[DÚVIDA] - CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V AQUECENDO MUITO. O QUE FAZER?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

lviniciuzz
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 09th 2018f Janeiro 2018 10:33:24 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V AQUECENDO MUITO. O QUE FAZER?

Mensagempor lviniciuzz » Quinta-feira 11th 2018f Janeiro 2018 08:55:29 AM

TENHO UM CORSA SEDAN 96 GLS 1.6 MPFI 4P. E TENHO MUITO PROBLEMA DE ARREFECIMENTO.
1º ELE AS VEZES ACIONA A VENTOINHA NA ULTIMA MARCAÇÃO ANTES DO ESTAGIO, ACREDITO QUE POR VOLTA DOS 102º OU 105º, MAS NA MAIORIA DAS VEZES ELE SÓ ACIONA NO VERMELHO ( QUE ACREDITO QUE NÃO PODE SER ASSIM ) . ELE VIVE TRABALHANDO BEM QUENTE, E AGORA ULTIMAMENTE QUANDO TERMINO DE UTILIZAR O CARRO E SAIO DO MESMO, NOTEI QUE A ÁGUA DO RESERVATÓRIO FICA BORBULHANDO ( FERVENDO DENTRO DO MESMO ) IMAGINEI QUE PODERIA TER SIDO A TAMPA DO RESERVATÓRIO, FIZ UM TESTE SIMPLES AONDE EU ASSOPREI PRA VER SE ELA ESTAVA PASSANDO AR E NÃO ESTAVA, DEPOIS IMAGINEI QUE PODERIA TER QUEIMADO A JUNTA E ASSIM PASSANDO AR , TIREI A TAMPA ( COM O CARRO FRIO ) E DEIXEI O CARRO LIGADO POR UNS 2 MIN, E NÃO BORBULHOU QUE APARENTEMENTE NÃO É A A JUNTA.
JA TIREI VÁLVULA TERMOSTÁTICA ( SEI QUE É ERRADO ) MAS NÃO SEI MAIS OQ FAZER, JA TROQUEI VARIAS MANGUEIRA QUE DEVIDO AO AQUECIMENTO REPENTINO ELAS ESTOURAM OU INCHAM, A 2 MESES ATRAS TIVE QUE COMPRAR UM CABEÇOTE NOVO DEVIDO TAMBÉM AO AQUECIMENTO, E AINDA CONTINUA ACONTECENDO ISSO, ELE SÓ ACIONA NO VERMELHO ABAIXA ATE O 100 E ASSIM VAI. NÃO SEI SE TEM A VER COM O AR CONDICIONADO QUE NÃO ESTA FUNCIONANDO . BOMBA D'ÁGUA NUNCA TROQUEI POIS A ÁGUA CIRCULA QUANDO O MESMO AQUECE, O MEU MAIOR PROBLEMA MESMO E ELE ACIONAR A VENTOINHA EM UMA TEMPERATURA TÃO ALTA, SENSOR DE TEMPERATURA TAMBÉM NUNCA TROQUEI.
JA PASSEI O CARRO UMA VEZ NO SCANNER PARA VER SE O PAINEL ESTAVA MARCANDO CORRETAMENTE, E O MESMO ESTAVA ! QUANDO MARCOU 108 NO SCANNER E TAMBÉM NO PAINEL, AI A VENTOINHA ACIONOU.
EU SEMPRE USEI ADITIVO E O CARRO NÃO TEM NENHUM VAZAMENTO JA FOI VERIFICO TUDO. DEVIDO A ÁGUA ESTAR ULTIMAMENTE FERVENDO NO RESERVATÓRIO AI COMEÇA A EVAPORAR PELOS CANTOS DA TAMPA FAZENDO ASSIM ABAIXAR UM POUCO.
OLHANDO VIDEO NA INTERNET VI QUE PODERIA SER O RELE QUE FICA ATRAS DO PORTA LUVAS ( QUANDO ACIONA A VENTOINHA DO CORSA OUÇO UM BARULHO ALI ) . EU ESTOU PENSANDO EM VENDER O CARRO, PORQUE ESSE PROBLEMA SEMPRE ME PERSEGUE JA GASTEI MUITO NESSA PARTE, VARIOS MECÂNICOS JA ME INDICARAM DIVERSAS COISA, MAS NENHUM DELES NUNCA SOLUCIONOU O MEU PROBLEMA DE VEZ .
ESPERO QUE ALGUEM POSSA ME AJUDA FICO NO AGUARDE E UM ABRAÇO FAMILIA .


