[DÚVIDA] Longarina!

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
®ØЮÏGØ
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quinta-feira 13 2007f Setembro 2007 11:26:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Longarina!

Mensagem por ®ØЮÏGØ »

Olá pessoal, não consegui achar uma resposta precisa sobre o assunto.

O que é a Longarina?
Onde está?
Pra que serve?
Dá P.T.?

Obrigado

Aguardo!
®ØЮÏGØ


Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2203
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

Longarina é um dos componentes que constitui o châssis de um veículo. As longarinas não são mais do que vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao châssis.

Fonte: http://www.xl.pt/autopedia/car_chas_aer ... rina.shtml


Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2203
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

r228382 escreveu: Dá P.T.?
Vc quer saber se danos na longarina podem ocasinar PT?

Acredito que depende do caso e dos danos. Existem oficinas que fazer este serviço, porém o que acontece é que esse tipo de serviço é custoso, e por consequência acaba chegando nos 70% que levam à PT.


Emidio Manoel
:: Champ ::
Mensagens: 494
Registrado em: Quarta-feira 12 2007f Dezembro 2007 10:37:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Emidio Manoel »

Pauloskar escreveu:
r228382 escreveu: Dá P.T.?
Vc quer saber se danos na longarina podem ocasinar PT?

Acredito que depende do caso e dos danos. Existem oficinas que fazer este serviço, porém o que acontece é que esse tipo de serviço é custoso, e por consequência acaba chegando nos 70% que levam à PT.

ando com suspen ar, corro o risco de danificar as longarinas?
se caso danificar é consertável?
se concertável fica bom?
a minha suspensão é bem confortável e em uma altura bem baixa, mas tenho um pouco de medo de danificar as longarinas, por isso estou sempre dando uma olhadinha.
Desculpe a falta de conhecimento ai
E parabens pelo seu corsinha que é espetacular. Ja esta zerado de novo?
Valeu


®ØЮÏGØ
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quinta-feira 13 2007f Setembro 2007 11:26:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ®ØЮÏGØ »

Obrigado por me tirar as dúvidas Paulo!

Bateram no meu Corsa e o cara da oficina disse que talvez tenha afetado a longarina e talvez fosse dar PT.

Mas ainda bem que tenho seguro!
®ØЮÏGØ


Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

Como Paulo falou as longarinas (na prática são um par) estendem-se desde a traseira até a dianteira do carro.
Na dianteira elas além de aumentarem a rigidez estrutural ca célula que é o carro, servem de suporte a motor, caixa e todo o conjunto de suspensão; daí a depender do grau do estrago necessitar-se de equipamentos chamados de CYBORG que alongam e torcem os perfis paralelos, buscando-se o enquadramento nos pontos de gabaritagem. Esse é um serviço muito técnico e caro.
Caso o empeno seja na ponta do monobloco, menos pior, pois, apenas pode cortar-se e colocar outra, assim conseguinto um alinhamento e não comprometendo o comportamento dinâmico do carro.
No caso da suspensão a ar, eu pessoalmente, não usaria. Nos ônibus elas são apoiadas entre o chassi e a carroceria, e não,ao contrario do que muitos acham, que elas substituem os feixes de molas, ou seja, diminuem a vibração e os solavancos na carroceria isso em miúde dá a sensação de maciez e conforto. Num carro pequeno, o conjunto mecânico é monobloco (mesmo corpo ou célula para carroceria e chassis) assim, as bolsas não atuam como molas mas sim como amortecedores pneumáticos; meu medo particular é que esses movimentos e esforços mais rápidos e controlados apenas pela pressão de trabalho gerem uma fadiga metálica e até desalinhamento nos pontos de ancoragem ou apoio e a uma tendência a ruptura por forças cortantes e de flexão nas quinas de encaixe (a exemplo da união na parede corta-fogo). Na moral sou mais uma boa suspensão fixa, já que a meu ver a de rosca se não alinhada com maestris tambem pode gerar danos terríveis ao monobloco.
Essa é minha opinião ou tese e não quero dizer que que é verdadeira, pois, nunca acompanhei um experimento, baseio-me apenas nos fundamentos de que disponho e portanto vale apenas como minha opinião.
Abs.


Saxo_CUP
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 23 2008f Junho 2008 09:56:11 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Saxo_CUP »

®ØЮÏGØ escreveu:Obrigado por me tirar as dúvidas Paulo!

Bateram no meu Corsa e o cara da oficina disse que talvez tenha afetado a longarina e talvez fosse dar PT.

Mas ainda bem que tenho seguro!
o carro pode ir para o banco de ensaio,esticar a longarina,agora depende do estado dela.
num carro que tenho estava recuada 1CM bastou esticar a longarina no banco de ensaio,num outro acidente que tive,a longarina ficou toda torcida,ja nao era possivel fazer nada,levou uma nova...até hoje 5**** o arranjo...

ja tive amigos que queriam que o carro fosse para PT,e depois compravam o carro ao seguro,e ficavam com o carro arranjavam,metiam mais material e depois era um novo seguro noutra companhia de seguros...

mete fotos da longarina e do carro
Corsa B Sport 1.4 16V 90CV

PORTUGAL


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Funilaria e Pintura”