...
Em motores com cebolão no radiador, a ventoinha irá ligar apenas se houver circulação de água pelo radiador...já os motores com sensor térmico roscado do cabeçote, basta que a temperatura também atinja o valor programado na ECU, para a ventoinha ligar...porém, se a VT não estiver aberta, o líquido não circula e de nada adiantará a ventoinha ligar...
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Bom galera, aparentemente era apenas o ar no sistema que fazia a água subir e transbordar pela tampa mesmo.
Tirei o ar pelo sensor e agora a água fica paradinha no nível, ventoinha ligando e carro com temperatura ok.
O problema é que agora só está praticamente água no sistema, já que o aditivo foi tudo embora.
Vou testar algumas semanas assim, e depois coloco o aditivo.
Obrigado amigos.
Tirei o ar pelo sensor e agora a água fica paradinha no nível, ventoinha ligando e carro com temperatura ok.
O problema é que agora só está praticamente água no sistema, já que o aditivo foi tudo embora.
Vou testar algumas semanas assim, e depois coloco o aditivo.
Obrigado amigos.
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