[DÚVIDA] - Alguem sabe como colocar alarme sonoro no freio de mão?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Segue uma versão mais sofisticada e com possibilidades para outros alarmes...quem tiver um pouco de noção de eletrônica monta fácil...

Vi que o Buzzer funciona bem de 2 a 26V aplicados, e a intensidade é diretamente proporcional a tensão aplicada, logo com 12V o nível ficará próximo a metade, mas se ainda ficar alto, um resistor como no esquema resolve...

Um outro detalhe é o nível de tensão do sensor de velocidade, se ficar em torno de 6V, vai funcionar, caso contrário precisará ser amplificado.

Interessante é que a intensidade do buzzer também ficará dependente da velocidade do carro, quanto mais veloz, mais alto...

Imagem


SemControle
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Mensagem por SemControle »

vou comecar a dar ideia q os caras aki sao porreta, tem o proteus pra vcs brincarem de montar coisinhas
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Bange
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Mensagem por Bange »

Proteus???? É de comer ou de beber???


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Imagem
um hallmeter q desenhei com 20leds
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Bange
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Mensagem por Bange »

Pô, cê tá afinadinho na eletrônica...eu tô afastado tem uns 30 anos....rsrsrs

Eu pensei que Proteus fosse alguma variação do Protoboard, onde monta-se o circuito para testes com conexões por fios... sem soldas... mas é um SW de designer elétrico né?

Ele permite análises de tensão (inputs e outputs), em função do componente? Por falar em componente, o que são aqueles redondos e polarizados? Capacitores?

E aí montou?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

voltimetros, um ta na leitura da maxima tensao e outro na tensao de entrada da sonda, montei sim....
é legal esse software so acho deveras limitada a biblioteca de componentes, tem outros similares, mas nunca me dei bem...
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Bange
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Mensagem por Bange »

A foto não dá nitidez, eu até pensei em voltímetro, mas imaginei que seria redundante, já que o bargraph teria o objetivo de mostrar os picos, que no máximo teria a tensão aplicada ao hall... ou não?


jobi
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Mensagem por jobi »

semana q vem terei tempo livre e tentarei fazer esses esquema para ligar o buzzer, se der certo posto aki.


Bange
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Mensagem por Bange »

Cara, eu tô enferrujado mesmo.... :oops: :oops: :oops:

Revi o ccto e dei uma otimizada, mas duas coisas ainda não tenho conhecimento.

1 - Formas de onda e tensão dos sensores de velocidade, pois existe o sensor Hall e o de relutância magnética.
2 - Carro é uma fonte de ruídos e transientes.

Para 1, me faltam informações de modo a que o ccto atenda a ambos os casos.
Para 2, alguns capacitores devem ser necessários de modo a filtrar os transientes e não permitir disparo do buzzer erradamente pela linha de bateria (12V) do integrado CMOS.

Imagem

Como falei anteriormente, acho que não dá pra fugir de um amplificador operacional de entrada (por ex.: LM741), mas sem conhecer o sinal fica complicado...

As quantidades de diodos de entrada podem ser aumentados de acordo com a necessidade e também podem ser substituídos por LED´s de 20mA, de modo a atender carros antigos que não dispõem de alarme visual no painel e nesse caso o circuito deverá ficar localizado no campo visual do motorista e ao lado de cada LED, a descrição do alarme.

Vamo que vamo...


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drbonatto
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Mensagem por drbonatto »

kkkkkkkkkkkkkkkk! Quanta confusão pra simplesmente ligar um bip q liga com um pós chave, e desliga quando solta-se o freio de mão! O sensor do freio de mão deve ser um pulso negativo, só precisaria um buzzer, como o amigo José Leal disse, um 12V pós chave e o pulso do freio de mão. Ao ligar a chave com o freio puxado ele bipa, soltou o freio ele para! Não é isso q o amigo precisa??? :D


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