PLOTAR ( ENVELOPAR )

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
*..: THE DREAM :..*
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quarta-feira 26 2008f Março 2008 08:15:02 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

PLOTAR ( ENVELOPAR )

Mensagem por *..: THE DREAM :..* »

Pessoal , To pensando em alterar a pintura do sedanzão de prata pra PRETO FOSCO tenho 2 opções

1ª PINTAR DE PRETO FOSCO ( NECESSARIO ALTERAÇÃO DOS DOCUMENTOS )

2ª PLOTAR ( ENVELOPAR ) de PRETO FOSCO ( DUVIDAS SOBRE OS DOCUMENTOS )

A PLOTAGEM É ENVELOPAR O CARRO INTEIRO SÓ QUE TEM PESSOAS QUE DIZEM QUE É NECESSARIO ALTERAR OS DOCUMENTOS DEVIDO A ALTERAÇÃO DA COR VISIVEL E OUTRA DIZEM QUE NAO É NECESSARIO A ALTERAÇÃO POIS É UM VINIL ( ADESIVO ) QUE VC COLA NO CARRO PRA ALTERAÇÃO DA COR E TIRA QUANDO ENJOAR !

ALGUEM SABE ALGO A RESPEITO SE REALMENTE TENHO QUE ALTERAR O DOCUMENTO DO CARRO SE FAZER A PLOTAGEM ( ENVELOPAMENTO ) ?
Imagem


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Não é permitido envelopar o carro.
Mesmo se você quiser trocar a cor do carro, não poderá, porque o envelopamento é superficial não é fixo.
RESOLUÇÃO Nº 292, DE 29 DE AGOSTO DE 2008
Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.

Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.
Eu pesquisei bastante a respeito porque queria fazer isso no meu corsa, mas o o meu carro é cinza. O que você pode fazer é pintar de preto, regularizar e depois envelopar, a vantagem do envelopamento é que a pintura fica protegida do sol e de pequenos riscos e é totalmente reversivel.
No youtube tem um vídeo de um rapaz tirando o envelopamento de um gol, parece ser bem simples e não fica marca.

Segue o link com o detalhe dessa resolução.
http://vinilsul.com.br/sites/default/fi ... iculo).pdf

Abraços


Avatar do usuário
eWalker
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Sábado 12 2010f Junho 2010 02:43:47 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eWalker »

Cara,

eu tenho meu carro envelopado 100% em preto fosco... eu acho que foi melhor coisa que fiz... Mas para legalizar vc tem modificar os documentos sim...

Mas o processo é simples... antes de fazer qualquer coisa, vá até o Detran, na seção de vistoria... faça a solicitação de alteração de características... pague a taxa... envelope seu carro (pelicula 3M é a melhor)... volte no Detran faça a vistoria... receba os documentos com a anotação da alteração...

É fácil (e barato) e te poupa muito aborrecimentos com fiscalização... porque a legislação diz que vc não pode alterar (cobrir) mais de 50% do carro, e baseados nisso uma fiscalização pode até te deter e recolher teu carro... ou pedir para vc comprar aquela rifa para ajudar a fazer a festa de fim de ano da turma, sabe como é que é, né?!

[]´s
e-mail = sport.stradale@gmail.com
Bellatrix = GM Montana 1.4 Sport 2010 16.611km
Projeto @ http://xrl.us/montana2csi // LogBook @ http://xrl.us/bellatrix
:wav: :wav:


DQX1212
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 22 2010f Junho 2010 09:00:43 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DQX1212 »

andre_cerberus escreveu:Não é permitido envelopar o carro.
Mesmo se você quiser trocar a cor do carro, não poderá, porque o envelopamento é superficial não é fixo.
RESOLUÇÃO Nº 292, DE 29 DE AGOSTO DE 2008
Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.

Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.
Eu pesquisei bastante a respeito porque queria fazer isso no meu corsa, mas o o meu carro é cinza. O que você pode fazer é pintar de preto, regularizar e depois envelopar, a vantagem do envelopamento é que a pintura fica protegida do sol e de pequenos riscos e é totalmente reversivel.
No youtube tem um vídeo de um rapaz tirando o envelopamento de um gol, parece ser bem simples e não fica marca.

Segue o link com o detalhe dessa resolução.
http://vinilsul.com.br/sites/default/fi ... iculo).pdf

Abraços
Olá...sou novo no fórum, gosto muito do Corsa (apesar de nao ter um ainda).
Eu so tenho uma dúvida, pelo que li neste post as alterações podem ser feitas desde que precedidas de autorização porque nao identifiquei nos arts. nem no paragrafo unico uma proibição para a adesivaçao. Ou a plotagem não é considerada adesivação???
falous!!


