[DICA] - Como utilizar rodas e pneus em seu Corsa B ou C

Você gosta de rodas personalizadas, de vários tamanhos ou que alguma informação sobre algum tipo de roda? Quer saber como colocar spoilers, aerofólios, pára-choques personalizados no seu Corsa? Quer saber mais sobre Tuning? Aqui é o lugar certo!

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JoaoGava
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Mensagem por JoaoGava » Sexta-feira 09 2014f Maio 2014 01:32:07 PM

Decidido, já encomendei as 195/40.
E mais uma duvida.

Hoje eu uso o conjunto original 175/65 R14, colocando o conjunto 195/40 R17, o quanto isso vai influenciar no hodômetro do carro? Vai marcar +/- quanto para mais ou para menos?
Existe uma forma de corrigir essa diferença ou "é assim e deu"?





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awaked
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Mensagem por awaked » Sexta-feira 09 2014f Maio 2014 01:41:33 PM

É assim mesmo... vai ser menos de 1% de diferença. 1 km/h quando estiver a 100 km/h. Na realidade o velocímetro já é impreciso...

Isso já acontece naturalmente com o desgaste dos pneus. Um pneu novo tem sulcos com 8 mm de profundidade quase. Um pneu gasto até a marca de troca tem 1,6mm... ou seja o diâmetro do pneu novo pro gasto já tem alguns milimetros de diferença.

E pra polícia o papo é simples. Você está dentro da medida original do conjunto aro+pneu.

Tem um esquema sobre a calibração dos pneus que muda. Mas não lembro qual a teoria. Sei que já vi uma espécie de escala que ajudava a calcular a "nova" pressão a ser usada.
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Mensagem por JoaoGava » Sexta-feira 09 2014f Maio 2014 01:47:28 PM

Então o meu vai marcar praticamente velocidade real, pois quando troquei o acetato do painel a diferença de +/- 4km/h diminui pra 2Km/h aproximadamente (conclusão tirado pelas mesmas lombadas eletrônicas da cidade).
Hoje a noite vou pesquisar sobre a calibração e o que achar coloco aqui tbm já.

Vlw awaked :)





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awaked
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Mensagem por awaked » Sexta-feira 09 2014f Maio 2014 01:53:28 PM

Ops, falei ao contrário... diâmetro maior, rotação baixa e velocidade consequentemente também.
Teoricamente então perto dos 100 km/h vai marcar 1 km/h a menos.

Bom, testa aí na lombada, mais fácil, kkk.
Vou corrigir acima pra evitar que alguém leia pela metade uma informação errada.





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Mensagem por JoaoGava » Sábado 17 2014f Maio 2014 03:12:22 PM

Segundo o site da Quatro Rodas, a pressão dos pneus deve ser mantida a mesma do conjunto original, mas não fala se isso respeita ou não o tamanho de perfil do pneu.

Pressão
Mesmo com rodas maiores, a pressão do pneu deve ser igual à do original. Com pressão mais alta, a suspensão sofrerá mais e haverá desgaste irregular no pneu. Com pressão mais baixa, há aumento do consumo e da temperatura do pneu, além de maior tendência à aquaplanagem.
http://quatrorodas.abril.com.br/nitro/r ... 7053.shtml


Vou continuar na luta aqui, dando mais uma pesquisada.





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Mensagem por JoaoGava » Segunda-feira 26 2014f Maio 2014 08:16:43 PM

Então awaked, coloquei essas rodas aqui:
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E falei com o vendedor sobre a pressão, ele indicou usar pressão de 35. Sobre o calculo de como chegar nessa pressão, ele não soube informar certo porque "entram muitas variaveis" na conta (palavras dele), como pressão original, medidas dos pneus originais e novos, peso do carro, N fatores, e nem achei nada na net sobre como calcular isso de maneira concreta.

E sobre a diferença de velocidade, umas semanas antes do dia que troquei as rodas, desligaram as lombadas eletronicas que usava pra medir as diferencas de painel :/
Fico devendo essa hahaha :D





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awaked
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Mensagem por awaked » Segunda-feira 26 2014f Maio 2014 08:34:08 PM

JoaoGava, o lado de bom de pressão maior é que em buracos protege mais a roda.





