[SOLUÇÃO] - Maçaneta externa "relaxada".... A mola

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

A maçaneta não estava folgada, mas "relaxada", e foi uma mola q quebrou mesmo!

Como não achei a tal da mola, comprei uma maçaneta nova, foi cerca de 25 reais!


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
tiagoegoshi
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 03 2007f Julho 2007 10:24:07 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tiagoegoshi »

Tive esse problema no meu Corsa, porém quando abri o forro a mola da maçaneta estava solta, apenas fixei novamente. Trocar a maçaneta inteira as vezes não compensa, no meu caso por exemplo elas são pintadas na cor dp veículo. A mola é difícil de voltar a posição original se vc não desmonta a maçaneta inteira, mas com uma chave de fenda fina vc consegue acerta-la no lugar.

Sds
Tiago
Fernando monteiro
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 19 2007f Setembro 2007 03:12:10 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando monteiro »

amigo!! é melhor por nova +ou- 30,00 é a mesma do omega!!! q é um pouco mais reforçada!!
fazolini
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 08 2007f Agosto 2007 12:12:47 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fazolini »

Pessoal a minha está com o mesmo problema, e ta batendo bastante dentro da porta, e o vidro ta meio pesado para subir e descer.
Corsa Sedan Gl 1.6 MPFI
apscherbach
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Domingo 27 2008f Janeiro 2008 11:10:59 PM
Localização: Itabuna - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por apscherbach »

Olá pessoal.

No meu caso foi a porta traseira. Troquei a maçaneta mas ela está pegando e do jeito que está vai quebrar de novo fácil, fácil.

Eu já desmontei a lateral da porta, mas a barra guia do vidro (ou sei lá como se chama isso) fica bem na frente da porca. Tem como só mover a barra do lugar pra poder acessar a porca? Ou tem que tirar o vidro todo?

Valeu.
Adriano Scherbach
ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ReWeL »

Nesse domingo eu desmontei o forro todo do meu corsa. Até aí, td bem!rs
Agora vem o pior. Reparei q tem o trilho do vidro elétrico bem em cima da porca de fixação da maçaneta. O que torna inviável a manutenção para uma pessoa inexperiente como eu! :)
Chegando em casa eu comecei a procurar na forum sobre esta maldita folga das maçanetas do corsa e vi q é normal e frequente. :redhotevil:
Comacei a ver umas maçanetas na net e percebi q a minha não tem a haste onde prende a mola e muito menos mola. Eu marquei na foto, a tal haste, q achei na net.
Vou dar uma conferida amanha pra ver se é isso mesmo e confirmo aqui.
O pior é q o carro fica na rua e tá com a porta td desmontada por dentro... hauhuahua
E eu preciso dar 1 jeito logo nisso. Alguém teria alguma sugestão pra resolver esse problema
Segue o linka da foto da maçaneta com a haste indicada.

Imagem
ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ReWeL »

Ufa... A haste tá lá!! AInda bem.
Agora, onde q é presa a ponta da mola? alguém pode me dizer, por favor?
Se posisível, bem detalhado!!
Obrigado
assuncm
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 07:50:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por assuncm »

Pessoal, se a maçaneta externa estiver frouxa não tem outra solução a não ser comprar outra maçaneta (que custa no maximo 10 reais) em lojas de auto peças, e usar somente a molinha que vem nela. O que acontece é que a molinha que vem na maçaneta original com o tempo enferruja e quebra bem na ponta ocasionando da mesma ficar "relaxada". Como vocês irão precisar comprar outra verifique se a que está no carro está boa, se estiver feia coloque a nova inteira. Aproveite para verificar a vareta que fica entre a maçaneta e o puxador, com o tempo o abre e fecha da porta ela vai correndo de lado e a maçaneta no pegar ela para abrir a porta você sente que ela fica parecendo quebrada de um lado e mais firme do outro.
Para retirar a maçaneta realmente precisa tirar toda a forração da porta e desparafusar duas porquinhas de 8mm que a prenda na porta, soltar a haste que a prende na fechadura e retirar toda a maçaneta.
OBS. Já procurei em tudo o que é lugar e não encontro para vender a molinha, somente a peça inteira.
Lí aqui no clube que alguns membros compraram e instalaram as maçanetas do vectra que são mais resistentes que a do corsa.
Espero ter ajudado.

Marcio (assuncm)
assuncm
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 07:50:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por assuncm »

ReWel tudo bem, Afoto que você anexou explica bastante, a mola fica bem no canto do lado esquerdo na direção da seta que você indicou, é uma mola relativamente pequena, é ela que dá firmeza no acionar a maçaneta. Agora é esta haste que eu mencionei anteriomente, ela tem que ficar do jeito que esta da foto está, o que acontece é que com o abre e fecha da porta ela vai correndo para o lado passando a sensação de que a fechadura está quebrada de um lado e mais firme do outro fora a folga da ausencia da bendita molinha. Se a sua maçaneta estivesse sem esta haste o fuxador da porta não ficaria preso na maçaneta. Uma dica que eu dou a todos os proprietários de corsa é:

QUANDO FOREM ABRIR A PORTA PARA ENTRAR ACIONE A MAÇANETA E SOLTE-A DEVAGAR, SE VOCES ABRIREM A PORTA E SOLTAR ELA RÁPIDO A MOLA VOLTA COM TUDO E COM O TEMPO ELA VAI QUEBRAR.

Outra: quando forem comprar uma maçaneta nova verifiquem que ela vem com duas borrachinhas (uma de cada lado) para amortecer a batida de quando se solta a maçaneta, se vocês forem utilizar a maçaneta original (usando somente a molinha nova) verifique se as borrachinhas que estão no carro não estão gastas, se estiver troque-as pelas novas que vocês irão ver no ato o quanto a maçaneta fica macia.

Marcio (assuncm)
Avatar do usuário
Carlos_Bilibio
:: Super ::
Mensagens: 86
Registrado em: Segunda-feira 14 2013f Janeiro 2013 09:54:08 AM
Localização: Joaçaba - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Marcio, boa noite.

Estou passando pelo mesmo problema, a haste da maçaneta correu pro lado e parecia q estava quebrada de um lado.

Desmontei toda porta e vi que além de ter corrido a haste, a molinha tb estava quebrada. Foi ai que percebi q tb tem uma mola na fechadura da porta, o que causa ainda a volta da maçaneta mesmo com a mola dela quebrada.

Reparei tb q a mola da maçaneta no meu carro ficava do mesmo lado do puxador da trava, mas olhando algumas maçanetas novas, reparei q a molinha fica do outro lado.

Acho q farei o mesmo, colocadei a mola do outro lado, pois assim, cada lado da maçaneta tera uma mola, a da maçaneta dum lado, e da trava da porta do outro lado.

Estou certo ??
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Funilaria e Pintura”