Aí pessoal,
Gostaria que alguém pudesse me ajudar. Recentemente desmontei o painel do meu Corsa Hatch Maxx 1.8 2005, para tentar trocar as lâmpadas brancas por Led azul. Bom, acontece que não consegui encaixar os Led, e acabaram quebrando os terminas dos Leds. E quando consegui colocar também não funcionaram. Alguém tem uma dica foto ou video de como fazer isso?
Também no painel dos botões do ar condicionado como trocar as lampadas por leds?
Abraços
[DÚVIDA] - Instalação de LED no painel de Instrumento do Corsa
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Sales,
Também estou propenso a por LED´s em meu painel, mas estou certo de que não é uma mera substituição das lâmpadas originais...
LED, tem polaridade, ou seja, só acende numa condição única e também tem limite de corrente que ele suporta, tensão, intensidade de luz, tamanho e mais algumas outras características...
Veja uma tabela de LED.
http://baudaeletronica.blogspot.com.br/ ... -leds.html
Veja como polarizar um LED
Se a tensão aplicada ao LED for maior que a suportada por ele (na tabela é Vf máx.), vc. terá que limitar a corrente com um resistor...
A forma mais simples de se ligar um LED é conhecer a tensão que será aplicada a ele, conhecer a corrente que ele suporta e calcular o resistor que será ligado em série para ele não queimar.
Ex.: Para uma tensão de 12V e corrente máxima do LED de 20mA (vinte miliamperes)...
R=E/I = 12/0,020 = 600 Ohm
Observações:
20mA (20 miliamperes)= 0,02A (0,02 Amperes)
R= resistor para limite de corrente em Ohm
E= tensão aplicada em Volts
I= corrente em Amperes
A partir do valor da resistência, deve-se calcular a potência de dissipação também, pois existe para um mesmo valor de resistência, várias potências que definirão o tipo e o tamanho físico do resistor...
R=600 Ohm e I= 0,02A
P=RxI² > 600 x 0,02² = 0,24W > (0,24W é na prática 1/4 de Wat)
Observação:
P= potência em Wats
Assim, vc. terá que adicionar ao circuito, um resistor de 600 Ohm com 1/4W, para o LED não queimar.
Um resistor de valor maior que 600Ohm, fará o LED acender mais fraco.
Um resistor de valor muito menor que 600Ohm, excederá a capacidade do LED e ele poderá queimar na hora ou algum tempinho depois.
Um resistor com potência maior que 1/4W, se não for especial, terá um tamanho inconveniente para a montagem.
Um resistor com potência menor que 1/4W, terá um tamanho físico menor, aquecerá mais que o necessário e poderá vir a queimar algum tempo depois...
Cuidado com resistores encostados em material plástico, pois eles aquecem e podem derreter o plástico, causando no mínimo alguma deformação...
No seu caso o LED pode não estar acendendo devido a queima direta, se vc. não colocou um resistor ou a tensão do LED é menor que a aplicada ou a ligação está invertida, logo ele não acende.
Ainda não vi a qualidade da tensão do painel do meu Corsa, mas alerto que existem painéis que não são alimentados com os 12V direto (apenas via fusível), da bateria...tem algum componente ( resistor ou circuito integrado), que regulam para uma tensão menor ou limitam a corrente total, já considerando uma ou mais lâmpadas originalmente instaladas.
Também estou propenso a por LED´s em meu painel, mas estou certo de que não é uma mera substituição das lâmpadas originais...
LED, tem polaridade, ou seja, só acende numa condição única e também tem limite de corrente que ele suporta, tensão, intensidade de luz, tamanho e mais algumas outras características...
Veja uma tabela de LED.
http://baudaeletronica.blogspot.com.br/ ... -leds.html
Veja como polarizar um LED
Se a tensão aplicada ao LED for maior que a suportada por ele (na tabela é Vf máx.), vc. terá que limitar a corrente com um resistor...
