cuidando da pintura

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
colombo
:: Super ::
Mensagens: 68
Registrado em: Segunda-feira 15 2014f Setembro 2014 07:27:21 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

cuidando da pintura

Mensagem por colombo »

Pessoal, recentemente comprei um corsa Maxx, sou praticamente o segundo dono, visto que a pessoa que comprou da primeira dona ficou com ele menos de 1 ano.
O carro esta muito bom, mas parece que nunca teve um cuidado de ser encerado ou se foi foi poucas vezes.
gostaria de passar a massa antes de cera pra reviver e bem a pintura, ja que tb nao esta queimada.
qual seria a gramatura da passa pra passar antes da cera.

abç

colombo


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

colombo, cara, existem alguns profissionais e mais entendidos na área.

O que eu percebi e aprendi durante anos e lendo as dicas do pessoal na internet é o seguinte.

Pra fazer em casa e de forma segura, massa de polir nº2 a base de água. Ela é bem menos abrasiva e para o seu caso certamente já atende. Eu uso essa:

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/imag ... Ic8xEdr0WJ

Eu passo na mão mesmo, com estopa. Como não sou profissional tenho medo de usar aquelas politrizes, e mesmo assim garanto o resultado ótimo. Teste num canto pra observar contra luz e o reflexo dos riscos finos.

Depois é só encerar. Eu encero a cada 4 ou 5 semanas com ceras comuns e entre 8 e 10 semanas quando consigo comprar Meguiars por um preço menos obsceno, ela dura mais e e o acabamento é melhor.

Tanto pra polir quanto na cera proteja os plásticos pretos com fita crepe. Não sei se dá zica, mas já vi muito carro com os plásticos brancos e na dúvida eu protejo.

Se quiser conferir, tem o esquema das manchas nos vidros e o enceramento: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... &start=145

Minha dica é usar pouca cera, fazer render, camada fina, caso contrário fica mancha e o cansa muito pra tirar. Uma lata normal pra mim dura mais de 8 enceradas.


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Colombo,
Esse último final de semana aconteceu uma situação comigo, o vizinho pintou o portão de sua casa com pistola e ventava bastante, e pulverizou meu carro que estava na garagem, se você visse dava dó, ficou todo pipocado. Isso foi na sexta-feira já a tarde. Eu estava em casa e ele chamou, perguntando pra dar uma olhada no carro se tinha respingado, cara foi um terror ter visto aquilo!!!
Na manhã do sábado saímos atrás de algum lugar para orçar o reparo, fomos em 4 lugares e em apenas um deles disse que apenas com polimento resolveria, nos demais disseram que tinha que bater lixa 1200 senão não resolveria, fiquei em pânico. O vizinho concordou em pagar R$300,00 neste lugar que apenas efetuaria o polimento afirmando que resolveria.
Algum tempo atrás fiz amizade com um dono de oficina de reparação que atende a seguradoras e resolvi procurá-lo, ele olhou e me disse com um ar de tranquilidade, calma leve isso aqui e passe calmamente no carro todo que resolverá o problema, inclusive nos vidros. Perguntei o que era aquilo e me respondeu já dando risada, massa de vidraceiro!!!! Cara é incrível o que essa danada dessa massa faz, estou uns dias em casa e neste domingo fiz o carro inteiro, na verdade comecei no sábado a tarde e finalizei ontem, hoje fiz o da minha mulher, que acabou pulverizado também!
Eu realmente ão sabia disso, mas antes de passar massa de polir experimente a de vidraceiro, segundo esse meu conhecido tem que ser a de cor cinza que não esfarela, é só comprar uns 100g, fazer uma bola com a massa e ir passando na lataria, na hora você já percebe o que ele chamou de "descontaminação" da peça, limpe com aquelas flanelas de enceramento e depois aplique a cera que você costuma usar. No meu carro eu apliquei a cera em pasta da 3M, mas não consegui "puxar" o brilho que imaginei, hoje no da minha mulher apliquei a Perola Mega Wax, esse ficou show, mas acredito que no meu eu já estava com os braços em frangálhos e não consegui dar o lustro como se deve. Amanhã repetirei o processo no meu pra ver se na 3M dará o resultado esperado, senão aplicarei a Pérola nele também!! Fica a dica,... :wink:


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Somente hoje consegui encerar o carro novamente, primeiro lavei com água morna para retirar a cera 3M que tinha aplicado. Em seguida apliquei pacientemente a Cera MegaWax Pérola e posso afirmar que ficou muito mais vistoso que com a cera 3M. Recaptulando, retitrei toda a contaminação da pintura com massa de vidraceiro (de cor cinza), depois lavei com água morna e apliquei a cera em pasta da 3M, porém não consegui um brilho intenso, hoje lavei novamente com água morna e apliquei a cera MegaWax Pérola. Vejam o resultado,...

