[TUTORIAL] - Pintando tampa de Valvula

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
kelvin_magnata
:: Piquet ::
Mensagens: 347
Registrado em: Domingo 16 2007f Dezembro 2007 03:52:02 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Pintando tampa de Valvula

Mensagem por kelvin_magnata »

Galera tava olhando um forum e vi esse tutorial e vi que poderia ser feito em alguns corsas cuja tampa de valvula é de Ferro
Galera esse tutorial ensina como fazer essas pinturas fosca e porosa que voce ve em tampas de valvula original! tambem da pra fazer em varias peças, pinças de freio por exemplo!
Esse Spray Wrinkle é dificil de achar no Brasil, mas é vendido no Ebay
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/VHT-Wrin ... 27b266051f
andrecarv escreveu:Povo,

este fim de semana eu fiz a pintura da tampa de valvulas do F22 do Prelude.

Imagem

Pra fazer o serviço é necessário:
- Spray Wrinkle da cor desejada
- Espatula com tamanho medio para raspar a tinta
- Removedor pastoso(pintoff ou similar)
- Pincel para aplicar o removedor
- Thinner
- Muito jornal
- Lixa fina para acabamento
- Peça a ser pintada
- Luva (não usei, mas deveria ter usado)

Procedimento:

1 - Deve-se comecar com a espatula removendo toda tinta possível tomando cuidado de não danificar a peça forçando demais a espatula. Tire somente onde sair fácil, o que no meu caso foi a maior parte.
2 - Forrar uma area com jornal(suficiente pra nao espalhar o removedor que espirra qd passar com o pincel), apoiar a peça de forma que tenha acesso a toda ela com pincel para espalhar o removedor pastoso. Deixe o removedor agir por uns 5-10 minutos e retire com a espatula a tinta que deve sair facilmente, como se fosse uma geleia de meleca preta com catarro. (Importante: por mais que pareça nao coma, pois não é geleia) Pra quem nunca fez nada parecido tem q ter bastante contado com o removedor , pq ele ferra a mão ou qualquer parte do corpo que tiver contato.
3 - Quanto tiver removido TODA tinta, lixe com a lixa fina pra revover qualquer arranhão ou detalhe,limpe bem a peça com o thinner, seque com jornal limpo ou um pano que será destruido pelo resto de removedor pastoso. Repita esse procedimento 2x pelo menos pra peça ficar totalmente sem vestigios de gordura, nem do removedor ou qq outra coisa que possa atrapalhar na aderencia da tinta no material.
4 - Com a peça bem seca, faça um ENORME tapete de jornal, pq o spray faz uma grande cagada, pois a tinta é bem fina. Eu sujei toda a pedra de casa por ter feito pouco mais de 2x2 metros de jornal.
5 - Posicione a peça a ser pintada de forma que fique com todos os cantos com facil acesso. No meu caso como a tampa do F22 é cheia de desniveis, bem diferente da do H22 que é reta. Preferi pegar uma caixa pequena e colocar por baixo para acessar bem as bordas e garantir que não ficaria nenhuma falha por falta de tinta em algum pedaço.
6 - A pintura propriamente dita foi feita de forma em cuidadosa. Deve-se agitar a lata de spray vigorosamente por 1 minuto e fazer os jatos de tinta de forma bem gradual e a distancia de 30 centimetros do objeto para nao enxarcar de tinta algum lugar. Fiz de maneira circular no inicio com jatos de tinta bem curtos. Qd fizer a primeira FINA camada de tinta deixe secar por 5 minutos e repita a operação em outro sentido. No meu caso fiz na horizontal. Mais 5 minutos secando. A terceira camada de tinta foi na vertical, tentando deixar tudo homogeneo, sem sucesso. Mais 5 minutos secando. Fiz a ultima camada FARTA deixando todo o material bem coberto. Aparentemente sem falhas.

Imagem

Imagem
Fotos tiradas de celular e a noite!!!

7 - Depois de 24 horas secando. O material estava realmente todo coberto e o efeito wrinkle se deu perfeitamente em TODA superficie.
8 - Liguei o forno, coloquei no mínimo, e deixei a tampa de valvulas assando por 40 minutos. Nas instrucoes diz pra deixar uma hora a 93 graus, mas meu forno o minimo era maior que isso, entao deixei 40 minutos apenas com medo de derretar a tinta e escorrer.
9 - A ultima recomendação é deixar a peça secar por NO MINIMO 48 horas antes de reinstalar.

Imagem

Imagem

Nota: Como ainda nao se passaram as horas necessarias ainda nao instalei, prometo atualizaro o post com foto da tampa instalada.

Gostei tanto do resultado que vou pegar um outro spray preto para outras peças.

Para a tampa que pintei gastei menos de meia lata.


Abs,
Andre Carvalho
Alguns resultados de membros do honda club que seguiram o tutorial!
danger_hunter escreveu:Tampa do Civic EX 00 do meu irmão:
Original:
Imagem

Retirando a tinta anterior:
Imagem

Pintada:
Imagem

Seca e pronta para uso:
Imagem

Tampa do B16 do meu Civic SI 95 (Foi meu primeiro experimento com a tinta)
Imagem

Imagem
danger_hunter escreveu:Fotos da tampa do D16 do meu Civic SI Azul pronta, essa sim ficou TOP, pois já tinha aprendido o macete da tinta. :valeu:

Imagem

Imagem

Imagem


welpytrance
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 20 2011f Setembro 2011 08:49:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por welpytrance »

kelvin_magnata escreveu:Galera tava olhando um forum e vi esse tutorial e vi que poderia ser feito em alguns corsas cuja tampa de valvula é de Ferro
Galera esse tutorial ensina como fazer essas pinturas fosca e porosa que voce ve em tampas de valvula original! tambem da pra fazer em varias peças, pinças de freio por exemplo!
Esse Spray Wrinkle é dificil de achar no Brasil, mas é vendido no Ebay
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/VHT-Wrin ... 27b266051f
andrecarv escreveu:Povo,

este fim de semana eu fiz a pintura da tampa de valvulas do F22 do Prelude.

