no meu novo trampo to andando mto na estrada e fikar com o peh medindo força todo tempo cansa.... dai lendo alguns topicos no forum do vectra, o pessoal conseguiu colocar um cruise control no vectra B que por sua vez nao tem o sensor de aceleração, eh via cabo mesmo......pensei com meus botoes c isso seria possivel com o corsa (classic dentre outros da serie pois eh muito parecido tambem por não precisar do RAIO da BCM pra funcionar........
alguém tem alguma ideia??
A...e alias....a alavanca de controle do cruise...andei vendo alguns Vauxhall corsa que tem essa alavanca.....entao da pra colocar....o ki eh necessario pro cruise funcionar.....
se alguem se interessar posto umas imagens e procedimentosi do vectra e ve c eh possivel essa GAMBIARRA..
VLW desde jah
c ngm c interessa tbm vlw mesm assim....
[DÚVIDA] - Cruise Control no Corsa B. É possível?
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axo ki vo mete a kara no trampo mesmo e ver no ki da....vo postando aki.....
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Tirei esse TUTO do vectra clube ...vo tenta resumir e postar as imagens certinho.
Aqui ta o esquema de ligação....é relativamente simples....um chicote com 8 cabos do cofre do motor ate o painel de instrumentos...
Um detalhe importante é o botão fechado no pedal da embreagem, que ao pisar deve abrir o contato, pode adaptar o botao do freio de 4 pinos ou outro generico. Se não colocar botão na embreagem, ao embrear o carro o giro subiria ate cortar. Se seu carro for automático, você liga 12V diretamente no pino D.
O sinal do freio é o mesmo que vai para as lampadas traseiras, basta pegar no botão do pedal de freio do seu carro. Ao pisar no freio, ele manda 12V para o modulo o que desativa o piloto automático.
E o mais trabalhoso é o sinal de velocidade que está no painel de instrumentos (fio azul com listra vermelha (no vectra, no corsa n sei c eh esse)). A principio tem que desmontar o painel de instrumentos para ter acesso a ele.
O pino H vc pode aterrar, pois ele é um sinal que viria da ECU ou Cambio automático para desativar o sistema.
O pino J é uma saída q liga 0V quando o sistema esta ativado, podendo colocar um led ou lâmpada de aviso. Os Vectra 97/98 nem possuem lâmpada no painel para indicar piloto acionado, logo pode deixar esse fio desconectado sem problemas. Se quiser pode adaptar lâmpada em outro local como em algum dos botões falsos do painel, alimentando uma perna da lâmpada com 12V e a outra perna da lâmpada ligando no pino J
Em termos de operação, quando você apertar o botão SET da alavanca do piloto automático ele vai setar a velocidade somente se o modulo receber 12V da alavanca no pino A (fio vermelho da alavanca contato fechado do botão OFF), 12V no pino D vindo da embreagem indicando que a embreagem não esta atuada (apenas carro manual), e 0V no pino G indicando que o freio não esta aplicado. Ao mudar um desses 3 sinais, o piloto desabilita.....
Esse sistema é totalmente independente do ECU do carro, logo não precisa ativar via Tech II nem nada...é instalar, puxar a fiação e sair usando....lembrando q ele só funciona acima de 30km/h e abaixo de 140 se não me engano......
Esse esquema tá bem interessante pois já vem com as cores dos fios do chicote, mas sempre é bom conferir antes de ligar pois não sei se todos os anos e modelos usam o mesmo padrão de cores. Estou mandando junto fotos do modulo, caso você ainda não o tenha visto. Quando você comprar o modulo, tenta conseguir o chicote junto, pois é difícil achar o conector depois.
Do modulo sai um cabo de acelerador que vai ate o TBI (da pra ver direito nas ilustrações acima).
Quando você achar um carro doador é importante você pegar o suporte do cabo do acelerador, pois o suporte de cabo do acelerador vai ter um slot adicional onde fixa o cabo do modulo do piloto automático (como na foto acima). Os carros 16V tem um suporte maior, como na foto que tem no tópico, . Parece que alguma versão “millenium” ou “expression” do vectra após a mudança de nomenclatura acabou tendo isso como opcional em motores 8V.
imagens da alavanca SET
bom galera.....o chicote e o modulo sao encontrados em astra, zafira e nos vectras masi antigos. antigos digo antes de sairem com acelerador eletronico ki dai eh otros 500...por inquanto to postando isso pro pesoal pra terem uma ideia pq vo demorar a comprar td pq to instalando o ar condicionado com direçao ki axei baratin.....
mas qndo começar a trabalhar nisso ki to VERY ansioso jah mando noticias.
alias....Creditos pro topico do Vectra Clube Usuario Jose Leal. e algumas ediçoes foi por minha conta mesm.....
vlw!
Aqui ta o esquema de ligação....é relativamente simples....um chicote com 8 cabos do cofre do motor ate o painel de instrumentos...
Um detalhe importante é o botão fechado no pedal da embreagem, que ao pisar deve abrir o contato, pode adaptar o botao do freio de 4 pinos ou outro generico. Se não colocar botão na embreagem, ao embrear o carro o giro subiria ate cortar. Se seu carro for automático, você liga 12V diretamente no pino D.
O sinal do freio é o mesmo que vai para as lampadas traseiras, basta pegar no botão do pedal de freio do seu carro. Ao pisar no freio, ele manda 12V para o modulo o que desativa o piloto automático.