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3145
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V

Mensagempor Bange » Quinta-feira 11th 2018f Janeiro 2018 12:49:50 PM

Amigo, me parece que seu carro tem exatamente o mesmo motor que o meu...não justifica trabalhar o arrefecimento de forma diferente...então, que tem problema tem, vamos tentar ajudar...

Arrefecimento é um processo com muitas variáveis e componentes envolvidos, nem sempre com solução direta (como a troca de uma lâmpada), e como o carro não está presente e nem sempre o dono dispõe de recursos como ferramenta, instrumento ou até de algum conhecimento e tempo, a coisa fica um pouco complicada e requer paciência.

Como pelo seu relato a coisa já está na beirada da tábua eu sugiro que vc desconecte o plug do sensor de temperatura para a ECU (debaixo da bobina)...isto fará as ventoinhas ligarem na velocidade alta e seu motor trabalhará de forma não ideal, mas evitará que a temperatura suba até os valores relatados e cause um estrago maior como queima de junta, empeno do cabeçote, estouro de mangueiras, etc... mas isto até que o problema seja equacionado e vc continua andando com o carro...melhor seria se puder não andar neste período...

Já sei que seu carro tem AC, vc usa aditivo, etc...mas não deve ser o único dono e vc não sabe como ele foi tratado anteriormente e o mais provável é que seu sistema já esteja comprometido, quer seja pela má manutenção ou pelo tempo (mais de 20 anos)...

Quando falo em comprometimento, me refiro a desgastes por corrosão (bomba, radiador...) ou perda das características originais de componentes como sensor, válvula da tampa, etc...

Então precisamos que vc nos diga quais os seus recursos e conhecimentos para que seja definido se é vc que vai atuar ou algum profissional...

Sendo vc e vc tendo recursos, a gente ensina como testar e avaliar, mas se for um profissional só podemos lhe passar informações para vc ficar esperto e não permitir ser enrolado pelo profissional...


lviniciuzz
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 09th 2018f Janeiro 2018 10:33:24 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Re: CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V

Mensagempor lviniciuzz » Sexta-feira 12th 2018f Janeiro 2018 12:37:13 PM

Meu sogro é mecânico ele que vai me auxiliar nos reparos, pois ele tem (provavelmente) as ferramentas necessarias, ele nao conserta de vez o problema pois é meio leigo ele entende mais de mecânica, bomba d'agua etc... aparentemente o problema é eletrico ..
o antigo dono me disse que o ar funcionava mas parou e ele nao quis arrumar..
o radiador eu nunca troquei, mas aparentemente é novo, ontem notei na mangueira que devolve a agua pro reservatorio que a agua nao volta continua, éla volta em um fluxo ( ate um pouco rapido ) mas nao é continuo vem aos poucos ( nao sei se é normal ) .. levei hoje o carro em um alto eletrico, e o 2º estagio funciona depois do 100º mas o 1º nao esta funcionando de maneira alguma. Quando eu tento ligar o A/C o carro acelera mas fico um barulho na caixa de fuzivel como se fosse um rele "abrindo e fechado " ..
Qualquer duvida ou procedimento que quiser que eu faça pode me falar que eu vejo se esta no meu alcance ..

Uma duvida : O primeiro estagio que mantem o carro em uma temperatura "equilibrada" , e se o ar nao estiver funcionando ele tambem para ?


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3145
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V

Mensagempor Bange » Sexta-feira 12th 2018f Janeiro 2018 03:10:10 PM

Deixa o AC quieto por enquanto, vamos focar no arrefecimento...

