[DÚVIDA] - (DÚVIDA)

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
donadriano
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 12:38:17 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - (DÚVIDA)

Mensagem por donadriano »

Olá amigos, venho aqui contar o meu problema para ver se alguém já passou por isso ou pode me ajudar a descobrir exatamente o que pode ser, pois não quero tomar chapéu de "mexânicos" aqui da minha cidade.

Bom meu carro vazava água do reservatório, aí meu colega disse que era a junta do cabeçote, troquei a junta, troquei a válvula termostática, ele verificou e não tinha mais vazamentos.. ok.

Passados alguns meses, o problema voltou, estava eu no drive Thru do Mc donalds, quando começa a sair fumaça do capô.... abri e vi que tinha vazado pela a água novamente...

Parei em um posto, coloquei aguá e retornei pra casa, no outro dia a mesma coisa....

Aparentemente não há vazamentos, pois hoje liguei o carro e fiquei esperando esquentar, aí vi que a água do reservatório ia subindo... a ventoinha ligava blz.. desarmava tranquilo.... depois a água baixava.... depois subia de novo, até uma hora que ela subiu até a boca do reservatório e começou a sair pela tampa ( em forma de vapor) aí desliguei o carro e fui espearndo esfriar....


Junta do cabeçote de novo? (Aparentemente o óleo não parecer estar misturado com água)
Radiador entupido?

Me ajudem no que pode ser amigos!

Pois a água, quando ferve sobe até a boca do reservatorio e aí começa a vazer, já troquei a tampa pela original e continua a mesma coisa!

Help!
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Como dizem, Alguma coisa errada que não está certa....

A distância é difícil, mas vamos Lá.... Junta de cabeçote normalmente é a última coisa a ser vista, ao menos que haja algum indício claro. Mistura de água com óleo e dificuldade na partida a frio são os mais comuns neste caso

Você por acaso verificou se tem ar no sistema, a bomba d`água está OK? Se ela estiver com problemas ou haver bolhas de ar, a água não vai circular e o carro irá ferver. O radiador também pode estar com algum entupimento. Está parecendo mais relacionado a água não estar circulando por algum motivo. Precisa ver se isso está acontecendo ou não. VT mesmo nova, também pode apresentar problemas. É difícil, mas não impossível.

Sobre vazamentos, normalmente, quando existe algum no arrefecimento, acontece quando o motor pára, ainda quente, pelo aumento de pressão no sistema, que neste caso, é dosado pela válvula da tampa do reservatório, e que você já disse que trocou.

Algumas oficinas possuem uma ferramenta que injeta pressão no sistema e, caso haja alguma fuga, ela se apresenta. Normalmente eles fazem até de graça isso. Comece sempre pelo mais barato e fácil de ser visto.

Espero ter ajudado.
donadriano
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 12:38:17 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por donadriano »

Obrigado pela resposta amigo.

Eu não sei exatamente se ter ar no sistema, mas quando ligo o carro e tiro a tampa vejo que não "borbulha", pois dizem que se tem ar no sistema a água fica borbulhando no reservatório que até chega a pular pra fora...

Bom, a bomba d'agua nao sei também verificar se ela está com problema,

Vazamento eu sei que não tem, porque quando o carro tá parado e desligado ele não pinga uma gota de água...

O problema está quando ele esquenta... aí a ventoinha liga normalmente, mas a água começa a subir no reservatório até um ponto que começa a vazar (evaporando saindo fumaça) pela tampa do reservatório... as duas mangueiras do reservatório esquentam normalmente, então acredito que a valvula esta abrindo normal...

o radiador eu toco nele e vejo que ele também esquenta... pois dizem que quando tá entupido algumas partes não esquentam,,,

Sinceramente não sei o que fazer viu.. to quase me desfazendo desse meu corsa.. e olha que gosto dele...

Valeu pelas dicas amigo, se tiver mais alguma dica ficarei muito agradecido !!
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Como eu disse.

A distância e difícil, por que não dá pra vero problema acontecendo. Mas mesmo assim, de uma olhada na bomba, e assim, vai prosseguindo, sempre do mais barato para o mais caro. Nestes casos, agir na raiva ou no desespero pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Caso você não concorde com alguma coisa, procure outra opinião, em outro lugar.

Sobre o radiador, se a dúvida ou o problema persistirem, da pra tirar e dar uma lavada por dentro. Se você usa aditivo na água, é mais difícil de haver entupimento. Mas se não usa, pode ser que tenha algum ponto fechado ou algum outro detrito proveniente de algum ponto do sistema que tenha soltado e parado na linha.

