Boa noite colegas do CC!
Neste tópico, irei apresentar duas dúvidas em uma só, mas vamos pelo começo:
recentemente, adquiri um Corsa Hatch Maxx 2011/2011 1.4, e ele já veio com rodas 15", pneus 195/55. O problema é que eu sou meio chato com essa questão de já pegar as coisas "prontas", e estava pensando em colocar as roda de ferro originais (14"). Além disso, acho que o carro está meio "manco" por causa das rodas.
Então, minha primeira dúvida é o seguinte: posso esperar alguma mudança de desempenho com essa substituição? (eu sei que o carro não vai virar um foguete, mas acredito que a maioria de vocês deve ter substituído o aro e sentido alguma diferença).
Minha segunda dúvida é a seguinte:
o primeiro dono do meu Corsa rebaixou ele e legalizou. O segundo dono levantou e legalizou novamente. Agora, no documento, consta no campo Observações o seguinte: veic. mod/CSV1145431356
Alguém aí que manja disso sabe me dizer o que significa? Ressaltando que a única coisa não original no carro são as rodas 15".
Obrigado!
[DÚVIDA] - Rodas/Documento
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Seguinte, o que manda na questão de desempenho é a medida total do conjunto aro + pneu.
Se essa medida não for alterada, não há diferença significativa de desempenho, dependendo só do atrito determinado pela largura dos pneus.
Por exemplo:
Aro 13 perfil 70.
Aro 14 perfil 60.
Aro 15 perfil 50.
Teoricamente são iguais, mas o perfil é uma porcentagem da largura, então se pra ser exato precisa levar a largura em conta.
Tem calculadoras pra isso: http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php
Se essa medida não for alterada, não há diferença significativa de desempenho, dependendo só do atrito determinado pela largura dos pneus.
Por exemplo:
Aro 13 perfil 70.
Aro 14 perfil 60.
Aro 15 perfil 50.
Teoricamente são iguais, mas o perfil é uma porcentagem da largura, então se pra ser exato precisa levar a largura em conta.
Tem calculadoras pra isso: http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Sobre o que significa esse CSV, tem que ver no DETRAN.
As rodas, vc pode colocar até aro 30, mas o conjunto roda/pneu não pode ser diferente do original.
As rodas, vc pode colocar até aro 30, mas o conjunto roda/pneu não pode ser diferente do original.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 5
- Registrado em: Terça-feira 19 2015f Maio 2015 03:11:51 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Boa tarde,José Leal escreveu:Sobre o que significa esse CSV, tem que ver no DETRAN.
As rodas, vc pode colocar até aro 30, mas o conjunto roda/pneu não pode ser diferente do original.
Sou novo no forum, mas se puderem me ajudar ficarei imensamente agradecido.
Tenho um Corsa Wind Milleniun 2002 com pneus 195/50 R15.
Tem problema se eu colocar 195/55 ou 60? O antigo dono tinha molas esportivas, eu tirei e coloquei as originais.
Quanto ao pneu, to vendo um Goodyear Direction Sport. Ta custando 264,00 dilmas.
Paralelo ao GoodYear, vi também Continental e Kumho. São bons pneus para o corsa?
Abs
- L U C I A N O
- :: Classic ::
- Mensagens: 1330
- Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
- Contato:
CSV significa Certificado de Segurança Veicular. É o certificado expedido por empresas credenciadas pelo Denatran e o Inmetro para regularização de algumas alterações nas características originais do automóvel.Steidel escreveu: Minha segunda dúvida é a seguinte: o primeiro dono do meu Corsa rebaixou ele e legalizou. O segundo dono levantou e legalizou novamente. Agora, no documento, consta no campo Observações o seguinte: veic. mod/CSV1145431356
Alguém aí que manja disso sabe me dizer o que significa? Ressaltando que a única coisa não original no carro são as rodas 15".
Obrigado!
Aproveitando o ensejo, deixa eu fazer algumas colocações: Algo que me deixa irritado é que muita gente esquece ou finge que não sabe, depois querem reclamar da polícia sem justificativa, que o CTB 'diz' que nenhum proprietário pode alterar as características originais do seu veículo sem a prévia autorização do órgão competente.
Quanto as rodas e os pneus é como mais ou menos que os amigos já disseram, não tendo aumento ou diminuição no diâmetro do conjunto roda/pneu pode ser autorizado sim. A alteração das rodas/pneus é permitida, mediante autorização, exceto em alguns casos como rodas/pneus que ultrapassem os pára-lamas. Outro fato importante é que os pneus não podem entrar em contato com nenhuma parte da carroceria ou estrutura mecânica do veículo, estando o veículo circulando ou parado. Outra observação: Andar com carro rebaixado/alterado não é crime, é infração de trânsito passível de autuação e remoção do veículo para o pátio do Detran. Sem drama. Só seguir a norma e legalizar.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
A questão das rodas/pneus é que mantendo o diâmetro original, não altera o velocímetro. Conjuntos maiores, dão uma boa diferença (o velocímetro passa a marcar velocidades menores que a realidade).
Eu penso é que quando for colocar uma roda maior, compensando num perfil de pneu menor, não tem nem o que discutir. O carro tá legal.
Só lembrando que a altura do pneu é uma porcentagem da sua banda de rodagem.
Eu penso é que quando for colocar uma roda maior, compensando num perfil de pneu menor, não tem nem o que discutir. O carro tá legal.
Só lembrando que a altura do pneu é uma porcentagem da sua banda de rodagem.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Explicando minha última frase... exemplo de medida: 195/55
195mm = largura da banda de rodagem;
55% de 195mm = altura do pneu.
195mm = largura da banda de rodagem;
55% de 195mm = altura do pneu.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Se for no CorsaB/Classic não dá. A diferença fica em 29,8mm maior.
Não tenho de cabeça as medidas originais do CorsaC.
Não tenho de cabeça as medidas originais do CorsaC.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 2192 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 2448 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1536 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 1168 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 1 Respostas
- 1908 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1930 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 2 Respostas
- 17155 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 12341 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 2226 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 425 Exibições
-
Última mensagem por Wilson