Imagem


Imagem

Imagem

Abraços, :)


joaoeuyara
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 05 2014f Novembro 2014 01:22:57 PM
Localização: Timon - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joaoeuyara »

AuricelioSilva escreveu:Somente hoje consegui encerar o carro novamente, primeiro lavei com água morna para retirar a cera 3M que tinha aplicado. Em seguida apliquei pacientemente a Cera MegaWax Pérola e posso afirmar que ficou muito mais vistoso que com a cera 3M. Recaptulando, retitrei toda a contaminação da pintura com massa de vidraceiro (de cor cinza), depois lavei com água morna e apliquei a cera em pasta da 3M, porém não consegui um brilho intenso, hoje lavei novamente com água morna e apliquei a cera MegaWax Pérola. Vejam o resultado,...

Imagem


Imagem

Imagem

Abraços, :)
Como ficou a pintura? Saíram os micro risos só com a massa de vidraceiro? ou com a cera cristalizadora Perola Mega Wax?


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

A massa de vidraceiro retira aquela "aspereza" da pintura o que se chama de descontaminação da pintura, sabe quando a gente encera o carro ele fica brilhando, mas ao toque percebe-se que a pintura está áspera? Isso ela tira por completo, o resultado é sensacional, quanto àquelas "aranhas" que ficam devido "as lavagens e quando enxugamos, a massa retira praticamente tudo, claro dependendo da intensidade dos arranhões ela não resolve, mas fica muito bom mesmo. Agora a cera Pérola Mega Wax não retira arranhões, porque ela é cristalizadora e não polidora, ela é muito indicada para dar um brilho intenso, agora com a 3M dá uma melhorada, mas também não retira, ela apenas protege a pintura, mas não alcança um brilho tão intenso quanto a Mega Wax, pelo menos no meu caso não alcançou.
Estou surpreso até agora com essa descoberta da massa de vidraceiro, é impressionante o resultado, acabei pesquisando na net e vi que tem uma pasta abrasiva desenvolvida para essa descontaminação acho que se chama Clay Bar, algo assim, mas confesso que pelo que consegui com 100g de massa de vidraceiro não sinto a menor vontade de testar essa própria para isso, vale a pena! Lembre-se tem que ser a de cor Cinza, aplicar sobre a peça suavemente até sentir ele ficar lisa sem a aspereza, retirar a gordura com flanela, lavar com água morna e aplicra a cera.
Vale a pena tentar.
Abraços, :lol:

Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Tenho um caro aki precisando de um brilho assim pra vender logo, vou mandar pra vc de guincho pra dar um trato
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ficou bom mesmo o Corsa azul, pelo menos parece pela foto.

Contaminação de fato dá pra tirar com massa de vidro, mas aqui o papo é que tem que ser amarela e não a cinza... kkk... vái entender.


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Poxa que legal o elogio!!
Então, o procedimento é como descrevi, agora te confesso que pra ficar bem feito vai um dia inteiro, sem brincadeira e haja braço, tem que ser no sossego sem pressa, pra quem gosta tomando uma cerveja, senão uma coca-cola, mas o resultado da bastante alegria. Não utilizei politriz por dois motivos, a primeira é que não sei manusear e quando não se tem a manha, pode até danificar a pintura e a segunda é que o carro tem envelopamento nas maçanetas e frisos, o que poderia danificá-los ao passar a politriz ou mesmo ao retirar a fita crepe que serviria de proteção.
8)


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

SemControle,
Cara, se tivesse tempo disponível dava até pra pensar e ganhar uns trocos, mas demanda tempo e o meu acabou,...kkkk, semana que vem volta tudo ao normal, a moleza acabou,... :o


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Funilaria e Pintura”