PNEUS - Tudo Sobre

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
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Alemão.GSi
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PNEUS - Tudo Sobre

Mensagem por Alemão.GSi »

PNEUS - Tudo Sobre

Bom, como sempre surgem tópicos perguntando sobre propriedades dos pneus, qual o pneu mais indicado, qual a melhor relação Custo x Benefício, eu decidi fazer aqui um tópico que tem o objetivo de esclarecer dúvidas.

Que ele sirva para consultas futuras de membros do Corsa Clube quando surgir a necessidade de trocar os pneus do carros, mostrar quais as propriedades de cada pneu, como saber reconhecê-las e assim auxiliar uma boa compra.

Então vamos começar do começo...



Como e de que são feitos os Pneus?

Os pneus tem diversas matérias-primas, mas cerca de 40% de seu peso total se deve a borracha. A borracha usada se divide em dois tipos: A Natural, proveniente da seringueira, e a Sintética, que pode ser um derivado do petróleo ou do gás natural. Cerca de 2/3 de toda a borracha sintética produzida no mundo são usados para a produção de pneus.

Além da borracha, outras matérias-primas para a produção do pneu são: O Negro de Carbono (ou Negro de Fumo), Fibras orgânicas (Nylon ou Poliéster), Arames de aço, outros derivados do petróleo e alguns outros compostos químicos.

O Negro de Carbono tem a função de deixar o pneu mais resistente e aumentar seu desempenho.

É justamente o composto usado para a fabricação dos pneus que vai determinar suas propriedades, e indicar seu uso mais adequado.

A composição média de um pneu de carro consiste em: 48% de borracha, 22% de Negro de Carbono, 15% de aço, 5% de Nylon, e os outros 10% dos outras matérias e aditivos.

O pneu é montado após a mistura da borracha com os outros materias numa maquina chamada Misturadora de Banburry.

Monta-se o pneu na seguinte ordem: perfil interno (innerliner), lona e cintas de poliéster e aço, fios de aço revestidos de bronze, banda de rodagem e paredes laterais. Após montado, o pneu deve ser curado, pelo processo de vulcanização, que pressiona o pneu contra um molde à temperatura média de 150 graus, para que todos os componentes se liguem.



Estrutura do Pneu:

A estrutura do pneu é dividida da seguinte forma:


Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;

Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;

Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;

Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo;

Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

Nervura central: proporciona um contato "circunferencial" do pneu com o solo.



Principais medidas a serem observadas nos pneus:

Para realizar a compra de pneus para seu carro, você deve observar as seguintes medidas:

- Diâmetro do aro (número em polegadas, que deve ser igual ao da roda).
- Largura do Pneu (medida em milímetros).
- Relação Altura x Largura
- Construção (se é radial, ou diagaonal)

Segue abaixo instruções para saber como reconhecer cada um dos itens descritos.



Como ler um pneu?

Para saber se determinado pneu é ou não ideal para você e seu carro, basta saber fazer a leitura do pneu. Vamos lá:

- Em um pneu com a seguinte descrição: P 215 / 65 R15 89H

OS NÚMEROS E CÓDIGOS SIGNIFICAM O SEGUINTE:

"P" - Tipo de pneus
Define a utilização correcta do pneu. P significa que é um pneu para veículos de passageiros. LT significa que é para camionetas.

"215" - Largura do pneu
A largura do pneu é medida em milímetros, de um flanco ao outro. Este pneu tem uma largura de 215 milímetros.

"65" - Relação largura/altura
Relação entre a altura e a largura da secção transversal do pneu. 65 significa que a altura é igual a 65% da largura do pneu.

"R" - Construção
Indica como o pneu foi fabricado. "R" significa radial, denominando a carcaça. As telas são camadas de tecido que constituem a carcaça do pneu e que o atravessam radialmente, de talão a talão. Um "B" indica que o pneu é de construção diagonal, ou seja, a carcaça atravessa o pneu diagonalmente, de talão a talão, alternando as telas de tecido de direcção, de modo a se reforçarem uma à outra. O mais indicado e usado em carros de passei é o pneu com construção radial.

"15" - Diâmetro da roda
A largura da roda de um extremo ao outro. Esta roda tem um diâmetro de 15 polegadas.

"89" - Índice de carga
Indica a carga máxima, em libras, que um pneu pode suportar quando tem a pressão correcta. Não obrigatoriamente deve vir escrita no pneu, e nesse caso, a carga máxima é de 82 libras.

