OK, vamos ver se conseguimos com o mínimo
de desmontagens...mas tem que se ter um multímetro e um potenciômetro linear
de 500 Ohm,
de fio.
Seu motor é idêntico ao meu e é quase certo que o painel seja da VDO, então o medidor que está lá tem as seguintes características:
Med temp corsa wagon.jpg
Desconectando-se o fio
do sensor (localizado no cabeçote próx ao 1° cilindro), e colocando-se um resistor
de 93,5 Ohm entre o fio e a massa (terra), o ponteiro deverá registrar 90°C, quando a chave for ligada (não precisa girar o motor).
Fazendo-se o mesmo com um resistor
de 40 Ohm, o ponteiro deverá registrar 120°C.
Observação: como é difícil obter-se um resistor com os valores acima, a saída é o potenciômetro linear
de 500 Ohm,
de fio, pois ele pode ser programado para qq valor entre 0 e 500 Ohm.
Se isto ocorrer, seu medidor não perdeu a
precisão de fábrica e continua calibrado, mas atente que a tensão deve ser
de 12V...tensões maiores ou menores acarretarão erros na indicação
do mostrador...pequenas variações não o desqualificam, mas o tornam impreciso.
Agora conecte o fio ao sensor, ligue o motor e quando a
temperatura registrar 90°C, retire o fio e meça a resistência
do sensor em relação a massa...o valor deverá, idealmente, igual a 40 Ohm (essa medida tem que ser rápida, pois a
temperatura é dinâmica).
Como a
temperatura de 120°C é um superaquecimento, já está próximo
de um problema e não tem uma marcação precisa no
mostrador, não deve ser feita dessa forma...existe o método
de retirar e ferver o sensor...mas dará muito trabalho e mais materiais serão necessários...essa parte deixa
de lado...
Mas amanhã, vou lhe passar o valor da resistência
do sensor para a
temperatura de 100°C (vou obter
do meu, que está preciso).
Vai aprendendo o teste
do papelão...
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
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