Olá pessoal, não consegui achar uma resposta precisa sobre o assunto.
O que é a Longarina?
Onde está?
Pra que serve?
Dá P.T.?
Obrigado
Aguardo!
[DÚVIDA] Longarina!
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[DÚVIDA] Longarina!
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Longarina é um dos componentes que constitui o châssis de um veículo. As longarinas não são mais do que vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao châssis.
Fonte: http://www.xl.pt/autopedia/car_chas_aer ... rina.shtml
Fonte: http://www.xl.pt/autopedia/car_chas_aer ... rina.shtml
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Vc quer saber se danos na longarina podem ocasinar PT?r228382 escreveu: Dá P.T.?
Acredito que depende do caso e dos danos. Existem oficinas que fazer este serviço, porém o que acontece é que esse tipo de serviço é custoso, e por consequência acaba chegando nos 70% que levam à PT.
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Pauloskar escreveu:Vc quer saber se danos na longarina podem ocasinar PT?r228382 escreveu: Dá P.T.?
Acredito que depende do caso e dos danos. Existem oficinas que fazer este serviço, porém o que acontece é que esse tipo de serviço é custoso, e por consequência acaba chegando nos 70% que levam à PT.
ando com suspen ar, corro o risco de danificar as longarinas?
se caso danificar é consertável?
se concertável fica bom?
a minha suspensão é bem confortável e em uma altura bem baixa, mas tenho um pouco de medo de danificar as longarinas, por isso estou sempre dando uma olhadinha.
Desculpe a falta de conhecimento ai
E parabens pelo seu corsinha que é espetacular. Ja esta zerado de novo?
Valeu
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Obrigado por me tirar as dúvidas Paulo!
Bateram no meu Corsa e o cara da oficina disse que talvez tenha afetado a longarina e talvez fosse dar PT.
Mas ainda bem que tenho seguro!
Bateram no meu Corsa e o cara da oficina disse que talvez tenha afetado a longarina e talvez fosse dar PT.
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Como Paulo falou as longarinas (na prática são um par) estendem-se desde a traseira até a dianteira do carro.
Na dianteira elas além de aumentarem a rigidez estrutural ca célula que é o carro, servem de suporte a motor, caixa e todo o conjunto de suspensão; daí a depender do grau do estrago necessitar-se de equipamentos chamados de CYBORG que alongam e torcem os perfis paralelos, buscando-se o enquadramento nos pontos de gabaritagem. Esse é um serviço muito técnico e caro.
Caso o empeno seja na ponta do monobloco, menos pior, pois, apenas pode cortar-se e colocar outra, assim conseguinto um alinhamento e não comprometendo o comportamento dinâmico do carro.
No caso da suspensão a ar, eu pessoalmente, não usaria. Nos ônibus elas são apoiadas entre o chassi e a carroceria, e não,ao contrario do que muitos acham, que elas substituem os feixes de molas, ou seja, diminuem a vibração e os solavancos na carroceria isso em miúde dá a sensação de maciez e conforto. Num carro pequeno, o conjunto mecânico é monobloco (mesmo corpo ou célula para carroceria e chassis) assim, as bolsas não atuam como molas mas sim como amortecedores pneumáticos; meu medo particular é que esses movimentos e esforços mais rápidos e controlados apenas pela pressão de trabalho gerem uma fadiga metálica e até desalinhamento nos pontos de ancoragem ou apoio e a uma tendência a ruptura por forças cortantes e de flexão nas quinas de encaixe (a exemplo da união na parede corta-fogo). Na moral sou mais uma boa suspensão fixa, já que a meu ver a de rosca se não alinhada com maestris tambem pode gerar danos terríveis ao monobloco.
Essa é minha opinião ou tese e não quero dizer que que é verdadeira, pois, nunca acompanhei um experimento, baseio-me apenas nos fundamentos de que disponho e portanto vale apenas como minha opinião.
Abs.
Na dianteira elas além de aumentarem a rigidez estrutural ca célula que é o carro, servem de suporte a motor, caixa e todo o conjunto de suspensão; daí a depender do grau do estrago necessitar-se de equipamentos chamados de CYBORG que alongam e torcem os perfis paralelos, buscando-se o enquadramento nos pontos de gabaritagem. Esse é um serviço muito técnico e caro.
Caso o empeno seja na ponta do monobloco, menos pior, pois, apenas pode cortar-se e colocar outra, assim conseguinto um alinhamento e não comprometendo o comportamento dinâmico do carro.
No caso da suspensão a ar, eu pessoalmente, não usaria. Nos ônibus elas são apoiadas entre o chassi e a carroceria, e não,ao contrario do que muitos acham, que elas substituem os feixes de molas, ou seja, diminuem a vibração e os solavancos na carroceria isso em miúde dá a sensação de maciez e conforto. Num carro pequeno, o conjunto mecânico é monobloco (mesmo corpo ou célula para carroceria e chassis) assim, as bolsas não atuam como molas mas sim como amortecedores pneumáticos; meu medo particular é que esses movimentos e esforços mais rápidos e controlados apenas pela pressão de trabalho gerem uma fadiga metálica e até desalinhamento nos pontos de ancoragem ou apoio e a uma tendência a ruptura por forças cortantes e de flexão nas quinas de encaixe (a exemplo da união na parede corta-fogo). Na moral sou mais uma boa suspensão fixa, já que a meu ver a de rosca se não alinhada com maestris tambem pode gerar danos terríveis ao monobloco.
Essa é minha opinião ou tese e não quero dizer que que é verdadeira, pois, nunca acompanhei um experimento, baseio-me apenas nos fundamentos de que disponho e portanto vale apenas como minha opinião.
Abs.
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o carro pode ir para o banco de ensaio,esticar a longarina,agora depende do estado dela.®ØЮÏGØ escreveu:Obrigado por me tirar as dúvidas Paulo!
Bateram no meu Corsa e o cara da oficina disse que talvez tenha afetado a longarina e talvez fosse dar PT.
Mas ainda bem que tenho seguro!
num carro que tenho estava recuada 1CM bastou esticar a longarina no banco de ensaio,num outro acidente que tive,a longarina ficou toda torcida,ja nao era possivel fazer nada,levou uma nova...até hoje 5**** o arranjo...
ja tive amigos que queriam que o carro fosse para PT,e depois compravam o carro ao seguro,e ficavam com o carro arranjavam,metiam mais material e depois era um novo seguro noutra companhia de seguros...
mete fotos da longarina e do carro
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