A forma mais simples de se ligar um LED é conhecer a tensão que será aplicada a ele, conhecer a corrente que ele suporta e calcular o resistor que será ligado em série para ele não queimar.
Ex.: Para uma tensão de 12V e corrente máxima do LED de 20mA (vinte miliamperes)...
R=E/I = 12/0,020 = 600 Ohm
Observações:
20mA (20 miliamperes)= 0,02A (0,02 Amperes)
R= resistor para limite de corrente em Ohm
E= tensão aplicada em Volts
I= corrente em Amperes
A partir do valor da resistência, deve-se calcular a potência de dissipação também, pois existe para um mesmo valor de resistência, várias potências que definirão o tipo e o tamanho físico do resistor...
R=600 Ohm e I= 0,02A
P=RxI² > 600 x 0,02² = 0,24W > (0,24W é na prática 1/4 de Wat)
Observação:
P= potência em Wats
Assim, vc. terá que adicionar ao circuito, um resistor de 600 Ohm com 1/4W, para o LED não queimar.
Um resistor de valor maior que 600Ohm, fará o LED acender mais fraco.
Um resistor de valor muito menor que 600Ohm, excederá a capacidade do LED e ele poderá queimar na hora ou algum tempinho depois.
Um resistor com potência maior que 1/4W, se não for especial, terá um tamanho inconveniente para a montagem.
Um resistor com potência menor que 1/4W, terá um tamanho físico menor, aquecerá mais que o necessário e poderá vir a queimar algum tempo depois...
Cuidado com resistores encostados em material plástico, pois eles aquecem e podem derreter o plástico, causando no mínimo alguma deformação...
No seu caso o LED pode não estar acendendo devido a queima direta, se vc. não colocou um resistor ou a tensão do LED é menor que a aplicada ou a ligação está invertida, logo ele não acende.
Ainda não vi a qualidade da tensão do painel do meu Corsa, mas alerto que existem painéis que não são alimentados com os 12V direto (apenas via fusível), da bateria...tem algum componente ( resistor ou circuito integrado), que regulam para uma tensão menor ou limitam a corrente total, já considerando uma ou mais lâmpadas originalmente instaladas.
- José Leal
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Pessoal, tenham em mente que com o motor funcionando, a tensão do circuito pode chegar a 14V. 600 ohms é no limite do limite para o LED não queimar.
Nos meus circuitos, uso sempre resistores de 1K ohm. Tem a vida útil 100% preservada e brilham satisfatoriamente.
Nos meus circuitos, uso sempre resistores de 1K ohm. Tem a vida útil 100% preservada e brilham satisfatoriamente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Zé, bem lembrado a tensão pode chegar a 14V e a corrente subiria para 23mA, diminuindo a vida útil do LED...mas ainda assim duraria mais que o carro...
O resistor correto passaria para 700Ohm.
Com 1.000 Ohm, a corrente em 14V ficaria com 14mA ou com 12mA se em 12V... teria luminosidade suficiente para uma sinalização de alarme por exemplo, mas se o objetivo é retro iluminar o painel, é melhor trabalhar com a corrente máxima do componente, pois aí tem-se a máxima luminosidade possível, sem danificá-lo.
O resistor correto passaria para 700Ohm.
Com 1.000 Ohm, a corrente em 14V ficaria com 14mA ou com 12mA se em 12V... teria luminosidade suficiente para uma sinalização de alarme por exemplo, mas se o objetivo é retro iluminar o painel, é melhor trabalhar com a corrente máxima do componente, pois aí tem-se a máxima luminosidade possível, sem danificá-lo.
- José Leal
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Bom, aqui vai o painel do meu ex-Vectra iluminado por LED:
Desconsidere os instrumentos, pois foram LEDs comprados (aqueles pingão de 5 LEDs SMD). O restante foi todo feito por mim.
Desconsidere os instrumentos, pois foram LEDs comprados (aqueles pingão de 5 LEDs SMD). O restante foi todo feito por mim.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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