[DÚVIDA] - Falhas... Aterramento, sensor da borboleta ou o quê?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
caminottojr
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 08 2013f Novembro 2013 07:43:34 PM
Localização: Franca - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Falhas... Aterramento, sensor da borboleta ou o q

Mensagem por caminottojr »

Tenho um New Corsa Sedan 2002. A algum tempo, ele apresentou algumas oscilações na marcha lenta, que variava de 500 a 1600 giros... As vezes, vindo a morrer. Pois bem , ao ser levado no mecânico, foram tirados aqueles dois sensores da marcha lenta e sensor do corpo da borboleta, se não me engano. O mecânico os descarbonizou e garantiu que o problema desapareceria, o que não ocorreu.
Suspeitei de um problema elétrico, e o levei a um eletricista, de boa procedência aqui em Franca-SP. O cara queria desmontar o meu carro inteiro e ja falando sobre substituir cabos de vela, vela, bobina e etc... Fiquei um pouco assustado.
De ontem pra cá, o problema da marcha lenta se estabilizou um pouco, mas ainda ocorrendo... Ela tem se mantido na casa dos 800 giros, porém, com falhas ao encher o motor (soquinhos). Uma luz amarela no painel (um ícone de um carro com uma chave) se acende as vezes, se apagando segundos depois.
Li diversos tópicos a respeito aqui no Fórum, e suspeito seriamente de aterramentos... mas sou leigo e sei que qualquer profissional irá querer cobrar muito caro! O que EU, sem muitos recursos e nem muito conhecimento poderia fazer para testar ou talvez sanar esses problemas?
Posso limpar os contatos de aterramento com limpa contato (inclusive da lambda)?
Devo tirar os dois sensores e fazer algum procedimento? Eu não acho que seja coisa séria, sinceramente...
Se alguém puder ajudar, ficarei muito agradecido!!!!


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Muito provável ser cabos de velas e/ou velas. Porém podes conferir todos aterramentos retirando o parafuso que faz contato da mallha ou cabo com a lata do carro, dar uma lixa e passar um limpa contato. O meu estava falhando quase sempre em terceira um dos cabos estava com problemas, e gerou problema na vela. Aconselho a trocar uma vez por ano cabos e velas.


eltonrenanx
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sexta-feira 31 2013f Maio 2013 11:17:14 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eltonrenanx »

Amigo to com o mesmo problema do seu, a aceleração do meu fica louca quando paro no sinal fica ocilando fudido de 500rpm vai ate 3000mil rpm ai vai e cai pra uns 900 ai fica ocilando de 900 a 1500 rpm, ja troquei ate motor de partida de tanto o carro morrer estragou o motor de partida, amanha to indo ver se faço a injecao do carro ver se e algo desse tipo qualquer coisa posto aqui.


RenanB.A
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sábado 12 2011f Novembro 2011 10:15:38 AM
Localização: Santo Ângelo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanB.A »

Prezado CaminottoJR

Se você quer ter uma idéia do problema faça o teste de lampejo (autodiagnóse do sistema)

Aqui no CC tem um topico que explica como fazer e tem também a tabela para ver o que o codigo significa...

Outra coisa.. se o problema for nos sensores da TBI, como por exemplo o TPS e o IAC, troque-os... sensor não da descarbonizar!

ou se preferir leve até uma oficina que tenha o NAPRO para pesquisa do defeito... Certamente o defeito ficará evidente na hora.

VLW, volte para contar dos resultados
"Corsa: um carro, uma experiência, um tesouro"

Agora corsa MPFI 1.0 1999 4p AC
Antes Corsa EFI 1.0 1996 2p Basico


Avatar do usuário
Washington_SFC
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quarta-feira 12 2011f Outubro 2011 09:03:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Washington_SFC »

Boa Tarde

Também estou com um problema que pode estar relacionado com o Sensor TPS. Quando meu carro esquenta, ele apresenta "vazios" na aceleração e alguns "soquinhos". Da última vez que isso ocorreu, preferi mandar trazer o carro no guincho pra evitar de atrapalhar o trânsito e consequentemente algum acidente (vai que alguém acaba me acertando a traseira). Esses dias, liguei o carro e a luz de injeção se acendeu, apagando em seguida. Fiz o teste de código lampejante e o mesmo acusou o código 22 (Sensor TPS - tensão baixa). Fiz teste com o multímetro e o mesmo acusou 5 volts (valor exato, o que indica normalidade na tensão). O detalhe é que após o registro do erro, o carro não dá vazios nem soquinhos mesmo depois de esquentar(devido ao fato de o carro estar trabalhando com valores aproximados po conta do erro registrado na ECU, acredito eu).
É que estou sem grana no momento, mas assim que eu resolver o problema, posto aqui. Verifique se seu problema não é o mesmo que o meu.


Avatar do usuário
alone88
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Abril 2007 08:37:21 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alone88 »

Semana passada o meu estava assim então troquei os cabos de velas e mesmo assim continuou o problema ai no FDS tirei o TBI e os sensores e limpei com gasolina, CAR-80 e escova de dente.

Bom até agora não acendeu nenhuma luz no painel e a lenta esta normal (900 RPM) mas estou achando o carro um pouco manco do que o normal :/


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”