Boa tarde pessoal,
Tenho um Classic VHCE 2011/2011 simples fabricado em Fev 2011 e até agora estava tudo OK. Até que surgiu o problema do meu painel de intrumentos.
detalhes:
instalei neste mês o alarme positron + sensor de ré (usei uma semana direto e nenhum problema com eles).
Inventei!!! de colocar o som e pedi ajuda a um amigo que puxou o chicote do radio para fora e viu que tinham cortado o conector original. Ele simplesmente ligou os fios do rádio de acordo com o manual (pioneer DEH-4480BT) e ligamos o som. Aí tudo OK!!
Quando fui dar a partida no carro, meu painel não acende nenhuma luz, odomentro travado, nenhum ponteiro se mexe (conta giros, temp, comb) odometro apaga quando fecho a porta do carro e dou a partida.
olhamos fusiveis e não há nenhum queimado.
alguém pode me dar uma ajuda para descobrir o que há de errado?
se necessário posso colocar uma foto do chicote.
obrigado a todos pela ajuda.
[DÚVIDA] - ponteiros do painel + luzes do painel não funcionam
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marcosvvl, vai ter que gastar o que economizou.
Chama seu amigo que fez a ligação do som e pede pra ele olhar e arrumar. Ficou algo errado.
Chama seu amigo que fez a ligação do som e pede pra ele olhar e arrumar. Ficou algo errado.
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ou vc puxando pra la e pra ca os fios desconectaram o chicote do painel
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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Obrigado pela resposta de todos.
awaked, Já falei com ele, mas ele não consegue identificar o tal fio que soltou e disse ser muito estranho os fios que controlam o painel passar juntos com os fios do chicote do Som. Parece pegadinha da GM para quem quer colocar som que não seja original!!
SemControle, eu suspeito que possa ser isso, pois estão um pouco curtos os fios do chicote do som. Mas será que são tão sensíveis assim, basta uma puxada sem força para desconectar?
CJ, pode ser isso tb... .
vou levar amanhã em um cara de painel para ele olhar e posto aqui para que todos saibam.
Se por algum acaso alguém conhecer quais são os fios e puderem me ajudar eu agradeço.
awaked, Já falei com ele, mas ele não consegue identificar o tal fio que soltou e disse ser muito estranho os fios que controlam o painel passar juntos com os fios do chicote do Som. Parece pegadinha da GM para quem quer colocar som que não seja original!!
SemControle, eu suspeito que possa ser isso, pois estão um pouco curtos os fios do chicote do som. Mas será que são tão sensíveis assim, basta uma puxada sem força para desconectar?
CJ, pode ser isso tb... .
vou levar amanhã em um cara de painel para ele olhar e posto aqui para que todos saibam.
Se por algum acaso alguém conhecer quais são os fios e puderem me ajudar eu agradeço.
- José Leal
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Como assim cortaram o chicote do som? O conector era para estar escondido numa sede do painel que fica atrás do aparelho de som.
Sobre o painel, pelo que vc descreveu, deve estar faltando algum aterramento dele.
Na caixa de fusíveis, ao retirar a tampa, junto a coluna da porta, vc verá um parafuso de dentro para fora, onde tem alguns fios marrons presos por uma porca. Veja se não soltou algum desses fios marrons.
Sobre o painel, pelo que vc descreveu, deve estar faltando algum aterramento dele.
Na caixa de fusíveis, ao retirar a tampa, junto a coluna da porta, vc verá um parafuso de dentro para fora, onde tem alguns fios marrons presos por uma porca. Veja se não soltou algum desses fios marrons.
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Valeu pela resposta José!! Vou colocar abaixo algumas fotos para facilitar a "vida" nas verificações:José Leal escreveu:Como assim cortaram o chicote do som? O conector era para estar escondido numa sede do painel que fica atrás do aparelho de som.
Sobre o painel, pelo que vc descreveu, deve estar faltando algum aterramento dele.
Na caixa de fusíveis, ao retirar a tampa, junto a coluna da porta, vc verá um parafuso de dentro para fora, onde tem alguns fios marrons presos por uma porca. Veja se não soltou algum desses fios marrons.
Comprei o carro usado e o antigo dono ao invés de comprar adaptador para o som (pra não ter que cortar os fios) não comprou e mandou o alicate em tudo.
José, verifiquei e está OK.
primeira foto é do painel com o motor ligado. Nem a luz do freio de mão acende... .
a foto abaixo é da caixa de fusíveis onde o parafuso está OK e com seus cabos... o botãozinho preto ao lado é para eu desativar o alarme caso dê pau no controle.
abaixo coloquei 2 fotos do chicote. Foi somente aí que meu amigo mexeu... . Dá para termos uma noção de qual fio está faltando?
