Polimento e Espelhamento !!!

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Ricardo f1
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Polimento e Espelhamento !!!

Mensagem por Ricardo f1 »

Ola galera encontrei esse tutorial em um site talvez sirva para alguem !!!

QUEM QUISER OLHAR AS FOTOS ENTRE NO SITE DO VECTRA CLUBE, TALVEZ TENHA AJUDADO !!!

Polimento + Espelhameto 3M
por Drelk em Sex Jun 06, 2008 12:31 pm

Bom.. estou disponibilizando um How-to pra aqueles aventureiros que assim como eu tem o seguinte lema "se quer bem feito, faça voce mesmo" então estarei pondo fotos passo a passo do processo de polimento e cristalização/espelhamento 3M. Polimento é uma coisa bem particular, cada um faz de uma maneira, então disponibilizo a minha, ela pode ser simplificada bem mais ou aprofundada tambem, entao coloquei um meio termo. Peço que qualquer duvida postem no próprio tópico, pois pode ser a duvida de outras pessoas, assim facilitamos as coisas. Sei que esse processo não é viavel a todos pelo preço dos produtos, mais só digo que vale cada centavo e são produtos que duram uma eternidade. Abaixo tem 5 perguntas e respostas que ouço direto, então ja coloquei pra facilitar. Qualquer sujestão, critica e etc é bem vinda...
Cores Críticas: Preto e vermelho. Cuidado com elas.

Fazendo o espelhamento, meu carro irá brilhar?
R: Talvez sim, talvez nao... envolve muitas coisas como estado do verniz, marca etc.

O que da o brilho intenso?
São dois os fatores principais. O primeiro é a qualidade do verniz utilizado e o segundo é o estado da lataria junto com a qualidade do polimento. quanto mais liso estiver o verniz e mais lisa estiver a lata, mais ele brilhará, isto é, se o verniz for de boa qualidade.

Meu carro tem pintura original e nao brilha tanto, porque?
R: Os carros quando saem da fabrica não sao polidos, sua pintura e verniz sao aplicados com pistola de bico extra fino, logo nao necessitam de polimento a primeira instancia. Para realçar o brilho é necessário aplainar o verniz, retirar grande parte das "cascas de laranja", isso é retirado com o lixamento completo do veiculo.

O que é um verniz de primeira linha?
Primeiramente, primeira linha mesmo só de fabrica, os outros o maximo que consegue-se atingir é 90%a 95% da qualidade da fabrica, sendo eles o verniz auto sólido ( HS ), com esse voce atinge essa faixa de qualidade. O que o difere de primeira e segunda linha é que um verniz de primeira é mais resistente a polimentos mais abrasivos em maiores quantidades. Um verniz auto sólido de segunda linha tambem resiste bem, porém vai durar menos tempo.

Qual é uma marca boa de verniz que me proporcionará brilho e proteção boa?
R: PPG - Deltron e Dupont - Chroma, ambos auto sólidos com qualidade quase igual de fábrica.

Bom, vamos ao que interessa...

Produtos Utilizados

* Politriz
* Lixa Dágua Nº 2000
* Boina de Lã macia 3M
* Boina de Espuma 3M
* Pasta de polir Norton Nº 2 ( A base de Água )
* Flanela ( dessas laranjas que se compra em supermercado )
* Liquido Lustrador Preto 3M
* Auto Brilho 3M
* Paste Wax 3M
* Saco algodão
* Fita crepe

Passo 1:
Caso haja pintura excessivamente queimada ou arranhões leves que se deseja retirar ou cascas de laranja ( pintura grossa ) utilizar a lixa dagua. É de extrema importancia que a lixa seje passada de leve e NUNCA em movimentos circulares, apenas movimentos retos, caso contrario há grandes chances de não sair os riscos de lixa, por mais fina que ela seja.Como pode-se observar, tive a necessidade de lixar o teto todo, pois o teto, capo e tampa da mala recebem sol intenso e no meu caso houve essa necessidade. Cuidado ao lixar, pois a lixa é um processo extremamente agressivo, se houver poco verniz, certamente irá aparecer o fundo da peça. Portanto, aqui vai minha dica... na duvida, NÃO LIXE, antes com alguns risquinhos do que manchado e sem verniz.




