[DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, leonardo, Bange, Organizadores do Fórum



Responder


Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 02:52:25 PM

correto.





Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3800
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 04:12:14 PM

Então meu caro...pressão só existe em duas situações:
1 - temperatura alta
2 - fuga pelo cabeçote

Considerando seu relato de pressão no sistema, por sentimento e não por valores (a válvula do expansor segura até 1,4 Bar), sugiro vc confirmar essa pressão com manômetro, pois antes de 1,4Bar, não podem ocorrer vazamentos em conexões... isso pode ser braçadeira com pouco aperto ou irregularidade na superfície das conexões (lado mangueira ou do tubo).
Se ocorre acima desse valor, sua válvula da tampa não está funcionando... e por ela só pode sair ar, que é o alívio da pressão... mas não pode haver pressão por temperatura, já que ela está normal.
A conclusão lógica é de que esteja ocorrendo fuga pelo cabeçote (mesmo recém feito), podendo ser falta de aperto ou erro no faceamento/retífica da superfície.
Borbulhar é numa situação extrema de queima da junta... sua provável fuga de pressão pode ser mínima, de forma a não chegar a borbulhar, mas gerar pressão no sistema.





Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 05:24:08 PM

Entendi. Qual seria a forma de identificar essa fuga de pressão do cabeçote? O óleo ficaria normal ?





Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3800
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 05:44:15 PM

Problemas no cabeçote variam muito...
Há casos do líquido passar pra câmara - enferruja vela
Há casos do líquido passar pro óleo - chocolate
Há casos do óleo passar pro líquido
Há casos da pressão passar pro líquido...
Qualquer dos casos pode ser pego no teste de compressão dos cilindros, mas depende da intensidade da interação... coisas mínimas não são pegas.
Nesse caso só abrindo e levando pra retífica conferir... não só a planicidade, mas também eventuais trincas pouco perceptíveis aos olhos.





Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:03:28 PM

Mais isso afeta o desempenho do carro ou só é questão de completar líquido? Pq completei tem cerca de 1 mes.





Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:04:33 PM

Digo, pode se agravar ?





Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3800
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:13:13 PM

Nem sempre é perceptível... depende da intensidade... mas o líquido do arrefecimento não é consumível, ou seja, em situação normal ele nunca baixa de nível... só por algum problema.
Não sofra por antecipação.... certifique-se das conexões sem vazamento, abaixo de 1,4 Bar... se tudo certo e vaza com pressão alta, aí não tem saída, é cabeçote.





Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3800
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 08:33:07 PM

Phjoker escreveu:
Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:04:33 PM
Digo, pode se agravar ?
Não tem como saber... só uma uma coisa é certa: regredir não vai.





Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”