RASPA OU NÃO RASPA?? TABELA DE RODAS E PNEUS PARA CONSULTA

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
Avatar do usuário
resancru
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 12 2006f Outubro 2006 08:06:35 PM
Localização: Botucatu - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

RASPA OU NÃO RASPA?? TABELA DE RODAS E PNEUS PARA CONSULTA

Mensagem por resancru »

achei esse tutorial no celta clube, achei muito bom e acredito que vai sanar muitas duvidas

Esse é um tutorial que vi explicar sobre as rodas RASPAREM no paralamas ou não!!!

Incialmente, para que agente sabia se vai raspar ou não, existem DIVERSOS FATORES.... Depende basicamente de 3 cosias:

** MODELO DA RODA E ARO
** MODELO DO PNEU
** ALTURA DA SUSPENSÃO DO CARRO


Cada Roda tem diversas medidas.. existem 3 medidas importantes:

OFFSET : O quanto a roda é "pra fora" ou "pra dentro"
TALA: A largura da roda em polegadas
ARO: O Tamanho da RODA em polegadas

Então vamos a tabela:


Inicialmente veja se o seu PNEU está entre os corretos para o CELTA:


ARO 14 PNEU INDICADO: 185/60 ou 185/55
** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!

ARO 15 PNEU INDICADO: 195/50 OU 195/45 OU 185/55
** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!

ARO 16 PNEU INDICADO: 195/45
** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!

ARO 17 PNEU INDICADO: 195/45 ( existe da marca yokohama ) ou 205/40
** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!


Após verificar os pneus, vamos verificar as rodas...


PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIA NENHUMA ADAPTAÇÃO NOS PARALAMAS DO CARRO QUAL RODA 15 EU POSSO COLOCAR??

Resposta: Apenas as rodas ORIGINAIS da Chevrolet... Cujo OFFSET é 49 e tala é 6 , com essas rodas originais vc pode lotar o carro de nego dentro que não vai raspar...

Com essas rodas também vc pode REBAIXAR o carro que também não vai raspar ( ao menos que você queira SOCAR o carro no chão... )



TABELA DE RODAS ARO 15
OFF SET 46 A 49 TALA 6 --- Não vai raspar, nada, pode até dar uma rebaixada no carro que não vai raspar... tranquilasso

OFFSET 41 A 45 TALA 6 OU 6,5 -- Se o carro tiver suspensão original, ele não vai raspar, ao menos que vc coloque muita gente atrás.... RECOMENDAMOS uma LIXADA nos paralamas traseiros para acabar com os problemas... Lixando bem o paralama traseiro vc pode rebaixar o carro que não vai raspar ( não vai socar no chão hein... se vc quiser socar no chão. vai ter que ALARGAR E REBATER OS PARALAMAS )

Sobre a LIXADA no paralama.. leia o tópico: http://www.celtaclub.com/index.php?showtopic=87

OFF SET 38 a 40 tala 6,5 ou 7 - Vai raspar ..Se vc tiver suspensão original, vc pode resolver lixando os paralamas traseiros.. mais ainda corre o risco de raspar na FRENTE... hahahaha.. SE FOR REBAIXAR .... o máximo que vc vai poder fazer é deixar 1 dedo entre o paralama e o pneu... e vc vai ter que ALARGAR E REBATER os PARALAMAS bastante e ainda vai correr o risco de raspar quando encher o carro de gente...

Sobre REBATER E ALARGAR os PARALAMAS: http://www.celtaclub.com/index.php?showtopic=34130

OFFSET ABAIXO DE 38 E TALA ACIMA DE 6,5 - Esquece.. compre outra roda pro Celta, mandar dar um passe na roda, e mesmo assim manda rebater e alargar os paralamas... senta e chora...


TABELA DE RODAS ARO 16
Falou em aro 16, o pneu tem que ser 195/45, no máximo 195/50, acho que existe 185/50.

OFF SET 46 A 49 TALA 6 --- Não vai raspar, nada, ... se você quiser rebaixar , já começa a correr o risco de raspar... mais nada que uma boa lixada no paralama traseiro resolva wink.gif

OFFSET 41 A 45 TALA 6 OU 6,5 -- Se o carro tiver suspensão original, ele não vai raspar, ao menos que vc coloque muita gente atrás.... RECOMENDAMOS uma LIXADA nos paralamas traseiros para acabar com os problemas... Agora.. se você foi rebaixar.. vai precisar de sorte...Lixando bem o paralama traseiro pode resolver os problemas.. se não resolver....vai ter que ALARGAR E REBATER OS PARALAMAS )

OFF SET 38 a 40 tala 6,5 ou 7 - Vai raspar ..Se vc tiver suspensão original, vc pode resolver lixando os paralamas traseiros.. mais corre o risco de raspar na FRENTE... hahahaha.. SE FOR REBAIXAR .... o máximo que vc vai poder fazer é deixar 1 dedo entre o paralama e o pneu... e vc vai ter que ALARGAR E REBATER os PARALAMAS bastante e ainda vai correr o risco de raspar quando encher o carro de gente...

