[DÚVIDA] Tamanho da roda influência na velocidade no odometro ???

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
GUTO FERRARI
:: Millennium ::
Mensagens: 137
Registrado em: Quinta-feira 26 2007f Abril 2007 06:44:42 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Tamanho da roda influência na velocidade no odometro ???

Mensagem por GUTO FERRARI »

Boa Noite pessoALL!!!

Primeiramente, não sei so tópico cabe nesta categoria, caso não caiba, peço que os moderadores o coloquem no lugar correto

Me sugiu uma dúvida interessante... Quando mudamos o tamanho da roda e/ou altura do pneu, modificamos assim a circunferência da rodagem do pneu.

Assim sendo, será que esta alteração acarreta em imprecisão dos instrumentos de navegação do carro, como Velocímetro, Odômetro, informações de consumo da TID e etc???

Vamos ao meu raciocínio: o sensor de rotação fica na caixa de marcha (é nela mesmo, não é?) e a velocidade e distância são determinadas de acordo com o número de rotações que o sensor lê na engrenagem. Acontece que um giro desta engrenagem numa roda aro 13" e um giro numa roda aro 15" serão interpretados pelo sensor como sendo uma mesma distância percorrida quando na verdade a distãncia foi maior na roda de aro 15".

Esta diferença, por menor que seja deve ser bastante significativa.... Alguém sabe qual a diferença entre os perímetros da roda? (Meçam o raio do pneu e multiplique por 6,28 assim terá o perímetro das rodas)

PONTOS POSITIVOS:
1) em rodas com raio maior do que o original do carro acarretam num registro de kilometragem menor que o real (seu carro estará mais rodado do que o exibido no odômetro e você o venderá com menos kilometragem do que ele realmente tem). Eu não vou mais comprar carro com rodão... heheheheheh
2) Maior torque: qto maior o raio, menor a força necessária para girar a roda... (alguém já testou isso em dinamômetros?) Lembrem-se do da bicicleta em marcha leve (corrente na catraca maior)
3) Menor desgaste do pneu. Quanto maior o perímetro do pneu, menor será o numero de vezes que uma "face" do pneu irá entrar em contato com o chão para uma mesma distância.

PONTOS NEGATIVOS:
1) A velocidade registrada é menor do que aquela que você realmente se encontra: cuidado com os radares... passe-os mais baixo que a velocidade determinada
2) A velocidade final será menor.... Maior torque, implica em menor velocidade angular... relembrando a bicicleta... quando maior a catraca, mais fácil fica para acelerar, subir ladeira.... mas você nunca conegue correr como na marcha pesada...

Acho que é isso!!!

Opinem!

Abraços!
GUTO FERRARI
Classic Spirit 2007 - Bege Hazel
Motor VHC Flexpower GNV

Fotos:http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=31088


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Guto,

Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...

Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).

Exemplo:

M = F . d

10 = F . 1

F = 10

M = F . d

10 = F . 2

F = 5

Com relação a velocidade final (exemplo):

Roda 15” e pneu 195/50 = 15” x 25,4 + 195 x 50% x 2 = Ø 576 mm e perímetro de 1,810 m

Roda 13” e pneu 165/70 = 13” x 25,4 + 165 x 70% x 2 = Ø 561.2 mm e perímetro de 1,763 m

O motor faz os cálculos de velocidade de acordo com a rotação na roda e neste caso com a 15” teria uma pequena margem erro (em torno de 2% maior) com relação a medida da roda original 13”.

Se considerarmos a velocidade até o corte de giro, teríamos um ganho de aproximadamente 2%, porem é necessária maior força para chegar até lá! Devido o maior raio da roda é necessária maior força...

Então, em termos práticos com uma roda maior, o motor gira menos para uma mesma velocidade com a roda original, porem necessita de um maior esforço para chegar até lá....

Favor me corrija, se algo estiver errado!

VLW!!
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


GUTO FERRARI
:: Millennium ::
Mensagens: 137
Registrado em: Quinta-feira 26 2007f Abril 2007 06:44:42 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GUTO FERRARI »

Caio Bíscaro escreveu:Guto,

Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...

Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).

Exemplo:

M = F . d

10 = F . 1

F = 10

M = F . d

10 = F . 2

F = 5
Tem razão Caio!!!! Meu raciociínio estava certo, mas cometi erros conceituais.... Troquei M por F e vice versa.

A diferença é de 3% na velocidade, realmente não é tão significativa, já que os radares tem margem de erro aproximada de 8 a 10 %...

Posso dizer então, em termos teóricos, o motorista sentirá o carro mais fraco. Mas na prática, acho que estas diferenças serão imperceptíveis....
GUTO FERRARI
Classic Spirit 2007 - Bege Hazel
Motor VHC Flexpower GNV

Fotos:http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=31088


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

É exatamente essa sensação... tb esse esforço que influencia no consumo.

