Pneus - Diferenças de tipos e Dicas

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
TopsMan
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Segunda-feira 06 2007f Agosto 2007 01:01:50 PM
Localização: Monte Carmelo - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Pneus - Diferenças de tipos e Dicas

Mensagem por TopsMan »

ImagemImagem

A estrutura básica de um pneu é constituída por banda de rodagem, carcaça, talão e costado

Rodagem

A banda de rodagem é a única parte do pneu que toca diretamente o solo, proporcionando tração, frenagem, baixa resistência ao rolamento, dirigibilidade, conforto e resistência ao desgaste.


LONAS
A carcaça é à parte do pneu popularmente chamada de esqueleto composta de uma ou mais lonas.
As funções principais da carcaça são:
• Transmitir as forças motrizes do veículo.
• Evitar a perda de pressão de ar.


TALÕES

O talão é um feixe inelástico, mas flexível de arames isolados com borracha.
O talão tem como funções principais:
• Fixar o pneu no aro
• Evitar seu deslizamento longitudinal no aro.

PAREDE LATERAL

O costado é a parte mais fina do pneu situado entre o talão e a banda de rodagem.
As principais funções do costado são:
• Proteger a carcaça contra impactos e
fricções laterais
• Garantir a sustentação e maciez do pneu
• Dissipar o calor originado pela flexão
• Resistir às condições do tempo (atmosféricas) e a decomposição química.


Rodízio de Pneus.

Para que todos pneus tenham um desgaste uniforme, gerada economia e prevenindo problemas futuros de seguranças, deve-se fazer o rodízio dos mesmos a cada 5000 Km.


Pressão dos Pneus

Pneus com pressão acima ou abaixo da recomendada, sofrem desgastes e fadiga dos materiais que o compõem, comprometendo sua durabilidade e segurança. Tanto a baixa pressão como a alta pressão dos pneus, causam instabilidade nas curvas e não aderência em pistas molhadas, além do risco de esgarçar ou estourar.

Sobrecarga

A Sobrecarga se dá quando o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado, comprometendo a quilometragem do mesmo e aumentando os risco de estouro ou alterações estruturais importantes.

Limite de Segurança

É importante obedecer ao limite de segurança no desgaste natural do pneu em sua banda de rodagem, que não deve ter menos de 1,6 mm de profundidade nos sulcos, conforme norma do Contran.

VOCÊ SABIA ?

Que as molas da suspensão do veículo são vitais para sua segurança? Que todo componente de suspensão é considerado item de segurança? No caso das molas helicoidais, não poderia ser diferente, pois elas garantem a altura do veículo e absorvem os impactos provocados por buracos e irregularidades do piso.

IMPORTANTE!
O equilíbrio e a estabilidade do veículo em curvas ou freadas, estão sujeitos ao bom funcionamento do conjunto mola e amortecedor. Aconselhamos substituir as molas a cada troca de amortecedores; este procedimento garante o bom desempenho da suspensão e maior durabilidade dos amortecedores.

SEUS PNEUS SEMPRE TEM BOA ADERÊNCIA?
A maioria das pessoas acredita que os amortecedores afetam somente o conforto ao dirigir. O propósito principal dos amortecedores é, na verdade, suavizar o contato entre o pneu e o solo. Amortecedores gastos podem levar seu veículo a perder contato com o solo, afetando tanto o controle de direção quanto à frenagem.

FREIOS! PARA QUE SERVE ?

Cuidados com os freios de seu carro
· Evitar freadas com arrasto.

· Não trafegar com o veículo com o freio de estacionamento acionado.

· Verificar nível do fluído de freio no reservatório substituindo-o a cada 10.000 km ou anualmente.

· Fazer revisão preventiva toda vez que a luz de advertência permanecer acesa, ou sempre que perceber qualquer irregularidade.

Fazer revisões no sistema de freio a cada 10.000 km.


Freios ABS ?

Freio ABS (Antilock Brake Systems) desenvolvido com tecnologia moderna é um sistema de frenagem que evita o bloqueio instantâneo das rodas melhorando a dirigibilidade quando se necessita, mesmo sendo utilizado em solo irregular ou em condições inseguras (pistas molhadas, resíduas de óleo).



ALINHAMENTO DE DIREÇÃO ?

Desvios mecânicos provocam desgastes prematuros de pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro.

Deve-se alinhar os veículos quando:
* o veículo sofrer fortes impactos na suspensão.
* o veículo estiver instável, com tendência a puxar para um lado ou outro.
* forem substituídos alguns componentes da suspenção.
* da troca de pneus.
* os pneus apresentarem desgastes irregulares, causados pelo câmber, caster, convergência e divergência e inclinação da junta.

Quando fazer o alinhamento/geometria:

Recomenda-se fazer o alinhamento/geometria a cada 10.000Km.

O que pode causar o desalinhamento do veículo:

Impacto em buracos, guias etc.
Desgaste dos componentes da suspensão
Substituição dos componentes da suspensão.