Passo 2:
Politriz e massa de polir Nº 2



Passo 3:
Utilize a fita crepe nas laterais e quinas de porta, pois pra arrancar a tinta é 2 minutos, com a fita é uma preocupação a menos.


Passo 4:
Mão na massa. Tome cuidado para nao forçar a maquina para baixo, a força da maquina é o próprio peso dela, salve raras excessões, força-la em demaisia pode ocasionar a queima do verniz. Certifique-se que a politriz esteja em uma rotação de 3500 a 4500 RPM, mais que isso aumenta o risco novamente de queima da pintura.


Passo 5:
Feito o polimento o carro certamente estára brilhando, porém nao se iluda, ele esta brilhando por causa da massa que ainda está nele, por mais que você não a veja. Lave o carro com um pouco de querosene misturado em bastante agua. Esse processo tem o proposito de retirar todo o restante de massa, fazendo com que apareça possiveis marcas de lixa que nao sairam. Caso as veja, repita o processo de polimento no local onde se encontra as marcas. Jogue agua em abundancia. Não se preocupe, pois o carro ficará com aspecto engordurado.





Passo 6:
Lave novamente o carro com sabão neutro, é de suma importancia que seje bem lavado. Esse processo tem o propósito de retirar toda a gordura e todo o querosene que ficou na lata do carro. Novamente não se assuste, pois depois de seco, o carro ficará um pouco opaco.



Passo 7:
Após totalmente seco, pegue a boina de espuma e o liquido lustrador preto ( Atenção, lustrador preto só deve ser utilizado em cores escuras, para cores claras utilize lustrador branco ). Espalhe uma gota do produto do tamanho de uma moeda de 50 centavos, ou divida essa gota em pequenas gotinhas em uma area de cerca de 40 a 50 cm. Esse processo serve para dar um brilho melhor e retirar as eventuais marcas da boina de lã da pintura. Esse produto tem que ser passado exclusivamente com boina de lã e com politriz, passa-lo manualmente nao fará o mesmo resultado.


De pequenos toques na politriz para espalhar o produto e só depois passe normalmente. A velocidade da politriz deverá ser novamente de 1500 a 2500 rpm.

Passo 8:
Feito isso e você ja de saco cheio e cansado, pegue o auto brilho e passe-o em pequenas quantidades com algodão ( Não use estopa, pois risca ), passe até que o produto praticamente suma na lataria e com auxilio de outro algodao limpo va retirando. Auto brilho deve ser passado manualmente, pois ele é um produto de finalização.



Passo 9:
Pegue a flanela e passe no carro todo lustrando novamente para puxar o brilho.

Passo 10:
Pegue a Past-Wax e passe-a em pequenas partes ( Ex: Parte de cima das 2 portas e tampa da mala ), alterne as partes para que quando voce acabe de passar nas outras, ja tenha se passado 5 minutos e voce possa tirar a pasta das primeiras partes que voce ja aplicou. Quando acabar de passar essa pasta, o carro ficara parecendo que passou cera de vela.
Após os 5 minutos, retire a pasta com algodão o maximo possivel, essa pasta exige um pouco mais de braço pra tirar. Ao acabar de retira-la com o algodao, novamente de o brilho com a flanela em movimentos circulares para tirar os restinhos da massa.



Feito todos esses passos, estará concluido o processo, é só curtir...
Como pode ser visto nas fotos, fica um espelho, depois posto fotos do carro, pois não deu tempo de tirar, escureceu.





Esse processo tem duração de cerca de 10 lavagens, se der pa lavar só com agua melhor, caso contrario só use detergente neutro ou shampu neutro e para manter o brilho, use a cera protetora spray ou alguma cera que dilua na água.

Observação importante:

Se tiver um tempo, cristalize o cachorro tambem...


Bom é isso ai, espero que sirva pra alguém...

