[DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
diegolara
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Março 2009 11:12:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por diegolara » Segunda-feira 08 2011f Agosto 2011 10:15:25 AM

Bom dia , galera

Meu corsa é do modelo wind 96 mpfi 1.0 .
Atualmente troquei a bomba dágua, troquei o radiador, várias mangueiras e canos do sistema de arrefecimento do carro e a tampa do reservatório, tudo peça original.
Agora o carro está vazando pelos encaixe das mangueiras, o carro está pegando uma pressão forte mesmo frio e desligado, as mangueiras ficam duras, vazando água por diferentes lugares . . . mas somente nos encaixes, sendo que todas as braçadeiras estão fortemente apertadas . . . .
O que pode ser isso ??? Já me falaram que é cabeçote, junta . . . , já falaram que é a tampa do reservatório nova que pode não estar liberando a pressão . . . . o nível do óleo está aparentemente normal, e o óleo tbm está normal . . . .
O que pode ser ????

Valeu pessoal . . . . abços

Diego



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked » Segunda-feira 08 2011f Agosto 2011 12:51:10 PM

A tampa do reservatório tem uma válvula sim. Mas ela só serve pra aliviar a pressão em caso de superaquecimento afim de impedir que tudo se arrebente. Caso extremo, portanto frio não funciona.

Seguinte. Nessas trocas pode ter ido sujeira sem querer pra onde não devia entupindo galerias. Ou mesmo problema mais sério como junta do cabeçote.

Aperte as mangueiras do radiador quando frio com a mão e tente perceber se o liquido muda de lugar. Por exemplo se volta pro reservatório de expansão. De qualquer forma leve a um mecânico. Quem sabe vai ter que dar uma limpada geral no sistema.




Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 21 2019f Agosto 2019 05:14:12 PM

Boa tarde, estou com o mesmo problema. Não consegui resolver ainda.



Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 21 2019f Agosto 2019 06:40:19 PM

Dá uma lida nesse tópico... viewtopic.php?f=92&t=111714
Veja o que está diferente no seu motor...



Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 07:39:08 AM

Bom dia, conseguiu resolver o problema ? Ou alguém tem alguma dica? Estou com o mesmo problema depois que fiz meu motor recentemente.




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 08:32:16 AM

A dica é vc conhecer mais sobre o funcionamento normal do sistema, pois o problema citado pode ter várias causas (VT travada, excesso de temperatura, fuga de pressão pelo cabeçote...), vc viu o tópico indicado?



Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 09:00:02 AM

Bom dia, vi sim. O carro arma a ventoinha normal. 1° estágio em torno de 93° e segundo em torno de 98° . Nao vi nenhum sinal de junta queimada, nem no óleo e nem fazendo aquele teste de tirar a tampa do reservatório.



Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 09:44:29 AM

Se vc apenas ligar o motor, sem andar, qual a variação da temperatura após a ventoinha dar a primeira ligada?
Mesmo com a temperatura, sem chegar aos 98°C, vc já tem pressão no sistema?
Seu motor está com VT?




Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 09:57:15 AM

Então, vai até o 95° + ou -. Tem válvula termostática sim. Esse problema só começou dps que fiz o motor. Antes ele não tinha válvula termostática.



Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 11:37:53 AM

Então ele parado a temperatura não chega a 98°C e nem liga o segundo estágio, certo?



Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 02:52:25 PM

correto.




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 04:12:14 PM

Então meu caro...pressão só existe em duas situações:
1 - temperatura alta
2 - fuga pelo cabeçote

Considerando seu relato de pressão no sistema, por sentimento e não por valores (a válvula do expansor segura até 1,4 Bar), sugiro vc confirmar essa pressão com manômetro, pois antes de 1,4Bar, não podem ocorrer vazamentos em conexões... isso pode ser braçadeira com pouco aperto ou irregularidade na superfície das conexões (lado mangueira ou do tubo).
Se ocorre acima desse valor, sua válvula da tampa não está funcionando... e por ela só pode sair ar, que é o alívio da pressão... mas não pode haver pressão por temperatura, já que ela está normal.
A conclusão lógica é de que esteja ocorrendo fuga pelo cabeçote (mesmo recém feito), podendo ser falta de aperto ou erro no faceamento/retífica da superfície.
Borbulhar é numa situação extrema de queima da junta... sua provável fuga de pressão pode ser mínima, de forma a não chegar a borbulhar, mas gerar pressão no sistema.



Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 05:24:08 PM

Entendi. Qual seria a forma de identificar essa fuga de pressão do cabeçote? O óleo ficaria normal ?



Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 05:44:15 PM

Problemas no cabeçote variam muito...
Há casos do líquido passar pra câmara - enferruja vela
Há casos do líquido passar pro óleo - chocolate
Há casos do óleo passar pro líquido
Há casos da pressão passar pro líquido...
Qualquer dos casos pode ser pego no teste de compressão dos cilindros, mas depende da intensidade da interação... coisas mínimas não são pegas.
Nesse caso só abrindo e levando pra retífica conferir... não só a planicidade, mas também eventuais trincas pouco perceptíveis aos olhos.




Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:03:28 PM

Mais isso afeta o desempenho do carro ou só é questão de completar líquido? Pq completei tem cerca de 1 mes.



Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 05:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:04:33 PM

Digo, pode se agravar ?



Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:13:13 PM

Nem sempre é perceptível... depende da intensidade... mas o líquido do arrefecimento não é consumível, ou seja, em situação normal ele nunca baixa de nível... só por algum problema.
Não sofra por antecipação.... certifique-se das conexões sem vazamento, abaixo de 1,4 Bar... se tudo certo e vaza com pressão alta, aí não tem saída, é cabeçote.




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 3785
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 08:33:07 PM

Phjoker escreveu:
Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:04:33 PM
Digo, pode se agravar ?
Não tem como saber... só uma uma coisa é certa: regredir não vai.



Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”