"H" - Índice de velocidade
Indica a velocidade de utilização máxima de um pneu. H indica que o pneu tem uma velocidade de utilização máxima de 130 mph (210km/h). Tenha em atenção que este índice diz apenas respeito à capacidade de velocidade do pneu, NÃO sendo uma recomendação para exceder os limites de velocidade máxima impostos por lei. Conduza sempre dentro dos limites de velocidade permitidos.


Existem também outras siglas usadas na nomenclatura dos pneus, como:

DOT:
Significa que o pneu está em conformidade com todas as normas de segurança aplicáveis, estipuladas pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Junto a esta indicação encontra-se a identificação ou número de série do pneu, que consiste numa combinação de números e letras, com um máximo de 12 dígitos.

UTQG
Significa Uniform Tire Quality Grading, um sistema de classificação da qualidade desenvolvido pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT).



E quais são os indicadores de velocidade máxima do pneu?

Bom, a título de curiosidade, é interessante saber quais são as letras que indicam quais as velocidades máximas dos pneus. São as seguintes:

F - 80 km/h
G - 90 km/h
J - 100 km/h
K - 110 km/h
L - 120 km/h
M - 130 km/h
N - 140 km/h
Q - 160 km/h
R - 170 km/h
S - 180 km/h
T - 190 km/h
U - 200 km/h
H - 210 km/h
V - 240 km/h
W - 270 km/h
Y - 300 km/h
ZR - acima de 240 km/h

No Brasil são comuns: R, S, T, ZR.



Aplicações dos Pneus:

Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo:

PNEUS DE ALTA PERFORMANCE:
Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Como são feitos para altas velocidades, o que requer pistas lisas, sem buracos e bem projetadas (diferentes das nossas!) costumam oferecer menos corforto que pneus com perfis maiores. Pneus com perfil baixo, especialmente abaixo de 40, costumam "copiar" o asfalto, dando muita segurança ao conduzir o veículo.

PNEUS CONVENCIONAIS:
São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade.

PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO):
São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem.

PNEUS OFF ROAD:
São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem.



Desgaste dos pneus e segurança ao dirigir:

Os pneus são a única parte do carro que tem o contato direto com o piso. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho melhor e seguro, os pneus devem estar com a pressão indicada pelo fabricante, profundidade dos sulcos adequada e o alinhamento e balanceamento das rodas corretos.
Verificar os pneus regularmente é uma etapa importante para garantir sua segurança . O ideal é fazer uma inspeção semanal nos pneus.

A falta de manutenção nos pneus pode levar ao desgaste prematuro e também à problemas mais sérios como um estouro. Outros fatôres podem também afetar o desgaste do pneu. Peças gastas da suspensão e a falta de alinhamento do veículo tem um papel direto no desempenho do pneu.
Saiba reconhecer os principais sintomas de problemas com os pneus através da análise do desgaste dos mesmos:

- PRESSÃO ALTA:
Desgaste no centro do pneu. Pressão maior do a recomendada faz com que somente a seção central do pneu toque no piso.

- PRESSÃO BAIXA:
Desgaste em ambas as bordas do pneu Pressão menosr do que a indicada faz com que os lados do pneu cedam e a parte central da banda de rodagem perde contato com o piso.

- Desgaste em uma borda do pneu:
As rodas podem estar desalinhadas.

Desgaste irregular:
Pode significar que as rodas estão desbalanceadas, ou que os amortecedores necessitam de substituição.



Alguns problemas comuns também interferem na vida útil dos pneus e afetam a sua segurança:

RUÍDO INCOMUM, VIBRAÇÃO OU BATIDA:
Pode indicar uma cinta radial separada, roda desbalanceada ou pneu mal montado

VOLANTE PUXA PARA UM LADO:
Pode indicar diferença de pressão entre os pneus, cinta radial separada ou desalinhamento das rodas.



Cuidados com os Pneus:

Para prolongar a vida de seus pneus, verifique a pressão uma vez por semana. Você pode fazê-lo nos postos de gasolina mas, o ideal é que você faça a medição antes de rodar com o veículo enquanto os pneus estiverem FRIOS. A pressão recomendada pelo fabricante é para pneus FRIOS.

Medir a pressão com os pneus quentes pode resultar em diferenças de até 5 PSI.

Veja a pressão de ar recomendada pelo fabricante do veículo na coluna da porta do motorista, dentro do porta luvas ou manual do fabricante do pneu e obedeça sempre a pressão máxima indicada nos pneus. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for trafegar com o veículo carregado. Geralmente o manual também indica a pressão ideal para quando o carro estiver carregado.