Sobre o ar, como ferveu e o reservatório secou, pode ser que tenha se formado alguma bolha no sistema. Como seu carro tem VT, é aconselhável que se verifique se tem alguma bolha até que a válvula abra, pois só aí é que a água começa a circular, e se houver, vai expulsar o ar. Qdo faço isso, procuro deixar a tampa do reservatório encaixada no lugar, porém sem apertá-la. Apenas observe porque a água vai subir e se você não apertar logo a tampa quando o processo começar, vai transbordar. Quando isso chega a acontecer, a água está muito quente. Se você for fazer isso, tenha muito cuidado para não se queimar. Se não conseguir, se afaste e desligue o carro.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vazar a água pela tampa, se vc. não encheu além do limite, é característica de aquecimento além do normal...aquecer além do normal tem várias causas:

VT travada meio fechada
Radiador entupido
Bomba d'água ineficiente por algum defeito
Ar dentro do motor (não retirado quando o reservatório foi completado)
Ventoinha ligando acima da temperatura prevista devido ao sensor de temperatura/cebolão alterado
Ventoinha sem velocidade suficiente (arrastando eixo/semi-travada)
Mau contato nas conexões (fusível e ventoinha) de alta corrente
Relé reversível com problemas de mau contato (depende se tem AC ou não)
Tampa do reservatório fora de especificação
Obstrução causada por fragmentos ou pedaços de silicone/veda-juntas, partes internas do radiador (macarrão)
Lubrificação ineficiente/óleo inadequado/pressão do óleo abaixo do normal
Vedação do cabeçote (junta), passando pressão após motor aquecido
Falta de aditivo próprio para o arrefecimento

Comece pelo mais fácil e barato conforme o Eric sugeriu...o aparato que injeta pressão no sistema, também testa a tampa.

Depois veja o conjunto de adereços que controlam a temperatura...tudo menos o motor/cabeçote

Por último o fatídico cabeçote...

O conjunto é grande, mas tem que se ir eliminando um por um...
donadriano
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 12:38:17 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por donadriano »

Obrigado pela atenção pessoal, vou seguir as dicas de vocês e depois posto aqui a solução do meu problema, pois pode ajudar alguém no futuro.

Forte abraço galera. Obrigado!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

donadriano, de qualquer jeito tenha calma, problema de arrefecimento é dos mais simples de se resolver. Normalmente o próprio dono do carro que atrapalha pedindo pro mecânico ver isso ou aquilo sem que exista real necessidade.

As peças podem ser testadas e inspecionadas antes de efetuar a troca.

Meu chute vai pra válvula termostática travada quase fechada. O sistema fica lento pra resfriar e acaba aquecendo demais, no entanto tudo esquenta pois existe uma pequena passagem. Como disse isso é meu chute, só vendo o carro e testando por conta pra saber.
donadriano
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 12:38:17 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por donadriano »

Obrigado awaked, testarei a válvula também, Valeu!
donadriano
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 12:38:17 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por donadriano »

Pessoal, estou achando que é ar no sistema, porque as duas mangueiras estão esquentando (primeiro a de cima, e depois quando a válvula abre a segunda mangueira de baixo esquenta) repareis umas bolhas no reservatório... como faço para tirar o ar?

Tenho que (com o carro frio) tirar a tampa do reservatório e ligar o carro e deixar em ponto morto por uns 3 minutos e depois colocar a tampa?

Ou com o carro ligado soltar a mangueira de retorno e ir colocando água na boca do reservatório até que começe a sair apenas água ser ar?

Valeu amigos! Desculpem tantas perguntas é que sou muuito leigo quando se trata de carro rs.
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Não sei se alguém tem outro jeito mais fácil, mas eu faço assim.

1 Com o carro frio, completo o nível do reservatório até a marca (no meio)

2 Como vc não conhece muito de carro, aperte a tampa do reservatório de água, e depois afrouxe 1 volta. Acredito ser o suficiente para liberar o excesso de ar e permitir o reaperto da tampa antes que a água quente transborde.

3 Coloque o motor para trabalhar e espere até que a água atinja a temperatura certa para abrir a válvula termonstática e começar a circular pelo sistema. para tal, com a ajuda de um trapo ou pedaço de pano, vá acompanhando o funcionamento do motor, a medida que as partes vão aquecendo. Se o seu reservatório estiver limpo, vc vai perceber a água circulando pelo sistema re retorno do tanque de expansão (aquela mangueira mais fina de cima do reservatório), quando se acelera um pouco o motor.

Importante.

Com a tampa do reservatório aberta, não haverá pressão no sistema e logo, a ventoinha não irá funcionar.

É preciso observar com muito cuidado, porque a água tende a subir para além do meio, e se a tampa não for reapertada a tempo, a água muito quente irá transbordar. Se isso acontecer, não ponha as mãos na água em hipótese alguma. O melhor a fazer e se afastar e desligar o carro. Espere esfriar um pouco, e quando diminuir ou parar de sair o excesso de vapor, religue o motor e vá completando a água devagar, trabalhando em marcha lenta. Nunca complete a água com o motor desligado quando estiver quente. Isso poderá ocasionar grandes danos ao motor, fissuras no cabeçote e etc....

Se ainda sim, vc tiver dúvidas ou não se sentir seguro em fazer isso sozinho, o melhor é procurar ajuda de alguém que entenda mais um pouco ou um profissional de confiança.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”