[DÚVIDA] - Velocidade diferente Velocímetro/GPS

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Velocidade diferente Velocímetro/GPS

Mensagem por Hugo Janini »

Pessoal, boa tarde !

Recentemente comprei um GPS Foston FS-470DC com navegador IGO Primo, como é meu primeiro GPS entrei em vários fóruns para pesquisar sobre ele, aprender a configurar e atualizar. Bem, hoje posso dizer que sei utiliza-lo, mas reparei uma coisa estranha e gostaria da ajuda de vocês, meu carro possui roda original de ferro aro 13 e pneus 165/70, mas ao comparar a velocidade do velocímetro do carro com a velocidade do GPS, o GPS sempre mostra 10 km/h a menos do que indica no velocímetro do meu corsa. Ou seja, se estou a 120 km/h o GPS indica que estou a 110 km/h.

Qual seria a explicação para isso?
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Segurança e margem de erro induzido.

Já pensou se fosse exato ou erro pra mais? Do jeito que o povo é sem vergonha tomaria a multa e iria processar a fábrica do carro, porque a velocidade estava errada.

Fora isso tem muitas variáveis, desgaste dos pneus inclusive. É desprezível, mas pneu borrachudo tem um diâmetro diferente de um pneu gasto. Repare que em velocidades mais baixas a diferença não é tão grande. Normalmente é 9 km/h entre 120 no painel e 111 no real. A 60 km/h já deve ser algo como 54 ou 55 na real pelo GPS.

Isso em qualquer carro.

Inclusive é o motivo que sou contra o termo industria da multa. Já briguei com amigos que vem enchendo o saco que foram multados a 67 km/h, 1 km a mais do que os 10% de tolerância. Só que é mentira. Pra ser multado a 67 o cara tem que estar a mais de 75, em alguns carros 80 km/h, depende um pouco da margem de erro do radar e do estado do carro, pneus por exemplo. Na multa sempre tem velocidade aferida e velocidade considerada. Você toma multa pela velocidade considerada, não pela aferida que é mais alta.
fafonseca
:: Millennium ::
Mensagens: 153
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 02:39:13 PM
Localização: Indaiatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fafonseca »

Exatamente isso que o awaked falou.

Por isso desabilitei do display do GPS o esquema da velocidade e vou sempre pelo painel.

Detalhe que a unica multa que tomei por velocidade tava a mais de 160km/h no painel e veio menos de 140km/h kkkk ainda bem... porque se fosse vim multa de 160 tinha que fazer reciclagem e tals...
Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

Então a velocidade aferida é a velocidade do velocímetro, ou seja, com margem de erro e segurança e a velocidade considerada é a velocidade real do veiculo?

É isso mesmo?

Estava pensando em trocar o conjunto roda/pneu por um de diâmetro um pouco maio do que o original a fim de melhorar o visual do carro e deixar a velocidade do velocímetro mais próxima da real, mas se entendi bem o que explicaram é besteira mudar o diâmetro do conjunto, o ideal é trocar o modelo da roda mantendo o diâmetro original para evitar multas nos radares.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não, a velocidade aferida é a velocidade real.

Por exemplo, se o GPS fala que está a 60 km/h, o radar vai marcar 60 km/h.
Só que vai considerar 54 km/h, por essa tolerância DO RADAR, que infelizmente varia por isso não confie cegamente nisso.

Ou seja, pro cara tomar uma multa por excesso de velocidade num radar de 60 km/h ele tem que estar acima de 66 km/h por conta dessa tolerância.

Vamos assumir que ele foi multado, significa que estava acima dos 66 km/h, na velocidade real, igual ao GPS. Certo?
Se ele estava a 66 no GPS, o painel dele devia estar perto dos 75 km/h, você mesmo observou essa diferença, captou?

Só que varia de carro pra carro, no meu o painel e o GPS tem diferença de 9 km/h a 120.
No Santana aqui dava só 5 km/h de diferença a 120.

Tem radar com tolerância de 10% e isso significa 6 km/h, em outros a tolerância é só de 4 km/h.

O que tentei dizer, é que o cara não toma multa porque estava um pouquinho acima no painel do carro, ele toma multa quando está bem acima no painel.
Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

Ahhh, acho que agora captei vossa mensagem awaked.

Velocidade aferida é a velocidade que o radar me pegaria, ou seja, a velocidade real em que eu estava, a velocidade do GPS.

Velocidade considerada é uma velocidade um pouco abaixo pois desconta-se uma margem de tolerância.

Tomando como base a velocidade do velocímetro, se ele mostra sempre a mais do que a velocidade real e eu tomo uma multa em um radar de 110 km/h, meu velocímetro então marcaria mais ou menos 140 km/h pois tem a margem de segurança do velocímetro mais a margem de tolerância do radar, certo?

(Para meu carro estar a uma velocidade real de 110 km/h o velocímetro deve estar marcando 120, + 10% de tolerância do radar = 140 km/h).

Não seria ruim então retirar esta margem de segurança do painel, ou seja, eu poderia trocar o conjunto roda/pneu por um de diâmetro um pouco maior do que o original afim de aproximar a velocidade do velocímetro da velocidade do GPS.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Isso, mas veja bem...

110 km de real, velocímetro 120... + 10% (esses 10% é sobre a velocidade real. Então seria praticamente 130 no painel.

Só que aí começa outro problema com 130 no painel a diferença pro GPS deve ser de 12 ou 13 km/h, e não 10 como a 110. Quanto maior a velocidade maior o erro de precisão. Aí tem que ajustar a conta com precisão. Então os 110 de real já são praticamente 128 ou 126 no painel.

Arredondando, mesmo se tomar uma multa num radar de 110 é porque o painel estava próximo de 130, um teco a menos na verdade. Você captou sim a ideia. Ou seja, o cara que toma multa por velocidade considerada de 111 km/h não é tão santo assim, kkk...

Mas não abuse dessa conta, por favor, os radares tem tolerância pra evitar erro de calibração, ou seja, o radar pode estar levemente descalibrado, mas ainda dentro da tolerância e a conta vai pro espaço, por isso são aferidos anualmente. Além disso já escutei um papo em que algumas cidades, a critério da empresa responsável, o limite não seria de 10%, e sim 7 km/h, o que aumenta a tranquilidade em baixas velocidades mas torna tudo mais perigoso nos radares acima de 80 km/h.

Pode alterar o diâmetro e melhorar isso. O limite pela lei é de 5% na alteração do diametro do conjunto.
Calculadora: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm
Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

Muito bom nosso papo, gostei mesmo, foi esclarecedor.

Abraço awaked, fafonseca.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
fafonseca
:: Millennium ::
Mensagens: 153
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 02:39:13 PM
Localização: Indaiatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fafonseca »

Hugo Janini, sempre bom trocar essas idéias... eu não sabia exatamente porque marcava mais no painel que no GPS, então fui por dedução mesmo hahaha...


awaked, não sabia que o limite para alterar o conjunto roda+pneu era de 5% achei que fosse 2" da roda original... de qualquer forma quando for colocar as 15" vou colocar uns pneuzin perfil 50 pra ficar o mais parecido possível
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

fafonseca, nada, se achar pneu fino o suficiente pode usar até aro 17 de boa, aliás.
No Corsa C dá pra trocar as 14 por 17 sem usar os 5% de tolerância.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”