Abraços


Ricardo f1
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Mensagem por Ricardo f1 »

Politriz voce acha de 200 a 1500,00.. qualquer uma faz o trabalho muito bem...
Os produtos sao um pouco caros, porem tem alto rendimento.. a past-wax sai por 65,00, auto brilho por 20,00, lustrador por 70,00, boina de espuma da 30 sai por 75,00.. cera liquida 45,00... é essa faixa...


anderson_eloy
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Mensagem por anderson_eloy »

Oi Ricardo,
Primeiro, parabéns pela iniciativa, muito legal. Ficou uma dúvida no passso 7:
No final vc diz que o lustrador deve ser passado com boina de lã e na 1ª linha vc fala na boina de espuma. Ficou meio confuso para mim. afinal é com espuma ou lã?

Passo 7:
Após totalmente seco, [u]pegue a boina de espuma [/u]e o liquido [u]lustrador preto [/u]( Atenção, lustrador preto só deve ser utilizado em cores escuras, para cores claras utilize lustrador branco ). Espalhe uma gota do produto do tamanho de uma moeda de 50 centavos, ou divida essa gota em pequenas gotinhas em uma area de cerca de 40 a 50 cm. Esse processo serve para dar um brilho melhor e retirar as eventuais marcas da boina de lã da pintura. Esse produto tem que ser [u]passado exclusivamente com boina de lã [/u]e com politriz, passa-lo manualmente nao fará o mesmo resultado.


anderson_eloy
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Mensagem por anderson_eloy »

Oi Ricardo,
Primeiro, parabéns pela iniciativa, muito legal. Ficou uma dúvida no passso 7:
No final vc diz que o lustrador deve ser passado com boina de lã e na 1ª linha vc fala na boina de espuma. Ficou meio confuso para mim. afinal é com espuma ou lã?

Passo 7:
Após totalmente seco, [u]pegue a boina de espuma [/u]e o liquido [u]lustrador preto [/u]( Atenção, lustrador preto só deve ser utilizado em cores escuras, para cores claras utilize lustrador branco ). Espalhe uma gota do produto do tamanho de uma moeda de 50 centavos, ou divida essa gota em pequenas gotinhas em uma area de cerca de 40 a 50 cm. Esse processo serve para dar um brilho melhor e retirar as eventuais marcas da boina de lã da pintura. Esse produto tem que ser [u]passado exclusivamente com boina de lã [/u]e com politriz, passa-lo manualmente nao fará o mesmo resultado.


phenrique79
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Mensagem por phenrique79 »

vou tentar


Felipe Nicheli
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Mensagem por Felipe Nicheli »

Ótimo tutorial...

Vou dar algumas dicas que aprendi através do fórum e tirando dúvidas com o Deivy, contribuindo também para este tutorial...

No caso de não querer fazer todo o processo de espelhamento... se a pintura do carro tiver poucos riscos e quiser aumentar o brilho e proteger, faço o seguinte:

1) Lavar bem o carro, tirar qualquer resíduo de piche, óleo e incrustações... utilizar sabão neutro.

2) Após a lavagem, utilizar o Finesse-It da 3M, principalmente nas áreas mais sem brilho e de maior concentração de riscos... pode-se passar em todo o carro. Preferência pelo uso com Politriz, pois manual dá muito trabalho e desperdiça o produto.

3) Após o passo anterior, utilizar o Auto-brilho 3M em todo o carro, fazer pequenas áreas por vez e utilizando sempre algodão ou pano de microfibra, lembrando-se de não deixar secar o produto e de espalhar muito bem para não deixar marcas. Esse processo é feito somente de forma manual, deixe a politriz de lado.

4) Neste ponto o carro estará com um brilho intenso, é hora de prolongar e aumentar esse brilho. Utilize a Past Wax, conforme o tutorial anterior.


O pano de microfibra é o paninho mágico 3M ou paninho de ultra-performance. É uma excelente aquisição, auxilia e facilita o serviço, principalmente na Past Wax.

Esse processo é só para pinturas não judiadas, e com poucos riscos (bem poucos mesmo)... se tiver muito riscos e sem brilho, opaca, fosca, nem tente que não resolve...
Corsa Hatch SS 1.8 Flexpower
Em fase de melhoras...


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