[TUTORIAL] Arrumando a pecinha do tampão do corsa.

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
Diego a.k.a Ras
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 04 2008f Novembro 2008 02:15:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] Arrumando a pecinha do tampão do corsa.

Mensagem por Diego a.k.a Ras »

E ae pessoal, eu que já estava cansado de ouvir meu tampão batendo depois que a pecinha que o prende quebrou(pela terceira vez), resolvi colocar a mão na massa e fazer uma gambiarra pra que isso nunca mais acontecesse.
O tutorial a seguir é bem simples, e só usei coisas que eu tinha aqui em casa mesmo, portanto não reparem no fato de o serviço estar meio "crú".

Material:
- 4 parafusos com ponta(as medidas dos mesmos podem variar de acordo com o que você preferir)
- 2 parafusos sem ponta com 2 porcas para cada um e arruelas lisas para os mesmos
- Chave de fenda para apertar os parafusos com ponta
- 2 chaves de 11mm para apertar as porcas dos parafusos sem ponta(no meu caso utilizei essas devido as merdidas das porcas que utilizei)
- Furadeira(as brocas vão variar de acordo com seus parafusos, no meu caso foram usadas uma de 3,5 e uma de 6,5)
- Lixa ou lima
- Papel e caneta
- Canivete
- Pedaço de alumínio ou chapa metálica fina
- Serra para cortar o metal a ser utilizado
Imagem
Agora mãos a obra!

Primeiro passo: Pegue o papel e a caneta, para desenhar o formato da peça a ser cortada. Não esqueça de marcar o furo onde ficava o pino que segurava o tampão.
Imagem
Imagem

Segundo passo: Com o canivete e utilizando o papel como molde, marque a chapa de metal no formato desejado, incluindo o furo central.
Imagem

Terceiro passo: Corte a chapa de metal no formato demarcado e fure-a utilizando a furadeira. Os 2 furos laterais devem ser menores, pois só servirão para prender a chapa metálica no carro, já o furo central deve ser feito bem maior, para que o parafuso que substituirá o pino do tampão encaixe sem problemas. Use a lima ou a lixa para tirar as rebarbas.
Imagem
Ps: não reparem na unha do meu dedão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quarto passo: Agora com a chapa pronta pra ser colocada, utilizando os próprios parafusos que vão fixá-la, marque o local para posteriormente furar.
Imagem
Imagem
Ps: Use aqui uma broca menor que a que você furou a chapa, para que quando você coloque, os parafusos fiquem apertados.

Vai ficar mais ou menos assim:
Imagem

Quinto passo: Agora vamos a montagem! Pegue os parafusos grandes, a chapa metálica, as arruelas e as porcas. Vão ser utilizadas 2 porcas parada cada parafuso, monte-os como na foto a seguir.
Imagem
Com as duas chaves, aperte as porcas uma no sentido contrário a outra, fazendo com que elas pressionem a chapa.
Imagem

Sexto passo: Com os parafusos de ponta, fixe a chapa nos pontos marcados anteriormente. Aperte-os bem, para que a chapa não fique frouxa. Se você utilizar uma porca de tamanho semelhante a que utilizei, ela não vai entrar no buraco com facilidade, então você vai ter que forçar um pouco. Eu achei melhor usar uma que fosse o mais rente possível ao buraco onde antes ficava a trava do tampão para que a fixação fosse mais forte.
Imagem
Verifique se o encaixe ficou bom e continue a parafusar.
Imagem
O outro lado...
Imagem

E aqui tudo pronto!
Imagem
: D

Bom pessoal, como disse no início, essa gambiarra foi feita somente com coisas que achei em casa, então não ficou algo estéticamente bom. Pois afinal, com os feriados chegando, não podia ir viajar com o tampão fazendo aquela barulheira infernal, então tive que fazer algo de emergência. Porém, se você comprar todo o material novinho, pintar direitinho, usar massa plástica para fazer um formato semelhante a peça que vem originalmente no Corsa, o seviço com certeza vai ficar muito bonito e muitoooooooo mais resistente que aquela travinha porca que vem originalmente nos nossos queridos Corsas.

Espero que esse tutorial ajude alguns de vocês!
Algum comentário ou idéia, tamo aí!
PS: E foi mal por faltarem alguns detalhes técnicos como as medidas dos parafusos e afins, mas é que eu não tenho a menor idéia das medidas, pois simplesmente achei essas coisas jogadas em casa haha.

Abraços,
Diego a.k.a Ras.
rpaske
:: Piquet ::
Mensagens: 334
Registrado em: Domingo 04 2007f Novembro 2007 05:49:14 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpaske »

parabens muito bem explicado
Brenogov
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Julho 2009 02:11:25 PM
Localização: Governador Valadares - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brenogov »

Cara,

Nas primeiras vezes que quebrou voçe conseguiu comprar os pinos?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”