Ola pessoal,
Tenho um corsa 96 1.0 8V MPFI gasolina que ao testar a voltagem com o multimetro o plug/conector do motor de passo fiquei na duvida, esse plug tem 04 fios e somente 03 fios deram aproximadamente 12 Volts e 01 fio não acusou nada de voltagem, isso é normal ou não ?
Não pude averiguar se esse fio está interrompido desde a central até o motor de passo.
Multimetro Brascort amarelo usando 20V.
Outra coisa o terminal do polo negativo da bateria está com ferrugem e partido de cima até em baixo fazendo que o terminal fique frouxo, isso pode dar problema na central ?
[DÚVIDA] - Voltagem motor de passo corsa
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Quanto a primeira pergunta:
Não sei ao certo, mas acredito que, por se tratar de um motor de passo, a tensão de entrada em uma das pontas (sinal) tem que ser variável. somente assim se consegue controlar "os passos" do motor. uando você fez o teste, o carro estava desligado, e obviamente, não acelerou, o que deixa o sinal do motor de passo em 0. A medida que vá acelerando, ai sim, este sinal tem que variar. Como disse, não tenho certeza se é o caso nos veículos, mas apenas seguindo a lógica dos motores de passo, deveria funcionar assim.
A segunda pergunta é retórica.
Não sei ao certo, mas acredito que, por se tratar de um motor de passo, a tensão de entrada em uma das pontas (sinal) tem que ser variável. somente assim se consegue controlar "os passos" do motor. uando você fez o teste, o carro estava desligado, e obviamente, não acelerou, o que deixa o sinal do motor de passo em 0. A medida que vá acelerando, ai sim, este sinal tem que variar. Como disse, não tenho certeza se é o caso nos veículos, mas apenas seguindo a lógica dos motores de passo, deveria funcionar assim.
A segunda pergunta é retórica.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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Ola Farleytufao,
Eu testei com o motor desligado (sem giro) apenas com a chave virada até acender as luzes do painel
Eu testei com o motor desligado (sem giro) apenas com a chave virada até acender as luzes do painel
- luxh2
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deve ser fio de sinal msm !!! e carro desligado o sinal é 0
e é obvio que ferrgem fuligem ou "zinabre" na bateria afeta partes elétricas !!!
...
retire o polo da bateria faz uma boa limpeza nos contatos que ajuda todos os componentes eletricos do carro !!!
e é obvio que ferrgem fuligem ou "zinabre" na bateria afeta partes elétricas !!!
...
retire o polo da bateria faz uma boa limpeza nos contatos que ajuda todos os componentes eletricos do carro !!!
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Eu testei com o motor desligado (sem giro) apenas com a chave virada até acender as luzes do painel, o fio que eu acho que está com problema no motor de passo é a cor VERDE e os valores deram aproximadamente 11.70 a 11.86 volts em cada fio dos 03 fios do total de 04 fios no plug/conector do motor de passo.
A bateria está dando 12.90 volts sem dar a partida no motor e com o motor ligado (motor girando) está dando 13.60 volts (sem farol ligado, sem radio ligado, somente com a luz de cortesia ligado).
A bateria está dando 12.90 volts sem dar a partida no motor e com o motor ligado (motor girando) está dando 13.60 volts (sem farol ligado, sem radio ligado, somente com a luz de cortesia ligado).
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Com a bateria parece certo.
Mas ela não é nova né? Algumas batem nos 13,1 nos primeiros meses de uso. Normalmente duram 2 anos.
Deu 11,70 a 11,86 porque é a corrente de alimentação.
_______________________________________________________________________
Veja se ajuda, eu nem sei se é igual, mas quem sabe ajude:
Pra testar corretamente tem equipamento pra isso, multimetro é só pra tirar dúvida rapidinho:
http://www.anfraonline.com.br/teste-de- ... o-etc.html
Mas ela não é nova né? Algumas batem nos 13,1 nos primeiros meses de uso. Normalmente duram 2 anos.
Deu 11,70 a 11,86 porque é a corrente de alimentação.
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Veja se ajuda, eu nem sei se é igual, mas quem sabe ajude:
_______________________________________________________________________- Com a ignição ligada e o motor parado conecte a PONTA DE PROVA em cada uma das fases fios (azul claro/branco) (azul claro/preto) ,(branco/amarelo),(branco/preto). > Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar
2- Com a ignição ligada e o motor parado desconecte os terminais A B C D do motor. Com o MULTITESTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com os dados abaixo
AVISO: Procure também possíveis defeitos mecânicos na agulha ou canal de desvio entupido. Quando a voltagem for menor que 9 volts a Centralina desliga o motor de passo para não perder a referencia.
Medição entre os terminais
Valor medido:
A e B
40 a 80 W
C e D
40 a 80 W
B e C
EEE isolado
A e D
EEE isolado
Qualquer terminal e a carcaça
EEE isolado
Pra testar corretamente tem equipamento pra isso, multimetro é só pra tirar dúvida rapidinho:
http://www.anfraonline.com.br/teste-de- ... o-etc.html
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pessoal nao ta sabendo como um motor de passo funciona, pensa q é igual qq motor eletrico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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