Convergência
Imagem


Divergência

Imagem


Cambagem

Imagem



BALANCEAMENTO DAS RODAS ?

O balanceamento das rodas deve ser feito para que possamos ter conforto e segurança. Todas as rodas que compõem o veículo devem ser balanceados quando:

* da troca de pneus.
* do conserto de algum pneu.
* do aparecimento de vibrações.

O desbalanceamento causa:

* perda de tração.
* perda de estabilidade.
* desconforto ao dirigir.
* desgaste mais acentuado dos rolamentos dos terminais de direção, amortecedores e rolamentos.
* durabilidade menor provocando um desgaste mais acentuado em um determinado ponto do pneu.

Quando Balancear


Normalmente, a cada 10.000 km rodados (à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso). Entretanto, notando alguma irregularidade, mande testar o balanceamento. A PNEUZERO faz para você .





PNEU DIAGONAL OU RADIAL ?

DIAGONAL OU CONVENCIONAL

Sua estrutura é constituída de lonas têxteis, cruzadas entre si, cujos cordonéis
formam ângulos que, com o carro em movimento, variam em função das deformações do percurso.

RADIAL

O pneu radial, dada a característica de disposição das lonas e a adição de cintas
estabilizadoras, reduz ao mínimo a movimentação interna do pneu. Por isto, proporciona maior quilometragem, reduz no consumo de combustível, maior tração e capacidade de drenagem, respostas mais rápidas ao volante, maior resistência a impactos e furos e melhor controle em curvas. Por estes benefícios somados, ele é mais seguro.

PNEUS COM OU SEM CÂMARAS ?

PNEUS COM CÂMARA E SEM CÂMARA

Externamente são iguais. A diferença está na parte interna: no sem câmara, há um revestimento de borracha especial que garante a perfeita vedação do ar sob pressão. O aro deve permitir o perfeito assentamento dos talões do pneu de encontro aos assentos cônicos e flanges. A válvula para o enchimento do pneu é posta no furo do aro.

VANTAGENS DE USO DE PNEU SEM CÂMARA

Além da simplicidade nas operações de montagem e desmontagem, quando um pneu sem câmara é perfurado, como a válvula é fixada no aro e não sofre qualquer retração por casião do furo, o ar só tem como alternativa escapar pelo próprio orifício do furo e o vazamento se faz de forma bastante lenta. No caso do pneu com câmara, a câmara se esvazia instantaneamente e o ar escapa pelo orifício da válvula, no aro. É incorreto, pois, pensar que a colocação de uma câmara num pneu para uso sem câmara possa produzir qualquer segurança adicional. Sendo mais seguro, o pneu sem câmara roda mais frio e traz uma vantagem de durabilidade.

QUANDO TROCAR OS PNEUS ???

Através da Resolução 558/80, de 15 de abril de 1980, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM) estabeleceu em seu art. 4º que fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneus cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6mm.

Sendo assim todos os pneus para automóveis, camionetas, caminhões e ônibus são dotados de 4 a 8 fileiras transversais de indicadores de desgaste de banda de rodagem (saliências no fundo do desenho), espaçadas com uniformidade através da circunferência do pneu, que permitem verificar quando o pneu atingiu o limite de desgaste da banda de rodagem, ou seja, 1,6 mm. de profundidade remanescente.

Nos pontos onde localizam-se estes indicadores existem na região do ombro da rodagem as siglas T.W.I. (Tread Wear Indicators).

Os pneus com menos de 1,6 mm de resíduo de desenho na banda de rodagem deixam muito a desejar em termos de aderência, principalmente em piso molhado e por esta razão devem ser substituídos por outros novos para a continuidade do rodar com segurança.

Em caso de dúvida, procure um Revendedor Oficial Pirelli para que ele faça uma verificação gratuita dos seus pneus.




ALEM DE PERIGOSO É DISPERDÍCIO



Os pneus possuem uma capacidade de carga constante na sua marcação.
Esta capacidade de carga não deve ser ultrapassada.
Um pneu sobrecarregado em 20% tem uma baixa no seu rendimento por quilômetro em volta de 30%.




Quem cuida, ganha em economia e segurança
• Evite dirigir em alta velocidade: A alta velocidade provoca um flexionamento excessivo da carcaça resultando em superaquecimento dos pneus, aumentando o desgaste da banda de rodagem.

• Evite fazer curvas em velocidade: isto força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos mesmos.

• Evite freadas ou arrancadas bruscas: esta prática provoca o aparecimento de desgastes irregular e acelerado na banda de rodagem do pneu.

• Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade: esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem com quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.

• Evite roçar os pneus no meio-fio: o atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio podem provocar separações e arrancamentos nessa área.


fONTES: http://www.pneuzero.com.br/dicas.htm
WWW.BSCOLWAY.COM.BR
WWW.PIRELLI.COM.BR[/img]


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”