Tipos de alto-falantes e impedancias

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Tipos de alto-falantes e impedancias

Mensagem por fabriciogcbh »

Tipos de alto-falantes

Os alto-falantes são escolhidos de acordo com a frequência sonora que irá reproduzir. Sendo assim, existem diversos tipos, cada um com uma função específica. Veja as diferenças:

Woofers: Para sons graves, médio-graves e parte dos médios - grave de ataque. Os woofers equipam a maioria dos "Trios-Elétricos", pela sua resposta de freqüência estendida. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 5000 Hz. Seu tamanho varia de 6" a 18". São indicados para reproduzir sons como: Bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra.


Subwoofers: Para os sons subgraves - grave retumbante). Dividem-se basicamente em 2 categorias, a BOX (caixa) e a Free Air (ar-livre, tampão). Quanto maior for o seu Ímã, melhor. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 20 a 1500 Hz. Seu tamanho varia de 8"a 18". São indicados para reproduzir sons como: Contrabaixo, baixo eletrônico, bumbo da bateria, músicas c/ subgraves (CD-BASS).


Mid-bass: Para os sons médio-graves. Os mid-bass são utilizados na parte frontal do carro, para aumentar a resposta de graves na parte da frente do carro. Em alguns casos eles são instalados nas portas onde é aproveitado o espaço interno da porta como caixa acústica. Em outros casos eles são usados em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 60 a 5500 Hz. Seu tamanho varia de 6" a 8". São indicados para reproduzir sons como: Bumbo, tambor e outros.


Mid-range: Para os sons médios. Eles tem uma maior fidelidade na faixa de freqüência que cobre a voz. Também é usado em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 200 a 3500 Hz. Seu tamanho varia de 3-1/2" a 6". São indicados para reproduzir sons como: voz (preferivelmente) e a alguns instrumentos musicais que atuam entre 200 e 3500 Hz.


Full-range: Parte dos sons: graves, médios e agudos. São indicados para cobrir a maior parte da faixa audível. Ele é muito usado em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 100 Hz a 12000 Hz. Seu tamanho varia de 4" a 6". São indicados para reproduzir principalmente a voz e a maioria dos instrumentos musicais.


Tweeter - (para sons agudos): Existem tweeters de vários materiais. Eles vão do comum papelão ao moderno neodimium (o mais usado). Ele é usado em pezinhos e em cima do painel, sempre direcionados de forma correta.


Triaxial: Contém um woofer, um mid-range e um tweeter na mesma carcaça. Esses falantes são geralmente instalados nas portas e no tampão. Sua vantagem é reproduzir uma grande faixa de freqüência, porém, só há divisores que efetuam o corte subsônico, ou seja, eles atuam cortando os graves. Isso faz com que o woofer reproduza sons agudos, perdendo um pouco da qualidade sonora. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 20 KHz. Seu tamanho varia de 6", 6"x 9" e 8". São indicados para reproduzir sons como: todos, exceto contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo da bateria.


Coaxial: Contém um wooofer e um tweeter na mesma carcaça. Esse falante é pratico, porém, com menor fidelidade. É muito usado em kits originais. Apresenta o mesmo problema dos divisores dos Triaxiais. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 20 KHz. Seu tamanho varia de 4",a 8", incluindo o oval 6"x 9". São indicados para reproduzir sons como: todos, exceto contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo da bateria



Impedância dos alto-falantes


Certamente você já ouviu falar em impedância não é mesmo?

Mas o que significa esta palavra que causa pavor nos profissionais do segmento? Sua definição é simples: impedância é a resistência que a bobina móvel oferece ao sinal de áudio. Ou seja, o enrolamento da bobina do auto-falante exerce uma resistência à passagem da corrente elétrica, dependendo do material, secção transversal, temperatura e do comprimento do fio. Esta resistência é medida em ohms, da mesma forma que um resistor.