Em condições normais, um pneu pode perder até 1 libra de pressão por mês. Mais do que isso pode indicar algum problema como furo ou vazamento de ar.


Também é altamente recomendado, alguns procedimentos simples, rápidos e baratos, que vão extender ainda mais sua segurança, e a durabilidade dos pneus do carro. São eles:

- Rodízio dos Pneus:
Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos trabalham com cargas, esterçamento e frenagens diferentes ocasionando desgastes desiguais. Para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, é essencial fazer o rodízio dos pneus do seu veículo conforme recomendação do fabricante quanto a quilometragem e disposição dos pneus no rodízio.

- Balanceamento das Rodas:
Rodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Quando as rodas são balanceadas, normalmente a cada 10.000 km, pesos são colocados nas rodas para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus e após a colocação de pneus novos.

- Alinhamento das Rodas:
Cada veículo tem uma especificação apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam desigualmente, tornando-os inseguros e causando um consumo de combustível maior. Você deve verificar o alinhamento da roda de acordo com a recomendação do fabricante. Um veículo está com as rodas desalinhadas quando ao dirigir em linha reta, o veículo "puxa" para um dos lados.



Finalização

Acredito que esse guia, ou compêndio de informações vai ajudá-lo tanto a fazer a escolha certa como a cuidar e manter a segurança de seus pneus.

É claro que é muita ambição colocar o título do tópico "TUDO SOBRE PNEUS", mas já me parece uma boa pincelada sobre o assunto! Um referencial e uma introdução para os amigos do Corsa Clube.

Espero ter ajudado, esclarecido dúvidas e acrescentado alguma coisa ao conhecimento de vocês sobre o universo que engloba a paixão que todos os membros do clube parecem compartilhar: Os Carros!

Caso exista alguma outra dúvida após a leitura, ficarei feliz em poder ajudar. Basta comentar aqui no tópico!

Se não tem nenhuma dúvida, mas gostou, odiou, tem alguma coisa errada, comenta também!

Não esqueçam de participar da ENQUETE!


Abraços a todos os membros do Corsa Clube!

Alemão




Fontes:

Serviram como fonte consulta e informações sobre o assunto durante o desenvolvimento do tópico os seguintes sites:

- http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.b ... pneu%22%22

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Pneu

- http://eu.goodyear.com/po_pt/advice/tir ... dingatire/

- http://www.braziltires.com.br/tudosobrepneus/pneus.html[/b]


p_henrique001
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Mensagem por p_henrique001 »

Exelente Topico ... Seria até interesante a ADM remover para a para a parte de Materias !!!

Parabens pelo Post ....
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Alemão.GSi
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Mensagem por Alemão.GSi »

p_henrique001 escreveu:Exelente Topico ... Seria até interesante a ADM remover para a para a parte de Materias !!!

Parabens pelo Post ....
Pô... Valew! Deu um trabalho, mas essa é a recompensa!
Abração ae velho!


Alemão


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Alemão.GSi
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Mensagem por Alemão.GSi »

Todo mundo tá vontado na enquete, mas ninguem deixou comentário aqui... o que acharam do tópico?

Bom? Ruim? Tava pensando em fazer outros tópicos do gênero... será que tem necessidade? Vlew!


Alemão


p_henrique001
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Mensagem por p_henrique001 »

Alemão.GSi escreveu:Todo mundo tá vontado na enquete, mas ninguem deixou comentário aqui... o que acharam do tópico?

Bom? Ruim? Tava pensando em fazer outros tópicos do gênero... será que tem necessidade? Vlew!


Alemão
já Achei esse topico completo pelo menos em relação a pneus q a galera tem muita duvida pelo q percebi nos post q tem aparecido, acho eu q já da para tirar todas as duvidas em relação a pneus ....
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Sonafarra
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Mensagem por Sonafarra »

BELO TOPICO, MERECE ATÉ SER FIXO
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


Nab's
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Mensagem por Nab's »

excelente tópico.......... merece ser fixo..... exixtem muitos leigos qto ao assunto pneus..... show


HILL
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Mensagem por HILL »

exelente topico....

muito bom, parabens pelo trampo...

faloww!


Weco
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Mensagem por Weco »

O tópico tá muito bom cara...parabens...
na enquete faltou BS colway huiahuiahuia....sacanagi
abraços


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Alemão.GSi
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Mensagem por Alemão.GSi »

Sonafarra escreveu:BELO TOPICO, MERECE ATÉ SER FIXO
Valew Sonafarra! Em breve vou estar postando mais tópicos dessa série!


Alemão


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