Boa Noite pessoALL!!!
Primeiramente, não sei so tópico cabe nesta categoria, caso não caiba, peço que os moderadores o coloquem no lugar correto
Me sugiu uma dúvida interessante... Quando mudamos o tamanho da roda e/ou altura do pneu, modificamos assim a circunferência da rodagem do pneu.
Assim sendo, será que esta alteração acarreta em imprecisão dos instrumentos de navegação do carro, como Velocímetro, Odômetro, informações de consumo da TID e etc???
Vamos ao meu raciocínio: o sensor de rotação fica na caixa de marcha (é nela mesmo, não é?) e a velocidade e distância são determinadas de acordo com o número de rotações que o sensor lê na engrenagem. Acontece que um giro desta engrenagem numa roda aro 13" e um giro numa roda aro 15" serão interpretados pelo sensor como sendo uma mesma distância percorrida quando na verdade a distãncia foi maior na roda de aro 15".
Esta diferença, por menor que seja deve ser bastante significativa.... Alguém sabe qual a diferença entre os perímetros da roda? (Meçam o raio do pneu e multiplique por 6,28 assim terá o perímetro das rodas)
PONTOS POSITIVOS:
1) em rodas com raio maior do que o original do carro acarretam num registro de kilometragem menor que o real (seu carro estará mais rodado do que o exibido no odômetro e você o venderá com menos kilometragem do que ele realmente tem). Eu não vou mais comprar carro com rodão... heheheheheh
2) Maior torque: qto maior o raio, menor a força necessária para girar a roda... (alguém já testou isso em dinamômetros?) Lembrem-se do da bicicleta em marcha leve (corrente na catraca maior)
3) Menor desgaste do pneu. Quanto maior o perímetro do pneu, menor será o numero de vezes que uma "face" do pneu irá entrar em contato com o chão para uma mesma distância.
PONTOS NEGATIVOS:
1) A velocidade registrada é menor do que aquela que você realmente se encontra: cuidado com os radares... passe-os mais baixo que a velocidade determinada
2) A velocidade final será menor.... Maior torque, implica em menor velocidade angular... relembrando a bicicleta... quando maior a catraca, mais fácil fica para acelerar, subir ladeira.... mas você nunca conegue correr como na marcha pesada...
Acho que é isso!!!
Opinem!
Abraços!
[DÚVIDA] Tamanho da roda influência na velocidade no odometro ???
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[DÚVIDA] Tamanho da roda influência na velocidade no odometro ???
GUTO FERRARI
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Guto,
Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...
Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).
Exemplo:
M = F . d
10 = F . 1
F = 10
M = F . d
10 = F . 2
F = 5
Com relação a velocidade final (exemplo):
Roda 15” e pneu 195/50 = 15” x 25,4 + 195 x 50% x 2 = Ø 576 mm e perímetro de 1,810 m
Roda 13” e pneu 165/70 = 13” x 25,4 + 165 x 70% x 2 = Ø 561.2 mm e perímetro de 1,763 m
O motor faz os cálculos de velocidade de acordo com a rotação na roda e neste caso com a 15” teria uma pequena margem erro (em torno de 2% maior) com relação a medida da roda original 13”.
Se considerarmos a velocidade até o corte de giro, teríamos um ganho de aproximadamente 2%, porem é necessária maior força para chegar até lá! Devido o maior raio da roda é necessária maior força...
Então, em termos práticos com uma roda maior, o motor gira menos para uma mesma velocidade com a roda original, porem necessita de um maior esforço para chegar até lá....
Favor me corrija, se algo estiver errado!
VLW!!
Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...
Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).
Exemplo:
M = F . d
10 = F . 1
F = 10
M = F . d
10 = F . 2
F = 5
Com relação a velocidade final (exemplo):
Roda 15” e pneu 195/50 = 15” x 25,4 + 195 x 50% x 2 = Ø 576 mm e perímetro de 1,810 m
Roda 13” e pneu 165/70 = 13” x 25,4 + 165 x 70% x 2 = Ø 561.2 mm e perímetro de 1,763 m
O motor faz os cálculos de velocidade de acordo com a rotação na roda e neste caso com a 15” teria uma pequena margem erro (em torno de 2% maior) com relação a medida da roda original 13”.
Se considerarmos a velocidade até o corte de giro, teríamos um ganho de aproximadamente 2%, porem é necessária maior força para chegar até lá! Devido o maior raio da roda é necessária maior força...
Então, em termos práticos com uma roda maior, o motor gira menos para uma mesma velocidade com a roda original, porem necessita de um maior esforço para chegar até lá....
Favor me corrija, se algo estiver errado!
VLW!!
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!
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Tem razão Caio!!!! Meu raciociínio estava certo, mas cometi erros conceituais.... Troquei M por F e vice versa.Caio Bíscaro escreveu:Guto,
Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...
Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).
Exemplo:
M = F . d
10 = F . 1
F = 10
M = F . d
10 = F . 2
F = 5
A diferença é de 3% na velocidade, realmente não é tão significativa, já que os radares tem margem de erro aproximada de 8 a 10 %...
Posso dizer então, em termos teóricos, o motorista sentirá o carro mais fraco. Mas na prática, acho que estas diferenças serão imperceptíveis....
GUTO FERRARI
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É exatamente essa sensação... tb esse esforço que influencia no consumo.
O negocio é calcular o perimetro da roda atual e o da roda futura e tentar deixar essa margem o mais proximo... creio que escolhendo um perfil mais resolva essa margem de 2,6% por exemplo...
