Galera, desculpa a ignorância, to começando a entender sobre rodas... já pesquisei no google mas não achei nada direto. Portanto, o q vem a ser, realmente, off-set, tala, furação e afins?
Valeu!
Dúvidas sobre off-set, tala, furação
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Furação: Muda na quantidade e na distancia entre os furos... por ex 4x100, 4x 108, 5x100
Tala: é a "expessura da roda" 7,5" 6", 7""... Tala maior, o pneu infla mais pra encaixar na roda, normalmente no corsa o Máximo pra nao pegar nada é 6,5"
Offset: seria a distancia da inclinação entre o centro da roda e as laterais... quando mais o centro da roda fica pra fora, o offset é mais negativo...
Melhor explicado nessa figuras:
Furação:
Tala:
Offset:
O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.
Tala: é a "expessura da roda" 7,5" 6", 7""... Tala maior, o pneu infla mais pra encaixar na roda, normalmente no corsa o Máximo pra nao pegar nada é 6,5"
Offset: seria a distancia da inclinação entre o centro da roda e as laterais... quando mais o centro da roda fica pra fora, o offset é mais negativo...
Melhor explicado nessa figuras:
Furação:
Tala:
Offset:
O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.
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[quote="MatheusM"]Furação: Muda na quantidade e na distancia entre os furos... por ex 4x100, 4x 108, 5x100
Tala: é a "expessura da roda" 7,5" 6", 7""... Tala maior, o pneu infla mais pra encaixar na roda, normalmente no corsa o Máximo pra nao pegar nada é 6,5"
Offset: seria a distancia da inclinação entre o centro da roda e as laterais... quando mais o centro da roda fica pra fora, o offset é mais negativo...
Melhor explicado nessa figuras:
Furação:
[img]http://img252.imageshack.us/img252/5762/82713138wn2.png[/img]
Tala:
[img]http://img136.imageshack.us/img136/8015/92084604ya8.png[/img]
Offset:
[img]http://img136.imageshack.us/img136/6528/62705282is7.png[/img]
O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.
[img]http://img252.imageshack.us/img252/2435/85866250iq8.png[/img][/quote]
BOUA MatheusM...
BELA ESPLICAÇÃO!!!
Tala: é a "expessura da roda" 7,5" 6", 7""... Tala maior, o pneu infla mais pra encaixar na roda, normalmente no corsa o Máximo pra nao pegar nada é 6,5"
Offset: seria a distancia da inclinação entre o centro da roda e as laterais... quando mais o centro da roda fica pra fora, o offset é mais negativo...
Melhor explicado nessa figuras:
Furação:
[img]http://img252.imageshack.us/img252/5762/82713138wn2.png[/img]
Tala:
[img]http://img136.imageshack.us/img136/8015/92084604ya8.png[/img]
Offset:
[img]http://img136.imageshack.us/img136/6528/62705282is7.png[/img]
O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.
[img]http://img252.imageshack.us/img252/2435/85866250iq8.png[/img][/quote]
BOUA MatheusM...
BELA ESPLICAÇÃO!!!
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Entendi, valeu pelas imagens ilustrativas! mas então, em relação a tala eu devo priorizar sempre uma tala maior? pq? e o offset, influencia em q? só em estética?MatheusM escreveu:Furação: Muda na quantidade e na distancia entre os furos... por ex 4x100, 4x 108, 5x100
Tala: é a "expessura da roda" 7,5" 6", 7""... Tala maior, o pneu infla mais pra encaixar na roda, normalmente no corsa o Máximo pra nao pegar nada é 6,5"
Offset: seria a distancia da inclinação entre o centro da roda e as laterais... quando mais o centro da roda fica pra fora, o offset é mais negativo...
Melhor explicado nessa figuras:
Furação:
Tala:
Offset:
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Amigo pra resistencia da roda vc priorisa uma tala maior, porem uma tala maior vai raspar mais no carro pois o pneu vai ficar "mais largo" entende, e a tala maxima pra nao raspar no corsa é 6,5"... Quanto ao offset, quanto menor for mais pra fora suas rodas ficam do carro, eu axo horrivel offset muito baixo, fica parecendo KART.. O ideal é seguir o padrao gm que se nao me engao é 49mm
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Matheus,
Gostei desse tópico.
Muito esclarecedor.
Parabéns!
Merece ser fixado!
Abraços!
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