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donadriano
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Mensagem por donadriano »

Muito Obrigado amigo, vou tentar o procedimento aqui com cuidado.

Um abraço!


donadriano
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Mensagem por donadriano »

Muito obrigado amigo, vou tentar aqui com cuidado.

Obrigado ! Um abraço!


donadriano
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Mensagem por donadriano »

Bom, fiz o procedimento como o amigo Eric sugeriu, completei até o nível, e deixei a tampa um pouco desenroscada, liguei o carro e esperei que esquentasse um pouco.

A água subiu um pouco conforme foi esquentando, e aí começou a voltar pelo retorno, (sem a ventoinha ligar, pois como você disse ela não arma porque a tampa ta frouxa).

Quando vi que a água estava começando a subir demais quase alcançando o nível da mangueiraaí eu apertei a tampa e ela baixou um pouco, depois desliguei o carro. Agora estou esperando esfriar pra ver.

Acho que fiz tudo certo né?


Bange
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Mensagem por Bange »

Eric, me permita discordar apenas em relação a tampa do reservatório aberta...

Mesmo sem pressão, o sistema funciona e a ventoinha liga normalmente se a temperatura atingir o valor programado na ECU, e a VT estiver já aberta (após 92°C +- 2°C).

O sistema é vedado (após tampa fechada), principalmente para evitar a formação de borbulhas se a temperatura atingir valor muito alto (o aditivo altera o ponto de ebulição da água para muito mais que 100°C), e também para evitar a evaporação (caso fosse aberto), com a consequente perda progressiva do líquido.

Este vídeo demonstra o que falo acima...

https://www.youtube.com/watch?v=bz9evNk1wfM


Bange
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Mensagem por Bange »

Correção da informação acima...

Em motores com cebolão no radiador, a ventoinha irá ligar apenas se houver circulação de água pelo radiador...já os motores com sensor térmico roscado do cabeçote, basta que a temperatura também atinja o valor programado na ECU, para a ventoinha ligar...porém, se a VT não estiver aberta, o líquido não circula e de nada adiantará a ventoinha ligar...


donadriano
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Mensagem por donadriano »

Bom galera, aparentemente era apenas o ar no sistema que fazia a água subir e transbordar pela tampa mesmo.

Tirei o ar pelo sensor e agora a água fica paradinha no nível, ventoinha ligando e carro com temperatura ok.

O problema é que agora só está praticamente água no sistema, já que o aditivo foi tudo embora.

Vou testar algumas semanas assim, e depois coloco o aditivo.

Obrigado amigos.


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