[DÚVIDA] - Voltagem motor de passo corsa

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Voltagem motor de passo corsa

Mensagem por almoxerife »

Ola pessoal,

Tenho um corsa 96 1.0 8V MPFI gasolina que ao testar a voltagem com o multimetro o plug/conector do motor de passo fiquei na duvida, esse plug tem 04 fios e somente 03 fios deram aproximadamente 12 Volts e 01 fio não acusou nada de voltagem, isso é normal ou não ?

Não pude averiguar se esse fio está interrompido desde a central até o motor de passo.

Multimetro Brascort amarelo usando 20V.

Outra coisa o terminal do polo negativo da bateria está com ferrugem e partido de cima até em baixo fazendo que o terminal fique frouxo, isso pode dar problema na central ?
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Quanto a primeira pergunta:

Não sei ao certo, mas acredito que, por se tratar de um motor de passo, a tensão de entrada em uma das pontas (sinal) tem que ser variável. somente assim se consegue controlar "os passos" do motor. uando você fez o teste, o carro estava desligado, e obviamente, não acelerou, o que deixa o sinal do motor de passo em 0. A medida que vá acelerando, ai sim, este sinal tem que variar. Como disse, não tenho certeza se é o caso nos veículos, mas apenas seguindo a lógica dos motores de passo, deveria funcionar assim.

A segunda pergunta é retórica.
almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

Ola Farleytufao,

Eu testei com o motor desligado (sem giro) apenas com a chave virada até acender as luzes do painel
Avatar do usuário
luxh2
:: Champ ::
Mensagens: 426
Registrado em: Terça-feira 11 2010f Maio 2010 09:26:41 PM
Localização: Limeira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por luxh2 »

deve ser fio de sinal msm !!! e carro desligado o sinal é 0

e é obvio que ferrgem fuligem ou "zinabre" na bateria afeta partes elétricas !!!
...
retire o polo da bateria faz uma boa limpeza nos contatos que ajuda todos os componentes eletricos do carro !!!
almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

Eu testei com o motor desligado (sem giro) apenas com a chave virada até acender as luzes do painel, o fio que eu acho que está com problema no motor de passo é a cor VERDE e os valores deram aproximadamente 11.70 a 11.86 volts em cada fio dos 03 fios do total de 04 fios no plug/conector do motor de passo.

A bateria está dando 12.90 volts sem dar a partida no motor e com o motor ligado (motor girando) está dando 13.60 volts (sem farol ligado, sem radio ligado, somente com a luz de cortesia ligado).
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Com a bateria parece certo.
Mas ela não é nova né? Algumas batem nos 13,1 nos primeiros meses de uso. Normalmente duram 2 anos.

Deu 11,70 a 11,86 porque é a corrente de alimentação.

_______________________________________________________________________

Veja se ajuda, eu nem sei se é igual, mas quem sabe ajude:
- Com a ignição ligada e o motor parado conecte a PONTA DE PROVA em cada uma das fases fios (azul claro/branco) (azul claro/preto) ,(branco/amarelo),(branco/preto). > Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar
2- Com a ignição ligada e o motor parado desconecte os terminais A B C D do motor. Com o MULTITESTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com os dados abaixo
AVISO: Procure também possíveis defeitos mecânicos na agulha ou canal de desvio entupido. Quando a voltagem for menor que 9 volts a Centralina desliga o motor de passo para não perder a referencia.

Medição entre os terminais
Valor medido:

A e B
40 a 80 W

C e D
40 a 80 W

B e C
EEE isolado

A e D
EEE isolado

Qualquer terminal e a carcaça
EEE isolado
_______________________________________________________________________

Pra testar corretamente tem equipamento pra isso, multimetro é só pra tirar dúvida rapidinho:
http://www.anfraonline.com.br/teste-de- ... o-etc.html
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pessoal nao ta sabendo como um motor de passo funciona, pensa q é igual qq motor eletrico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”