Mas se ela é medida em ohms como num resistor, porque não dizemos "resistência" ao invés de "impedância"? Será que é apenas um termo técnico ou um fator de complicação para o instalador de som? Alguns instaladores sentem muitas dificuldades para entender este processo e fazer o áudio funcionar corretamente.

A resistência à corrente contínua não é idêntica à resistência à corrente alternada, que embora sendo medida na mesma unidade (ohms), é chamada "impedância" e tem como uma de suas características aumentar com a freqüência da corrente, dependendo, porém das características da bobina móvel e do alto-falante.

A impedância é importante para a adaptação do alto-falante à saída do amplificador, sendo que a impedância de ambos devem ser iguais para evitar perder a eficiência ou danificar o próprio aparelho.

Assim, foi criado o termo "casar a impedância" dos equipamentos, ou seja, igualar a impedância de saída do aparelho com a impedância da bobina do alto-falante. Veja nos exemplos a seguir o que ocorre nos diferentes valores de impedância.

a) Casamento de impedância - correto, apresentando o rendimento ideal do sistema de som.

b) Impedância do equipamento inferior ao do alto-falante - apresenta rendimento insuficiente ou perda de potência.

c) Impedância do equipamento superior ao do alto-falante - apresenta rendimento acima do normal, podendo danificar os equipamentos.

Mas, e se eu tiver um aparelho com impedância de saída de 4 ohms e dois alto-falantes de 8 ohms? O que fazer?

Neste caso entram as associações dos alto-falantes. Ligando-se dois falantes de 8 ohms em paralelo, teremos uma impedância final de 4 ohms, casando-o com o equipamento.


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

MUITO BOM!!! :razz:
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


Avatar do usuário
Alemão.GSi
:: Millennium ::
Mensagens: 165
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 03:03:25 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alemão.GSi »

Muito Bom Fabrício!

Eu tinha escrito um tópico semelhante antes do "apagão" do servidor. Seu texto ficou bem completo e muito bem explicado! Posts como esse enriquecem muito o fórum! Abração!

Alemão


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

vamos deixar este forum como ele era antes do apagao (como diz o Alemão.GSi), e como os mineiros gostam, BÃO
nao é, heheheeh
Abraço a todos


Kbssa
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 03:00:47 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kbssa »

Pessoal...
Qual o melhor tipo de Cx. para tocar Samba??
Tenho uma com falante de 12" da Hyken Furious (Acho que é assim que escreve... me desculpem.. rss)
Bate muito bem musicas com batidas (Black Music)... mas qdo coloco um samba... o som das batidas (Tantan, rebolo, tambor....) saem meio que distorcido... chôcho... Vc estão me entendendo??? Não dá aquela batida seca... como dá em outras caixas...

Espero que tenham entendidos... para poderem me ajudar..... rsss

Forte abraço...

Kbssa


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

Kbssa escreveu:Pessoal...
Qual o melhor tipo de Cx. para tocar Samba??
Tenho uma com falante de 12" da Hyken Furious (Acho que é assim que escreve... me desculpem.. rss)
Bate muito bem musicas com batidas (Black Music)... mas qdo coloco um samba... o som das batidas (Tantan, rebolo, tambor....) saem meio que distorcido... chôcho... Vc estão me entendendo??? Não dá aquela batida seca... como dá em outras caixas...

Espero que tenham entendidos... para poderem me ajudar..... rsss

Forte abraço...

Kbssa
pegue os dados dos instrumentos corretamente, vá em uma loja de venda de instrumentos e pede a faixa de frequencia deles, ai vc pode comprar com a listagem acima, confere tb a frequencia sonora do instrumento, o mais provavel é este

" Mid-bass: Para os sons médio-graves. Os mid-bass são utilizados na parte frontal do carro, para aumentar a resposta de graves na parte da frente do carro. Em alguns casos eles são instalados nas portas onde é aproveitado o espaço interno da porta como caixa acústica. Em outros casos eles são usados em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 60 a 5500 Hz. Seu tamanho varia de 6" a 8". São indicados para reproduzir sons como: Bumbo, tambor e outros. "


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”