Colega; na própria multa vem um campo descrito como velocidade aferida e outro com velocidade real ou apresentada.titonaespanha escreveu:GUTO FERRARI escreveu:Tem razão Caio!!!! Meu raciociínio estava certo, mas cometi erros conceituais.... Troquei M por F e vice versa.Caio Bíscaro escreveu:Guto,
Como exemplo pratico da alteração do perímetro da roda, temos aquela velha brincadeira do barbante (ou linha qualquer) com algo preso na ponta e quando se tenta girar essa linha com a massa na ponta, quanto maior a distancia até a massa, mais será a força necessária para girar aquilo...
Quanto maior a distância (raio da roda), menor será a força resultante do torque gerado pelo motor (o torque gerado pelo motor não sofre alteração).
Exemplo:
M = F . d
10 = F . 1
F = 10
M = F . d
10 = F . 2
F = 5
A diferença é de 3% na velocidade, realmente não é tão significativa, já que os radares tem margem de erro aproximada de 8 a 10 %...
Posso dizer então, em termos teóricos, o motorista sentirá o carro mais fraco. Mas na prática, acho que estas diferenças serão imperceptíveis....
Guto, voce falou q os radares tem uma margem de erro, qual é a fonte dessa informacao? Sempre escutei isso mas ninguem citou uma fonte confiavel. Quero saber para me defender em casos de multa.
Pode ver que há uma diferença entre estes números; ou seja quando vc passa a 105 no radar; ele te fotografa porque vc estava a 105 onde o limite é 100. Só que 105 menos 7% (que é a tolerancia da maior parte dos radares hoje - e a gente sempre pensa que é 10% e esses 3% nos "ferram") dá uma velocidade menor que 100 (97 e uns quebrados); então normalmente nem te mandam a multa; já se vc passar a 108; considerando menos 7% dá 100,44 enão tchau; com certeza a máquina de multas vai te pegar....
É isto que eu quando recorri de uma multa ouvi do delegado da Ciretran aqui de Araraquara...
Abços!