Aquela mangueira fina não devolve o líquido para o reservatório...ela se presta para retirar o ar que naturalmente se forma nas paredes quentes dos cilindros (o ar se forma da mesma maneira que no fundo de uma panela de água fervendo)...e a saída de líquido alí, pode significar duas coisas:

1 - O sistema está bem quente e necessita ser arrefecido
2 - Obstrução no radiador

A saída de líquido por ali, quando acontece pela temperatura elevada, deve ser por espasmos (não direto) e sempre acompanhado de ar.
Caso saia de modo constante a partir do momento que a VT abre (+- 92°C), caracteriza muita obstrução no radiador.

Já que vc conhece as duas velocidades das ventoinhas, me diga com que temperatura elas ligam e qual a velocidade delas (alta ou baixa)?


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 15527
Registrado em: Sábado 12th 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Re: CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V

Mensagempor sousaman » Sexta-feira 12th 2018f Janeiro 2018 04:23:31 PM

lviniciuzz,

Pelo que vejo do seu problema, não li nada a respeito sobre a troca da bomba dágua.
Você chegou a trocá-la?

Depois, os sensores estão marcando corretamente pelo que vejo em seu relato, você pode trocá-los pois são baratos.

Se a água está borbulhando e você já tirou a válvula termostática (mesmo sabendo que está errado), com certeza existe uma ineficiência de movimentação de água dentro do sistema de arrefecimento, logo observamos que esse excesso de temperatura trará mais problemas em outros componentes em breve.

Não mexa a primeiro momento naqueles relês atrás do porta-luvas, eles são raros de achar e caros quando encontrados no mercado.

Eu não recomendaria você "varetar" seu radiador a primeiro momento, pois a situação de borbulhamento como declarou está mais para falta de eficiência de circulação de água.

Pode ser o radiador obstruído? Pode!
Mas pode tb ser a bomba ineficiente, analise as possibilidades.

Tive um caso desse no meu Corsa quando a bomba quebrou.

Abraços!


CORSA CLUBE 15 ANOS - E TUDO COMEÇOU NUMA LISTA DE E-MAILS DO YAHOOGROUPS
jedebora
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Quarta-feira 15th 2016f Junho 2016 08:12:46 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Re: RE: [DÚVIDA] - CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V AQUECENDO MUITO. O QUE FAZER?