Avatar do usuário
eWalker
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Sábado 12 2010f Junho 2010 02:43:47 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eWalker »

Olá...sou novo no fórum, gosto muito do Corsa (apesar de nao ter um ainda).
Eu so tenho uma dúvida, pelo que li neste post as alterações podem ser feitas desde que precedidas de autorização porque nao identifiquei nos arts. nem no paragrafo unico uma proibição para a adesivaçao. Ou a plotagem não é considerada adesivação???
falous!!
Pode sem alteração de documentação, se não cobrir 50% do veiculo. Se cobrir mais de 50%, pode com alteração da documentação do veiculo que passa a contar em cor a referência "fantasia". Se não fosse permitido não teria carros de firma rodando adesivados.

Eu tenho um carro preto e envelopei-o 100% em vnil preto fosco, mesmo não havendo alteração da cor tive que anotar a documentação para constar que era envelopado e cor fantasia... eu até brinquei com a chefe da fiscalização que ia ficar parecendo que era um carro alegórico... "olha o carro fantasia ai, gente..." :lol:

Fazer o que, né?!!

[]´s
e-mail = sport.stradale@gmail.com
Bellatrix = GM Montana 1.4 Sport 2010 16.611km
Projeto @ http://xrl.us/montana2csi // LogBook @ http://xrl.us/bellatrix
:wav: :wav:


DCR
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Domingo 24 2010f Janeiro 2010 05:17:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DCR »

Tem uma matéria falando de envelopamento na fullpower deste mês.
Quanto a documentação, se seu carro é originalmente preto e vc envelopa ele todo de preto fosco, nao precisa alterar nada, pois vc nao mudou a cor do carro ( preto) apenas o acabamento ( de brilhante para fosco) . Já se vc tem um carro por ex. prata e quer envelopar ele todo de preto fosco, aí sim é necessário regularizar. Caso queira apenas adesivar de preto fosco o teto e o capô por ex. nao precisa regularizar pois está dentro da margem de predominância da cor original do carro, ou seja, tendo mais prata ( original) do que o preto 9 adesivo) passa de boa!
Quanto a qualidade dos adesivos: 3M com certeza!


Avatar do usuário
eWalker
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Sábado 12 2010f Junho 2010 02:43:47 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eWalker »

O que pega é que a legislação fala que vc não pode cobrir mais que 50% da cor original do veiculo...

como eu pretendo viajar com meu carro não queria nenhum espaço para qualquer aborrecimento... paguei pouco mais de R$30,00 pela alteração e agora, não sobrou no que ninguém me perturbar... e isso não tem preço!! :D

[]´s
e-mail = sport.stradale@gmail.com
Bellatrix = GM Montana 1.4 Sport 2010 16.611km
Projeto @ http://xrl.us/montana2csi // LogBook @ http://xrl.us/bellatrix
:wav: :wav:


Deivid Andrade
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 19 2010f Junho 2010 11:45:11 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Deivid Andrade »

Meu amigo , vc pode fazer a plotagem na cor do carro ,ou apenas cobrir 49% do carro pois mais que isso se caracteriza em alterçao de veiculo por sua cor original ser outra , quando eu tinha lavação aqui em floripa , a maioria dos carros plotados colocavam adesivos com mescla da cor do carro e ficava maneiro , mas se vc quer trocar a cor do carro , tera que fazer uma nova documentação e ira ter que passar por vistoria ou seja mais uma graninha!!!

abraço!


Deivid Andrade
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 19 2010f Junho 2010 11:45:11 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Deivid Andrade »

Meu amigo , vc pode fazer a plotagem na cor do carro ,ou apenas cobrir 49% do carro pois mais que isso se caracteriza em alterçao de veiculo por sua cor original ser outra , quando eu tinha lavação aqui em floripa , a maioria dos carros plotados colocavam adesivos com mescla da cor do carro e ficava maneiro , mas se vc quer trocar a cor do carro , tera que fazer uma nova documentação e ira ter que passar por vistoria ou seja mais uma graninha!!!

abraço!


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Mesmo assim eu ficaria desconfiado... porque envelopamento não é pintar o carro, é uma camada superficial sobre o mesmo, se o seu carro é prata e você quer ele preto, eu pintaria ele de preto e colocaria a película.

Igual legalizar suspensão de rosca ou a ar, se o cara do Detran vacilar (ou receber o café certo) o cara consegue legalizar, tem um cara aqui do clube que conseguiu legalizar a suspensão a ar no Corsa.

Carro de frota normalmente não tem dor de cabeça porque sommente o logotipo ou as portas ficam com o nome da empresa, não dá para garantir que todos os carros envelopados 100% estejam com o documento regularizado.

E Cobrir 49% não ajuda também, na hora da multa se tiver o menor adesivo do Corsa Clube pode ser razão para multar.... quem nunca tomou uma multa injustamente?

Quando o cara quer dinheiro ele vai conseguir.


Responder

Voltar para “Funilaria e Pintura”