O negocio é calcular o perimetro da roda atual e o da roda futura e tentar deixar essa margem o mais proximo... creio que escolhendo um perfil mais resolva essa margem de 2,6% por exemplo...
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!
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Sem sombra de duvida RODA MAIOR = VELOCIDADE MAIOR....So que o motor faz mais esforcopara girar a mesma...
retrovisor M3, Ronco nervoso,farol lente lisa mascara preta,Lampadas azuis, socado, roda do vectra, engate, milhas, som flip donw, motor 1.4 retificado e + algumas coisinhas, tá 1/2 boca
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Pessoal Otimo Topico, adoro Dinâmica de veículos
hehe temos fisicos e matematicos no clube.
Bom Sempre tive essas duvidas,
mas a questão é há varias variaveis para se concluir as diferenças de uma roda original com outra maior, como:
> Primeiramente lembrando que a questão aqui é sobre "tração dianteira"
>Massa total bruta do veiculo, incluindo a quantidade de passageiros, acessorios, tanque cheio etc.
> largura da roda, o atrito será maior, haverá mais massa em contato com o solo
> peso da roda, uma roda 15" pode pesar até 3x mais do as originias
>volume de ar, quanto maior a roda, maior o valume liquido no interior dos pneus, a velha teoria do nitrogenio do que ar cumprimido
>Potencia do motor, lembre da segunda lei de Newton, que podemos afirmar como a força (F) sendo igual à massa multiplicada pela aceleração (a).
F = ma ou a = F/m
bom é dificil afimar as tais diferenças, a pontencia do carro é essencial, compare rodar com uma roda 15" em 1.0 e a mesma em um 2.0
agora a questão é em um Corsa 1.0 é viavel trocar as rodas originais por uma maiores e com pneus mais largos?
Devemos levar em consideração a estetica de umas rodas maiores ou o desempenho e gastos adicionais?
isso dar uma otima discursão....
abç..
Danilo
hehe temos fisicos e matematicos no clube.
Bom Sempre tive essas duvidas,
mas a questão é há varias variaveis para se concluir as diferenças de uma roda original com outra maior, como:
> Primeiramente lembrando que a questão aqui é sobre "tração dianteira"
>Massa total bruta do veiculo, incluindo a quantidade de passageiros, acessorios, tanque cheio etc.
> largura da roda, o atrito será maior, haverá mais massa em contato com o solo
> peso da roda, uma roda 15" pode pesar até 3x mais do as originias
>volume de ar, quanto maior a roda, maior o valume liquido no interior dos pneus, a velha teoria do nitrogenio do que ar cumprimido
>Potencia do motor, lembre da segunda lei de Newton, que podemos afirmar como a força (F) sendo igual à massa multiplicada pela aceleração (a).
F = ma ou a = F/m
bom é dificil afimar as tais diferenças, a pontencia do carro é essencial, compare rodar com uma roda 15" em 1.0 e a mesma em um 2.0
agora a questão é em um Corsa 1.0 é viavel trocar as rodas originais por uma maiores e com pneus mais largos?
Devemos levar em consideração a estetica de umas rodas maiores ou o desempenho e gastos adicionais?
isso dar uma otima discursão....
abç..
Danilo
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
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Um comentário da realidade da coisa...
Antes de colocar as 17", me falavam que o carro ia ficar preso de mais.. por exemplo, saindo do farol... até o carro pegar embalo, ia demorar séculos... ai fiquei preocupado e tal.. Coloquei as 17" e não mudou praticamente nada na PRÁTICA... o carro continua com a mesma forma e com o mesmo desenvolvimento...
Já passei em vários radares em cima da velocidade permitida e nunca tomei multa...
Acho que a diferença é mais teoria do que prática!!
Antes de colocar as 17", me falavam que o carro ia ficar preso de mais.. por exemplo, saindo do farol... até o carro pegar embalo, ia demorar séculos... ai fiquei preocupado e tal.. Coloquei as 17" e não mudou praticamente nada na PRÁTICA... o carro continua com a mesma forma e com o mesmo desenvolvimento...
Já passei em vários radares em cima da velocidade permitida e nunca tomei multa...
Acho que a diferença é mais teoria do que prática!!
See ya.......
Fotos do Corsinha - http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... sc&start=0
1.0T - TSW 17" Kyalami - Molas Cangoorun - Xenon 8000k farol baixo e milha - Som - Bancos 100% couro
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aro maior perfil do pneus menor acho que da pra colocar rodas maior e continuar com o mesmo desempenho só nao da pra estrapolar. abraços
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GUTO FERRARI escreveu:Tem razão Caio!!!! Meu raciociínio estava certo, mas cometi erros conceituais.... Troquei M por F e vice versa.Caio Bíscaro escreveu:Guto,
Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...
Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).
Exemplo:
M = F . d
10 = F . 1
F = 10
M = F . d
10 = F . 2
F = 5
A diferença é de 3% na velocidade, realmente não é tão significativa, já que os radares tem margem de erro aproximada de 8 a 10 %...
Posso dizer então, em termos teóricos, o motorista sentirá o carro mais fraco. Mas na prática, acho que estas diferenças serão imperceptíveis....
Guto, voce falou q os radares tem uma margem de erro, qual é a fonte dessa informacao? Sempre escutei isso mas ninguem citou uma fonte confiavel. Quero saber para me defender em casos de multa.
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