Mensagempor jedebora » Domingo 14th 2018f Janeiro 2018 08:23:09 PM

lviniciuzz escreveu:TENHO UM CORSA SEDAN 96 GLS 1.6 MPFI 4P. E TENHO MUITO PROBLEMA DE ARREFECIMENTO.
1º ELE AS VEZES ACIONA A VENTOINHA NA ULTIMA MARCAÇÃO ANTES DO ESTAGIO, ACREDITO QUE POR VOLTA DOS 102º OU 105º, MAS NA MAIORIA DAS VEZES ELE SÓ ACIONA NO VERMELHO ( QUE ACREDITO QUE NÃO PODE SER ASSIM ) . ELE VIVE TRABALHANDO BEM QUENTE, E AGORA ULTIMAMENTE QUANDO TERMINO DE UTILIZAR O CARRO E SAIO DO MESMO, NOTEI QUE A ÁGUA DO RESERVATÓRIO FICA BORBULHANDO ( FERVENDO DENTRO DO MESMO ) IMAGINEI QUE PODERIA TER SIDO A TAMPA DO RESERVATÓRIO, FIZ UM TESTE SIMPLES AONDE EU ASSOPREI PRA VER SE ELA ESTAVA PASSANDO AR E NÃO ESTAVA, DEPOIS IMAGINEI QUE PODERIA TER QUEIMADO A JUNTA E ASSIM PASSANDO AR , TIREI A TAMPA ( COM O CARRO FRIO ) E DEIXEI O CARRO LIGADO POR UNS 2 MIN, E NÃO BORBULHOU QUE APARENTEMENTE NÃO É A A JUNTA.
JA TIREI VÁLVULA TERMOSTÁTICA ( SEI QUE É ERRADO ) MAS NÃO SEI MAIS OQ FAZER, JA TROQUEI VARIAS MANGUEIRA QUE DEVIDO AO AQUECIMENTO REPENTINO ELAS ESTOURAM OU INCHAM, A 2 MESES ATRAS TIVE QUE COMPRAR UM CABEÇOTE NOVO DEVIDO TAMBÉM AO AQUECIMENTO, E AINDA CONTINUA ACONTECENDO ISSO, ELE SÓ ACIONA NO VERMELHO ABAIXA ATE O 100 E ASSIM VAI. NÃO SEI SE TEM A VER COM O AR CONDICIONADO QUE NÃO ESTA FUNCIONANDO . BOMBA D'ÁGUA NUNCA TROQUEI POIS A ÁGUA CIRCULA QUANDO O MESMO AQUECE, O MEU MAIOR PROBLEMA MESMO E ELE ACIONAR A VENTOINHA EM UMA TEMPERATURA TÃO ALTA, SENSOR DE TEMPERATURA TAMBÉM NUNCA TROQUEI.
JA PASSEI O CARRO UMA VEZ NO SCANNER PARA VER SE O PAINEL ESTAVA MARCANDO CORRETAMENTE, E O MESMO ESTAVA ! QUANDO MARCOU 108 NO SCANNER E TAMBÉM NO PAINEL, AI A VENTOINHA ACIONOU.
EU SEMPRE USEI ADITIVO E O CARRO NÃO TEM NENHUM VAZAMENTO JA FOI VERIFICO TUDO. DEVIDO A ÁGUA ESTAR ULTIMAMENTE FERVENDO NO RESERVATÓRIO AI COMEÇA A EVAPORAR PELOS CANTOS DA TAMPA FAZENDO ASSIM ABAIXAR UM POUCO.
OLHANDO VIDEO NA INTERNET VI QUE PODERIA SER O RELE QUE FICA ATRAS DO PORTA LUVAS ( QUANDO ACIONA A VENTOINHA DO CORSA OUÇO UM BARULHO ALI ) . EU ESTOU PENSANDO EM VENDER O CARRO, PORQUE ESSE PROBLEMA SEMPRE ME PERSEGUE JA GASTEI MUITO NESSA PARTE, VARIOS MECÂNICOS JA ME INDICARAM DIVERSAS COISA, MAS NENHUM DELES NUNCA SOLUCIONOU O MEU PROBLEMA DE VEZ .
ESPERO QUE ALGUEM POSSA ME AJUDA FICO NO AGUARDE E UM ABRAÇO FAMILIA .
Olá! O meu corsa 1.6 estava parecido com estes problemas de alta temperatura.

Porém ao revisalo ele estava sem a válvula termostatica, sabendo disto coloquei uma nova, troquei bomba de agua e o sensor de temperatura do painel e da ventoinha que fica em baixo da bobina, e agora uso aditivo no arrefecimento. Porém percebi que a ventoinha sempre arma no tempo certo,porém percebo que sempre arma somente em um estágio independente da temperatura, vou ter que levar em um eletricista pra ver se é algo de baixa tensão e como resolver. Detalhe que tem 2 ventoinha, uma para o radiador normal e outra para o radiador do ar, quando ligo o ar a do ar é ligada, em outra ocasião que ela aciona é quando desconecto o plug do sensor debaixo da bobina. Eis a questão? Será que tem o 2° estágio na ventoinha do radiador normal ou será que usa a do ar?

Olha a única vez que o reservatório chegou a borbolhar foi quando em troquei a água do reservatório e chegou a dar entrada de ar no sistema! Pode ter sido isto no seu também!!! Uma questão fora do ass7nto também é que o corsa é completo e 1.6 GLS e está fazendo no máximo 8.5 de consumo sem o ar ligado! Qual o consumo do seu?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk


jedebora
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Quarta-feira 15th 2016f Junho 2016 08:12:46 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Re: RE: [DÚVIDA] - CORSA SEDAN 96 1.6 GLS MPFI 8V AQUECENDO MUITO. O QUE FAZER?