OFFSET ABAIXO DE 38 E TALA ACIMA DE 6,5 - Esquece.. NEM TENTA.. aro 16 assim vai te dar mais dor de cabeça do que felicidades


TABELA DE RODAS ARO 17
Falou em aro 17, o pneu tem que ser 195/45, no máximo 205/40, com o 205/45 vc vai ter dor de cabeça


OFF SET 46 A 49 TALA 6 --- Essa roda nessa medidas 17 é raridade. só as originais GM.. mas geralmente elas são 5 furos.. mas se um dia vc achar uma nessas medidas não vai raspar,mas, se você quiser rebaixar , já começa a correr o risco de raspar... mais nada que uma boa lixada no paralama traseiro resolva wink.gif

OFFSET 41 A 45 TALA 6 OU 6,5 -- Se o carro tiver suspensão original, ele não vai raspar, ao menos que vc coloque muita gente atrás.... RECOMENDAMOS uma LIXADA nos paralamas traseiros para acabar com os problemas... Agora.. se você foi rebaixar.. vai ter que ALARGAR E REBATER OS PARALAMAS )

OFF SET 38 a 40 tala 6,5 ou 7 - Prepare-se por que vai raspar . Com suspensão orginal, vai pegar na frente em solcavancos e vai raspar atrás ...... Esqueça a idéia de Socar o carro no chão.. o máximo que vc vai poder fazer é deixar 1 dedo entre o paralama e o pneu... COM CERTEZA vc vai ter que ALARGAR E REBATER os PARALAMAS bastante e ainda vai correr o risco de raspar quando encher o carro de gente...


OFFSET ABAIXO DE 38 E TALA ACIMA DE 6,5 - Esquece.. NEM TENTA.. aro 17 assim vai te dar mais dor de cabeça do que felicidades


Adriano CP
:: GLS ::
Mensagens: 1848
Registrado em: Quarta-feira 10 2004f Novembro 2004 10:33:24 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Adriano CP »

Parabens RESANCRU otimo instrutivo, creio que vai ajudar muita gente que quer por rodas e tem medo de raspar.

Abs a todos.
Bomba Flex & Chip Potencia/Alcool - adrianonano@ig.com.br


Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4561
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm »

Muito bom mesmo...

Boa dica!!!

Fl.w


pide
:: Classic ::
Mensagens: 1447
Registrado em: Quarta-feira 25 2005f Maio 2005 06:33:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por pide »

otimo topico
parabens
vai sanar a duvida de mta gente


Avatar do usuário
ferdocorsa
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Quarta-feira 18 2006f Outubro 2006 01:57:42 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ferdocorsa »

meu amigo me desculpe a minha ignorancia, oq é o offset pra vc????


possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

ferdocorsa escreveu:meu amigo me desculpe a minha ignorancia, oq é o offset pra vc????
Bem.. Não sei se a pergunta foi expressamente pra ele, mais respondendo:

OFFSET é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As rodas podem ter: OFFSET POSITIVO (quando a diferença é maior do que zero). A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática significa que quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. OFFSET ZERO OFFSET NEGATIVO (quando a diferença é menor do que zero). A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para fora ficará a roda. As medições de OFFSET estão convencionadas em milímetros.
Imagem
Retirado do Site de Rodas SCORRO.

Resumindo, seria se o centro da roda (a parte onde vai os parafusos) fica mais pra dentro ou pra fora do centro da roda no geral. Isto é roda com Offset positivo, fica com a roda mais pra fora do que com offset negativo.




Sobre o tópico. Parabéns, muito boa as dicas, apesar de eu achar meio genérico, pois acredito que varia um pouco de carro pra carro. No meu pode servir no seu não. :wink: Apenas minha opinião. Lembrando que somos brasilieiro, e sempre damos um jeitinho.
Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem


mcx
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 20 2008f Abril 2008 02:39:40 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mcx »

Pessoal to com problema serio, a roda ta raspando mto. Tenho roda 15 Scorro com off set correto e pneus 195/50, mas ta raspando atras. Mandei dar um passesinho nas rodas traseiras, melhorou mas nao resolveu.
Tenho um corsa classic.
O que posso fazer???
Preciso de ajuda!

Já li algumas coisas como alargar os paralamas mas nao sei se resolve...

abrs.
Maurício>>>
Classic Preto, em fase de melhorias!


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

mcr escreveu:Pessoal to com problema serio, a roda ta raspando mto. Tenho roda 15 Scorro com off set correto e pneus 195/50, mas ta raspando atras. Mandei dar um passesinho nas rodas traseiras, melhorou mas nao resolveu.
Tenho um corsa classic.
O que posso fazer???
Preciso de ajuda!

Já li algumas coisas como alargar os paralamas mas nao sei se resolve...

abrs.
Cara

Rodas da Scorro normalmente tem o Offset 38, raros os modelos que tem o offset 43. Ai deve estra o problema! mas tenta rebater os paralamas e lixar os parafusos internos da moldura de plástico que já deve resolver!!

abarços!!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”