Os fios que estou segurando com o polegar esquerdo são 3 e os 3 são negativos e teoricamente estão sobrando.... . Sabem dizer de onde vem e o que são?
Abaixo é outra foto do chicote.
José, você ou algum outro membro do forum saberiam dizer qual é o fio?
Se precisar é só avisar que tiro mais fotos.
Obrigado a todos pela ajuda
- José Leal
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Cara, que CENSURADO. Eu fico puto com esses preguiçosos que preferem cortar o chicote a comprar um conector de R$15,00.
Naquela foto da cx de fusíveis, reparou uns fios presos em um parafuso com porca, logo abaixo do botão do alarme? Aquele é o aterramento central. Veja se está tudo OK ali.
No chicote do som, vou olhar ali no meu carro e já volto.
Naquela foto da cx de fusíveis, reparou uns fios presos em um parafuso com porca, logo abaixo do botão do alarme? Aquele é o aterramento central. Veja se está tudo OK ali.
No chicote do som, vou olhar ali no meu carro e já volto.
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- José Leal
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Marcos, estou olhando agora o chicote aqui. Um desses marrom é de fato o aterramento do som. Só que o outro é referente ao TID. No conector aqui, chega um marrom na parte onde o som original manda informações para o TID. Não tem mais nenhum fio sobrando aqui.
Provavelmente esses fios isolados são para transmissões de dados para o TID. Neste caso, seu carro é um privilegiado e deve ter o chicote do TID prontinho aí, bastando comprar a peça e conectar no carro.
Quando seu amigo montou o som, esses fios já estavam isolados? Se não, sugiro que troque o fio marrom usado na instalação do som pelo fio marrom que está junto com os outros, pelo menos para testar o que se passa. Por fim, veja se não tem nenhum fusível queimado, especialmente o 2, 17 e 24. Às vezes eles se rompem milimetricamente.
Provavelmente esses fios isolados são para transmissões de dados para o TID. Neste caso, seu carro é um privilegiado e deve ter o chicote do TID prontinho aí, bastando comprar a peça e conectar no carro.
Quando seu amigo montou o som, esses fios já estavam isolados? Se não, sugiro que troque o fio marrom usado na instalação do som pelo fio marrom que está junto com os outros, pelo menos para testar o que se passa. Por fim, veja se não tem nenhum fusível queimado, especialmente o 2, 17 e 24. Às vezes eles se rompem milimetricamente.
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- José Leal
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Como não tem possibilidade de editar a mensagem, lá vai mais outra:
Na verdade, nos fios isolados, além do marrom já descrito, o preto/branco é do + do amplificador da antena, os dois pretos finos são positivo pós chave e o cinza/verde é da iluminação. Este último fio serve para caso o aparelho tenha a função iluminação ao acender o farol, (fio laranja, padrão Pioneer), o fio correspondente deve ser ligado nele. Deste modo, seu carro não tem preparação para o TID e os fios estão identificados.
Então, confirmando tudo:
marrom = negativo;
preto/branco = amplificador da antena (ligar o fio azul do rádio);
dois fios preto finos = positivo pós chave (pode-se ligar o fio vermelho nele, mas o rádio só vai funcionar com a chave de ignição na posição II);
cinza/verde = iluminação (ligar o fio laranja, se tiver).
ALERTA! Separe os fios daquela isolação, isole o marrom, o cinza/verde e os pretos separadamente. Assim, evita qqer risco de curto circuito.
Na verdade, nos fios isolados, além do marrom já descrito, o preto/branco é do + do amplificador da antena, os dois pretos finos são positivo pós chave e o cinza/verde é da iluminação. Este último fio serve para caso o aparelho tenha a função iluminação ao acender o farol, (fio laranja, padrão Pioneer), o fio correspondente deve ser ligado nele. Deste modo, seu carro não tem preparação para o TID e os fios estão identificados.
Então, confirmando tudo:
marrom = negativo;
preto/branco = amplificador da antena (ligar o fio azul do rádio);
dois fios preto finos = positivo pós chave (pode-se ligar o fio vermelho nele, mas o rádio só vai funcionar com a chave de ignição na posição II);
cinza/verde = iluminação (ligar o fio laranja, se tiver).
ALERTA! Separe os fios daquela isolação, isole o marrom, o cinza/verde e os pretos separadamente. Assim, evita qqer risco de curto circuito.
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