Mensagempor jedebora » Terça-feira 16th 2018f Janeiro 2018 07:15:49 PM

lviniciuzz escreveu:TENHO UM CORSA SEDAN 96 GLS 1.6 MPFI 4P. E TENHO MUITO PROBLEMA DE ARREFECIMENTO.
1º ELE AS VEZES ACIONA A VENTOINHA NA ULTIMA MARCAÇÃO ANTES DO ESTAGIO, ACREDITO QUE POR VOLTA DOS 102º OU 105º, MAS NA MAIORIA DAS VEZES ELE SÓ ACIONA NO VERMELHO ( QUE ACREDITO QUE NÃO PODE SER ASSIM ) . ELE VIVE TRABALHANDO BEM QUENTE, E AGORA ULTIMAMENTE QUANDO TERMINO DE UTILIZAR O CARRO E SAIO DO MESMO, NOTEI QUE A ÁGUA DO RESERVATÓRIO FICA BORBULHANDO ( FERVENDO DENTRO DO MESMO ) IMAGINEI QUE PODERIA TER SIDO A TAMPA DO RESERVATÓRIO, FIZ UM TESTE SIMPLES AONDE EU ASSOPREI PRA VER SE ELA ESTAVA PASSANDO AR E NÃO ESTAVA, DEPOIS IMAGINEI QUE PODERIA TER QUEIMADO A JUNTA E ASSIM PASSANDO AR , TIREI A TAMPA ( COM O CARRO FRIO ) E DEIXEI O CARRO LIGADO POR UNS 2 MIN, E NÃO BORBULHOU QUE APARENTEMENTE NÃO É A A JUNTA.
JA TIREI VÁLVULA TERMOSTÁTICA ( SEI QUE É ERRADO ) MAS NÃO SEI MAIS OQ FAZER, JA TROQUEI VARIAS MANGUEIRA QUE DEVIDO AO AQUECIMENTO REPENTINO ELAS ESTOURAM OU INCHAM, A 2 MESES ATRAS TIVE QUE COMPRAR UM CABEÇOTE NOVO DEVIDO TAMBÉM AO AQUECIMENTO, E AINDA CONTINUA ACONTECENDO ISSO, ELE SÓ ACIONA NO VERMELHO ABAIXA ATE O 100 E ASSIM VAI. NÃO SEI SE TEM A VER COM O AR CONDICIONADO QUE NÃO ESTA FUNCIONANDO . BOMBA D'ÁGUA NUNCA TROQUEI POIS A ÁGUA CIRCULA QUANDO O MESMO AQUECE, O MEU MAIOR PROBLEMA MESMO E ELE ACIONAR A VENTOINHA EM UMA TEMPERATURA TÃO ALTA, SENSOR DE TEMPERATURA TAMBÉM NUNCA TROQUEI.
JA PASSEI O CARRO UMA VEZ NO SCANNER PARA VER SE O PAINEL ESTAVA MARCANDO CORRETAMENTE, E O MESMO ESTAVA ! QUANDO MARCOU 108 NO SCANNER E TAMBÉM NO PAINEL, AI A VENTOINHA ACIONOU.
EU SEMPRE USEI ADITIVO E O CARRO NÃO TEM NENHUM VAZAMENTO JA FOI VERIFICO TUDO. DEVIDO A ÁGUA ESTAR ULTIMAMENTE FERVENDO NO RESERVATÓRIO AI COMEÇA A EVAPORAR PELOS CANTOS DA TAMPA FAZENDO ASSIM ABAIXAR UM POUCO.
OLHANDO VIDEO NA INTERNET VI QUE PODERIA SER O RELE QUE FICA ATRAS DO PORTA LUVAS ( QUANDO ACIONA A VENTOINHA DO CORSA OUÇO UM BARULHO ALI ) . EU ESTOU PENSANDO EM VENDER O CARRO, PORQUE ESSE PROBLEMA SEMPRE ME PERSEGUE JA GASTEI MUITO NESSA PARTE, VARIOS MECÂNICOS JA ME INDICARAM DIVERSAS COISA, MAS NENHUM DELES NUNCA SOLUCIONOU O MEU PROBLEMA DE VEZ .
ESPERO QUE ALGUEM POSSA ME AJUDA FICO NO AGUARDE E UM ABRAÇO FAMILIA .
Já trocou o relé que é responsável pela 1°velocidade da ventoinha? É um relé verde que fica atrás do porta luvas! Pra isto você terá que desmontá lo.
Obs: tem 2 relé verde, um e da 4° velocidade do ventilador interno, o outro e da 1° velocidade da ventoinha. Tem um amarelo que controla a 2° velocidade da ventoinha. ... da uma olhada lá!

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk




Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes