[INFO] - Idéias para usar com o carro e o celular (N900)

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
Avatar do usuário
luizpcj
:: Champ ::
Mensagens: 528
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:11:04 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[INFO] - Idéias para usar com o carro e o celular (N900)

Mensagem por luizpcj »

Galera, boa noite!

Procurei por algum tópico aqui no site que falasse qualquer coisa sobre o N900 e não achei nada...

SOBRE O NOKIA N900
Bom, pra quem não conhece o N900 é um celular da Nokia... uns dizem que é um celular com recursos de computador e outros dizem que é um computador com recursos de celular... bem, na minha opinião, o N900 é um computador de bolso com recursos de celular... na verdade hoje quem compra um celular com grandes recursos procura mais uma forma de entretenimento ou uma funcionalidade do que um celular propriamente dito para fazer chamadas, né não!?
bom, tá aí uma foto do danado...
Imagem
Esse aparelho tem Sistema Operacional - SO diferente de todos os outros celulares... ele, diferente dos outros nokia que estão equipados com Symbian, vem com o sistema operacional Maemo, baseado no Debian (Linux)... o N900 é a evolução dos N8** que são aparelhos que utilizam SO Maemo mas não tem funções de telefone, somente de smartphone ou de um computador portátil...

SOBRE AS POSSIBILIDADES
Bom galera, eu penso que um computador tem funções e possibilidades infinitas e inatingíveis por meros mortais como nós... e como o N900 tem um SO baseado em Linux, é bem verdade que podemos utilizar nele alguns softwares que poderíamos usar também num computador desktop ou notebook com o Debian (Linux) instalado...
Querendo testar isso, baixei um pacote pra rodar o Debian no Maemo e desta forma, consegui já utilizar o Open Office completo e navegador web na tela do N900...

MEUS PLANOS
Como todos os membros do CC, creio eu, quero ver até onde posso chegar brincando com o meu Corsa e com o N900... tentando interligar os dois, baixando programas para usar com o carro, criando programas para dar comandos no carro etc...
Há uns 15 anos atrás um amigo do meu pai (que é mecânico) tinha um alarme que falava tudo que acontecia no carro... porta aberta, ligar carro, desligar, abrir, fechar etc... e td isso era feito também pelo controle remoto do alarme...
Não posso imaginar que isso não seja possivel de se fazer com um celular que tem o potencial do N900... essa ligação pode ser possivel por meio da internet, de bluetooth, do infravermelho, do transmissor interno de ondas FM... só preciso pesquisar e contar com a ajuda dos amigos que manjam de tecnologia... rs

SOFTWARES
Já encontrei e já baixei pro meu N900 alguns softwares como GPS básico, um controlador de gastos do carro que avisa revisão, controla gasto com combustivel, avisos de revisão etc. Já instalei também um programa que mostra a velocidade do carro num velocimetro digital ou analogico... e foi esse que testei hoje e que me deu um impulso pra começar a pesquisar de verdade até onde posso chegar com isso...
Conheço, também, softwares que conectam por meio da porta OBD-II com a central do carro (módulo de injeção) por via bluetooth e informam na tela do celular os dados e informações do carro... porém para o N900 ainda não consegui nada parecido e também não tive sorte em conectar os ELM327 da vida no meu corsa pois dos dois que testei nenhum deles funcionou...

VIDEO DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA
Nessa URL do YouTube, postei um video pra vocês verem como foi usar o celular rodando o programa do velocimetro... nele foi possivel espelhar a imagem e aí a velocidade apareceu no parabrisa...
http://www.youtube.com/watch?v=JFQNxDBDBP4
Imagem

BREVES FUTUROS TESTES
O N900 tem também um cabo para conectá-lo a um monitor (tela de DVD de carro com entrada AV)... assim, todos os programas que rodar nele podem aparecer na tela do carro como se fosse um PC CAR (algo do tipo) ja que o N900 tem grande capacidade de processamento, central multimidia e softwares para monitoramento do carro... só não teria a funcionabilidade de receber comandos por toque na tela do DVD, ficando limitado ao toque na tela do celular mesmo... mas acredito que isso não chegue a ser um ponto negativo... na minha opinião...
Imagem

Assim, peço a colaboração dos amigos no sentido de me ajudar com ideias, orientações, sugestões... preciso de ajuda também com o OBD-II se alguém já tiver obtido sucesso em utilizá-lo com o Corsa... o meu é 1.0 8v MPFI 2001...

Valeu galera...
Vou postando atualizações das novas experiências e conto com a ajuda de todos!!!

Abraços,

luizpcj
http://corsaclube.com.br/profile.php?mo ... e&u=140563
"Toda a educação produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de Paz e de Justiça!"


Avatar do usuário
luizpcj
:: Champ ::
Mensagens: 528
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:11:04 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por luizpcj »

Pô... ninguém se interessando pelo assunto!? :? rs

Bom, vou continuar postando aqui os progressos que tenho alcançado! :D

Os aparelhos Maemo, como já disse no post anterior, rodam na plataforma linux e muito diferente de outros celulares, as vezes é um pouco mais difícil arrumar alguns programas pra ele... porém outras vezes é mais fácil também...

Há uma versão de um programa chamado Carman (gerenciador ODB-II versão 0.7 para os Maemo OS 2006, 2007 e 2008) que conecta o celular com um adaptador ODB-II bluetooth e permite monitorar as informações do carro e da central... porém como a versão do SO Maemo do N900 é diferente dessas para a qual foi desenvolvido o Carman, encontrei certa dificuldade para instalá-lo...

Depois de muitos dias e muitas, muitas mesmo, horas pesquisando como instalar o Carman no N900, encontrei um post até que recente no forum do http://www.maemo.org que explica como instalar no N900 o Carman... para quem tiver um N900 e quiser instalar, segue a receita:

1. Open Application Manager, enable extras-devel in Application Catalogs, close Application Manager
2. Open XTerminal, and enter the following commands (waiting for each to finish):
3. sudo gainroot
4. apt-get update
5. apt-get install libeet1=1.2.2+svn41533-maemo1
6. apt-get install carman

Bom, seguindo os passos aí em cima foi fácil fácil... parecia mais fácil que pegar doce de criança... e olha que apanhei muito pra achar isso aí viu...

E o Carman rodou bem no meu aparelho:
http://www.youtube.com/watch?v=7bhgvGOGXxU

Agora comprei um ELM327 bluetooth no Deal Extreme:
Imagem
https://www.dealextreme.com/p/elm327-bl ... ngle-16921
Preferi comprar esse que é um pouco mais caro que os outros que tem no site, mas porque vi que nos comentários o pessoal diz que a compatibilidade desse é maior do que a dos outros OBD-II bluetooth que tem lá à venda... vamos ver se é mesmo... rs
Deve chegar em uns 30 dias mais ou menos... aí vamos ver se funciona direito no meu corsa e como fica o resultado!!! :)

Espero postar novidades em breve!

Abraços

luizpcj
http://corsaclube.com.br/profile.php?mo ... e&u=140563
"Toda a educação produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de Paz e de Justiça!"


marco2006oliveira
:: Super ::
Mensagens: 90
Registrado em: Domingo 13 2011f Março 2011 11:07:20 PM
Localização: Itanhaém - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marco2006oliveira »

cara, deve ser dificil, mas se fosse posivel ligar o celular na central do carro,e regular por exemplo o consumo... ia ser uma boa...

tipo, coloca pra andar pouco no dia a dia... vai pegar uma estrada e quer esticar, bota pra um modo mais esportivo, não sei se é assim que funciona...
Corsa Wagon ! A Barca do Surf!


Avatar do usuário
luizpcj
:: Champ ::
Mensagens: 528
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:11:04 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por luizpcj »

fala marco2006oliveira, blz!?

então cara... ligar é possível sim, mas ligar como somente leitura...
com esse software Carman que eu citei ai em cima e com o dispositivo OBDII bluetooth que comprei é possível fazer essa conexão e comisso realizar a leitura de vários sensores, codigo de erro etc da central de injeção do carro...

quanto a isso que você falou de ter "duas opções" de configuração da central, sendo uma pra ser mais economico e outra pra andar mais eu até acredito que dê pra fazer... tem uns caras ai que chipam a central e dá um "up" legal no carro... mas não sei dizer se tem essa opção de duas configurações... e se houver, como pode ser feita a mudança de um modo para o outro...

abraço
http://corsaclube.com.br/profile.php?mo ... e&u=140563
"Toda a educação produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de Paz e de Justiça!"


marco2006oliveira
:: Super ::
Mensagens: 90
Registrado em: Domingo 13 2011f Março 2011 11:07:20 PM
Localização: Itanhaém - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marco2006oliveira »

boa sorte ae nessa configuração, show de bola a ideia =D
sabe o que vc podia fazer? um eskema bluetooth , com um botao pra tipo abrir as portas do carro apertando um botao no celular, ow desligar o carro, sei la
use a imaginação =b
Corsa Wagon ! A Barca do Surf!


Avatar do usuário
luizpcj
:: Champ ::
Mensagens: 528
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:11:04 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por luizpcj »

o cara... legal ver que você pegou o espírito da minha empolgação com isso... rsrs

então... eu até tive essa idéia de usar um bluetooth no carro já que ele é um dispositivo com uma certa segurança, e colocar uma senha bem bolada nele e tal, e fazer um programa pro celular pra controlar algumas coisas no carro como vc falou mesmo... o alarme, os vidros, farol, etc... alguns comandos básicos...

acho que fazer um lance desse deve ficar super barato pra quem manja pq um bluetooth de computador a gente compra por uma miséria (eu vendia uns tempos atras a R$5,00 cada um)... ou seja, o duro é alguem que manje do negocio pra bolar um modulo que receba e interprete os comandos bluetooth... eu ate dei umas pesquisadas pra ver se encontrava alguma coisa que pudesse servir de base pra amadurecer melhor uma ideia de como fazer isso... mas por enquanto to na fase de pesquisas ainda... rsrs

po cara... esse negocio aí de uma brincadeira poderia até virar um produto comercial e virar uma boa grana... pq nunca vi nada desse tipo pra carro, concorda cmgo!?

obrigado pela ideia ai e se pintar mais alguma manda ai pra eu ir sonhando e fazendo pesquisas... rs

abraço
http://corsaclube.com.br/profile.php?mo ... e&u=140563
"Toda a educação produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de Paz e de Justiça!"


marco2006oliveira
:: Super ::
Mensagens: 90
Registrado em: Domingo 13 2011f Março 2011 11:07:20 PM
Localização: Itanhaém - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marco2006oliveira »

seliga, arranca as maçanetas da porta, tampa os buracos,deixa liso,
e coloca tudo para abrir via celular, só nao pode perder o celular AHEaueAUEaueA
Corsa Wagon ! A Barca do Surf!


Avatar do usuário
luizpcj
:: Champ ::
Mensagens: 528
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:11:04 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por luizpcj »

bom dia galera!

to esperando chegar o meu OBD-II pra postar novidades aqui pra vocês!
Imagem

tb to arrumando o som do meu carro que eu tinha tirado pra poder ligar o celular no som e ai toda essa parafernalha ai aparecer na tela do meu DVD tb! :roll:

******

com relação ao projeto de criar uma interface bluetooth, entrei em contato com um amigo meu que faz engenharia da computação e a gente ta conversando e amadurecendo a ideia pra ver se consegue colocar alguma coisa em prática!!!! :D

se alguem tiver ideias de como fazer esse esquema, conto com a sua ajuda!!!

basicamente a ideia é ter um PIC que se comunique com o celular via bluetooth (recebendo comandos e enviando informações de status) e que do outro lado, envie pulso ou pulsos, seja - ou +, a fim de realizar os comandos enviados pelo celular...
o projeto deve ficar mto barato em termos de equipamento pq um PIC é super barato e um adaptador bluetooth então nem se fala... rs
o caro vai ser o tecnico em eletronica pra fazer td isso.... kkkkkkkk :lol:

abraços
http://corsaclube.com.br/profile.php?mo ... e&u=140563
"Toda a educação produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de Paz e de Justiça!"


Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

Deixa ver se entendi: Seu carro é um corsa 2001, entao deve ser o modelo B não?

Se for, a conexão dele é ALDL e não OBD-II.

Abraços e boa sorte no projeto.


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

opa mais um maluco achei que eu estava sozinho rsrs só aqui no CC pra achar estas coisas.

brincadeira a parte achei muito interessante sua ideia e acho que da pra vira algo sim.
vc começou do jeito certo compartilhando a ideia assim quem realmente tiver interessado vai dar a sua contribuição.
boa sorte nesta empreitada vou acompanhar o desenvolvimento do projeto.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”