Imagem

Pra fazer o serviço é necessário:
- Spray Wrinkle da cor desejada
- Espatula com tamanho medio para raspar a tinta
- Removedor pastoso(pintoff ou similar)
- Pincel para aplicar o removedor
- Thinner
- Muito jornal
- Lixa fina para acabamento
- Peça a ser pintada
- Luva (não usei, mas deveria ter usado)

Procedimento:

1 - Deve-se comecar com a espatula removendo toda tinta possível tomando cuidado de não danificar a peça forçando demais a espatula. Tire somente onde sair fácil, o que no meu caso foi a maior parte.
2 - Forrar uma area com jornal(suficiente pra nao espalhar o removedor que espirra qd passar com o pincel), apoiar a peça de forma que tenha acesso a toda ela com pincel para espalhar o removedor pastoso. Deixe o removedor agir por uns 5-10 minutos e retire com a espatula a tinta que deve sair facilmente, como se fosse uma geleia de meleca preta com catarro. (Importante: por mais que pareça nao coma, pois não é geleia) Pra quem nunca fez nada parecido tem q ter bastante contado com o removedor , pq ele ferra a mão ou qualquer parte do corpo que tiver contato.
3 - Quanto tiver removido TODA tinta, lixe com a lixa fina pra revover qualquer arranhão ou detalhe,limpe bem a peça com o thinner, seque com jornal limpo ou um pano que será destruido pelo resto de removedor pastoso. Repita esse procedimento 2x pelo menos pra peça ficar totalmente sem vestigios de gordura, nem do removedor ou qq outra coisa que possa atrapalhar na aderencia da tinta no material.
4 - Com a peça bem seca, faça um ENORME tapete de jornal, pq o spray faz uma grande cagada, pois a tinta é bem fina. Eu sujei toda a pedra de casa por ter feito pouco mais de 2x2 metros de jornal.
5 - Posicione a peça a ser pintada de forma que fique com todos os cantos com facil acesso. No meu caso como a tampa do F22 é cheia de desniveis, bem diferente da do H22 que é reta. Preferi pegar uma caixa pequena e colocar por baixo para acessar bem as bordas e garantir que não ficaria nenhuma falha por falta de tinta em algum pedaço.
6 - A pintura propriamente dita foi feita de forma em cuidadosa. Deve-se agitar a lata de spray vigorosamente por 1 minuto e fazer os jatos de tinta de forma bem gradual e a distancia de 30 centimetros do objeto para nao enxarcar de tinta algum lugar. Fiz de maneira circular no inicio com jatos de tinta bem curtos. Qd fizer a primeira FINA camada de tinta deixe secar por 5 minutos e repita a operação em outro sentido. No meu caso fiz na horizontal. Mais 5 minutos secando. A terceira camada de tinta foi na vertical, tentando deixar tudo homogeneo, sem sucesso. Mais 5 minutos secando. Fiz a ultima camada FARTA deixando todo o material bem coberto. Aparentemente sem falhas.

Imagem

Imagem
Fotos tiradas de celular e a noite!!!

7 - Depois de 24 horas secando. O material estava realmente todo coberto e o efeito wrinkle se deu perfeitamente em TODA superficie.
8 - Liguei o forno, coloquei no mínimo, e deixei a tampa de valvulas assando por 40 minutos. Nas instrucoes diz pra deixar uma hora a 93 graus, mas meu forno o minimo era maior que isso, entao deixei 40 minutos apenas com medo de derretar a tinta e escorrer.
9 - A ultima recomendação é deixar a peça secar por NO MINIMO 48 horas antes de reinstalar.

Imagem

Imagem

Nota: Como ainda nao se passaram as horas necessarias ainda nao instalei, prometo atualizaro o post com foto da tampa instalada.

Gostei tanto do resultado que vou pegar um outro spray preto para outras peças.

Para a tampa que pintei gastei menos de meia lata.


Abs,
Andre Carvalho
Alguns resultados de membros do honda club que seguiram o tutorial!
danger_hunter escreveu:Tampa do Civic EX 00 do meu irmão:
Original:
Imagem

Retirando a tinta anterior:
Imagem

Pintada:
Imagem

Seca e pronta para uso:
Imagem

Tampa do B16 do meu Civic SI 95 (Foi meu primeiro experimento com a tinta)
Imagem

Imagem
danger_hunter escreveu:Fotos da tampa do D16 do meu Civic SI Azul pronta, essa sim ficou TOP, pois já tinha aprendido o macete da tinta. :valeu:

Imagem

Imagem

Imagem
Olá amigo,

Ficou Show de bola essas últimas hein ...

Estou querendo pintar a tampa de valvulas do meu da mesma cor, você saberira dizer aqui no brasil onde posso comprar (São Paulo) ou outro estado mesmo que compro pelo correio ?

Outtra pergunta, me fala uma coisa, quais são os macetes dessa tinta ? aquelas partes sem pintar você cobril com alguma coisa ou lixou depois ?

Valeuu

Wellington.


kelvin_magnata
:: Piquet ::
Mensagens: 347
Registrado em: Domingo 16 2007f Dezembro 2007 03:52:02 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kelvin_magnata »

Lixa depois a tinta n sei onde compra, mas tem que ser tinta para alta temperatura


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Funilaria e Pintura”