O negocio é calcular o perimetro da roda atual e o da roda futura e tentar deixar essa margem o mais proximo... creio que escolhendo um perfil mais resolva essa margem de 2,6% por exemplo...
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


Waldir A B Braz
:: Super ::
Mensagens: 51
Registrado em: Terça-feira 03 2004f Agosto 2004 01:43:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Waldir A B Braz »

A tabela abaixo vai sanar a sua dúvida.


Imagem

A melhor aplicação para substituir o pneu 165/70 R13 (original) é o pneu 195/50 R15 conforme mostrado na tabela.
"Chega de homenagens, eu quero o dinheiro" - Adoniran Barbosa


odominadordomundo
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Quarta-feira 01 2005f Junho 2005 10:15:05 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por odominadordomundo »

Sem sombra de duvida RODA MAIOR = VELOCIDADE MAIOR....So que o motor faz mais esforcopara girar a mesma...
retrovisor M3, Ronco nervoso,farol lente lisa mascara preta,Lampadas azuis, socado, roda do vectra, engate, milhas, som flip donw, motor 1.4 retificado e + algumas coisinhas, tá 1/2 boca


Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

Pessoal Otimo Topico, adoro Dinâmica de veículos

hehe temos fisicos e matematicos no clube.

Bom Sempre tive essas duvidas,

mas a questão é há varias variaveis para se concluir as diferenças de uma roda original com outra maior, como:

> Primeiramente lembrando que a questão aqui é sobre "tração dianteira"
>Massa total bruta do veiculo, incluindo a quantidade de passageiros, acessorios, tanque cheio etc.
> largura da roda, o atrito será maior, haverá mais massa em contato com o solo
> peso da roda, uma roda 15" pode pesar até 3x mais do as originias
>volume de ar, quanto maior a roda, maior o valume liquido no interior dos pneus, a velha teoria do nitrogenio do que ar cumprimido
>Potencia do motor, lembre da segunda lei de Newton, que podemos afirmar como a força (F) sendo igual à massa (m) multiplicada pela aceleração (a).

F = ma ou a = F/m



bom é dificil afimar as tais diferenças, a pontencia do carro é essencial, compare rodar com uma roda 15" em 1.0 e a mesma em um 2.0

agora a questão é em um Corsa 1.0 é viavel trocar as rodas originais por uma maiores e com pneus mais largos?

Devemos levar em consideração a estetica de umas rodas maiores ou o desempenho e gastos adicionais?

isso dar uma otima discursão....


abç..
Danilo :D





Imagem
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


thiago#96
:: Sport ::
Mensagens: 1007
Registrado em: Quinta-feira 10 2007f Maio 2007 04:14:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiago#96 »

Um comentário da realidade da coisa...

Antes de colocar as 17", me falavam que o carro ia ficar preso de mais.. por exemplo, saindo do farol... até o carro pegar embalo, ia demorar séculos... ai fiquei preocupado e tal.. Coloquei as 17" e não mudou praticamente nada na PRÁTICA... o carro continua com a mesma forma e com o mesmo desenvolvimento...

Já passei em vários radares em cima da velocidade permitida e nunca tomei multa...

Acho que a diferença é mais teoria do que prática!!
See ya.......

Fotos do Corsinha - http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... sc&start=0

1.0T - TSW 17" Kyalami - Molas Cangoorun - Xenon 8000k farol baixo e milha - Som - Bancos 100% couro


celouco
:: Piquet ::
Mensagens: 330
Registrado em: Segunda-feira 31 2008f Dezembro 2007 06:50:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por celouco »

aro maior perfil do pneus menor acho que da pra colocar rodas maior e continuar com o mesmo desempenho só nao da pra estrapolar. abraços


titonaespanha
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 23 2008f Dezembro 2008 02:44:01 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por titonaespanha »

GUTO FERRARI escreveu:
Caio Bíscaro escreveu:Guto,

Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...

Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).

Exemplo:

M = F . d

10 = F . 1

F = 10

M = F . d

10 = F . 2

F = 5
Tem razão Caio!!!! Meu raciociínio estava certo, mas cometi erros conceituais.... Troquei M por F e vice versa.

A diferença é de 3% na velocidade, realmente não é tão significativa, já que os radares tem margem de erro aproximada de 8 a 10 %...

Posso dizer então, em termos teóricos, o motorista sentirá o carro mais fraco. Mas na prática, acho que estas diferenças serão imperceptíveis....

Guto, voce falou q os radares tem uma margem de erro, qual é a fonte dessa informacao? Sempre escutei isso mas ninguem citou uma fonte confiavel. Quero saber para me defender em casos de multa.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”