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Mensagem por José Leal » Segunda-feira 26 2014f Maio 2014 08:45:31 PM

JoaoGava escreveu:Segundo o site da Quatro Rodas, a pressão dos pneus deve ser mantida a mesma do conjunto original, mas não fala se isso respeita ou não o tamanho de perfil do pneu. (...)
A revista 4 patas falando abobrinha novamente...

Por experiência própria: no Vectra, os pneus originais eram 195/65 R15. Estava usando pneus 195/60 R15, ou seja, com a altura do pneu apenas 5% menor que a original. Quando coloquei os pneus, estava mantendo a calibragem exatamente como recomenda o manual do proprietário. Depois de alguns milhares de KM rodados, comecei a notar que a banda de rodagem estava desgastando irregularmente. As laterais estavam mais desgastadas que o centro, sinal claro de que a calibragem estava baixa. Passei a calibrar os pneus com no nível "padrão" 30 libras. Só não sei se resolvera a questão do desgaste irregular, pois não deu tempo de testar (bateram nele e foi PT).


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Mensagem por JoaoGava » Segunda-feira 26 2014f Maio 2014 09:24:52 PM

Poise awaked, já estava sabendo dessa afirmação. Vou andar um tempo no 35 e ver o que rola. Prefiro pneu "seco" mas um pouco + protegido contra buracos, já teve gente falando pra andar só com 30 pra ficar "menos desconfortável".

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E José Leal, a 4Rodas larga furo "direto" então? Pelo 4patas parece que sim hahaha
Sinto muito pelo vectra, e obrigado pela informação do desgaste, vou tentar reparar nos meus pneus daqui alguns meses.





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Mensagem por José Leal » Terça-feira 27 2014f Maio 2014 02:58:54 PM

A 4 patas perdeu credibilidade a muito tempo. Tá parecendo aquele Emilio Camanzi, quando responde perguntas enviadas...


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Mensagem por Frederico Santos » Terça-feira 27 2014f Maio 2014 06:01:51 PM

Então...sou novo aqui e ainda estou na dúvida apesar de ler o tópico ,pelo que entendi as do astra cd dão certinho se forem paralela é isso? o que significa corsa b ou corsa c?As de montana cabem perfeitamente?





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Mensagem por Frederico Santos » Terça-feira 27 2014f Maio 2014 06:03:24 PM

valeu a dica José Leal desculpa mas ainda estou meio perdido aqui nesse fórum mas ja vi muitas coisas interessantes aqui..





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Mensagem por awaked » Terça-feira 27 2014f Maio 2014 06:26:35 PM

awaked escreveu: Corsa A (1ª geração - não veio pro Brasil):
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Corsa B (2ª geração - Wind 94 até Classic 2014 - passa pelo Millenium, pick-up... todos iguais):
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Corsa C (3ª geração - já saiu de linha):
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Mensagem por ArturAK47 » Quinta-feira 19 2014f Junho 2014 08:38:23 AM

Pessoal tbm tenho uma dúvida, a calibragem que tem na tampa do tanque de combustível que é a indicação de fábrica diz:

30 libras nos traseiros
28 nos dianteiros (carro com 1 pessoa)
30 nos dianteiros (carro cheio)


porém eu sempre deixo os dianteiros em 30 libras, até porque fica mais fácil de dirigir
e eu sinto que se eu deixar em 28 libras ele bate mto seco e parece que tá mto murcho.

queria saber se usar calibragem alta gera problemas, e se é essa a calibragem correta mesmo 30x28

ah o meu corsa é um sedan 1.0 super 99





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Mensagem por José Leal » Quinta-feira 19 2014f Junho 2014 12:31:13 PM

Com pneu cheio demais, pode ocorrer desgaste no centro da banda de rodagem. Do mesmo modo, se está vazio demais, desgasta nas laterais.

Basicamente:
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