E o mais trabalhoso é o sinal de velocidade que está no painel de instrumentos (fio azul com listra vermelha (no vectra, no corsa n sei c eh esse)). A principio tem que desmontar o painel de instrumentos para ter acesso a ele.
O pino H vc pode aterrar, pois ele é um sinal que viria da ECU ou Cambio automático para desativar o sistema.
O pino J é uma saída q liga 0V quando o sistema esta ativado, podendo colocar um led ou lâmpada de aviso. Os Vectra 97/98 nem possuem lâmpada no painel para indicar piloto acionado, logo pode deixar esse fio desconectado sem problemas. Se quiser pode adaptar lâmpada em outro local como em algum dos botões falsos do painel, alimentando uma perna da lâmpada com 12V e a outra perna da lâmpada ligando no pino J
Em termos de operação, quando você apertar o botão SET da alavanca do piloto automático ele vai setar a velocidade somente se o modulo receber 12V da alavanca no pino A (fio vermelho da alavanca contato fechado do botão OFF), 12V no pino D vindo da embreagem indicando que a embreagem não esta atuada (apenas carro manual), e 0V no pino G indicando que o freio não esta aplicado. Ao mudar um desses 3 sinais, o piloto desabilita.....
Esse sistema é totalmente independente do ECU do carro, logo não precisa ativar via Tech II nem nada...é instalar, puxar a fiação e sair usando....lembrando q ele só funciona acima de 30km/h e abaixo de 140 se não me engano......
Esse esquema tá bem interessante pois já vem com as cores dos fios do chicote, mas sempre é bom conferir antes de ligar pois não sei se todos os anos e modelos usam o mesmo padrão de cores. Estou mandando junto fotos do modulo, caso você ainda não o tenha visto. Quando você comprar o modulo, tenta conseguir o chicote junto, pois é difícil achar o conector depois.
Do modulo sai um cabo de acelerador que vai ate o TBI (da pra ver direito nas ilustrações acima).
Quando você achar um carro doador é importante você pegar o suporte do cabo do acelerador, pois o suporte de cabo do acelerador vai ter um slot adicional onde fixa o cabo do modulo do piloto automático (como na foto acima). Os carros 16V tem um suporte maior, como na foto que tem no tópico, . Parece que alguma versão “millenium” ou “expression” do vectra após a mudança de nomenclatura acabou tendo isso como opcional em motores 8V.
imagens da alavanca SET
bom galera.....o chicote e o modulo sao encontrados em astra, zafira e nos vectras masi antigos. antigos digo antes de sairem com acelerador eletronico ki dai eh otros 500...por inquanto to postando isso pro pesoal pra terem uma ideia pq vo demorar a comprar td pq to instalando o ar condicionado com direçao ki axei baratin.....
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so precisa ver se com esses 2 cabos la na borboleta, nao vao acabar enroscando, qnd qq um deles acelerar o outro cabo fica frouxo com folga, se na hora de voltar enroscarem o carro vai ficar acelerado....
Rua não é disputa, é convivência.
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eh important isso mesmo..por isso tem que fazer um suporte bem dimensionado pra que um nao artrapalhe o outro......preciso ver onde o modulo fica no cofre do vectra pra saber ond posicionar ele no corsa. o que pode travar eh o modulo soh e deixar o carro setado na aceleração que foi pedida...mas por algum erro de instalação que nao ta desativando o cruise.....do mais se desativar ele acredito que o proprio acelerador com auela mola de pressao na borboleta faça ele voltar na posiçao
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vai fazer voltar sim, mas se um cabo por acaso ficar um pedado dentro da polia do outro, vai ficar acelerado o carro...assim como voltar com o cabo fora da polia, vai perder acao depois...
enquanto um dos cabos for todo puxado o outro vai ficar totalmente solto, sem carga alguma, assim como corrente de bicicleta folgada escapa, é um risco de escapar da polia, ou a folga ira em direcao a outra polia e se enroscarem, deixando a borboleta um pouco ou muito aberta, conforme a invasao do cabo na outra polia....o cabo do modulo ai parece pouco, nao deve dar todo esse efeito.....tem q ser bem feito com cuidado sobre esses problemas...
até com alguma adaptacao na polia onde vai o cabo pra tentar nao deixar o cabo sair do trilho independente de quem ta puxando...
enquanto um dos cabos for todo puxado o outro vai ficar totalmente solto, sem carga alguma, assim como corrente de bicicleta folgada escapa, é um risco de escapar da polia, ou a folga ira em direcao a outra polia e se enroscarem, deixando a borboleta um pouco ou muito aberta, conforme a invasao do cabo na outra polia....o cabo do modulo ai parece pouco, nao deve dar todo esse efeito.....tem q ser bem feito com cuidado sobre esses problemas...
até com alguma adaptacao na polia onde vai o cabo pra tentar nao deixar o cabo sair do trilho independente de quem ta puxando...
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tava pensando em tentar usar o mesmo sistema do vectra no corsa pra evitar ao maximo as adaptações...sendo mais preciso o atuador que fica preso o cabo do acelerador....pelo que vi ele deve atuar as duas partes separadas...posso estar falando bobagens....mas parece.....vc m dexou cm a pulga atraz da orelha agora.........preciso ver o motor e tbm abrir o meu pra ver direito como isso funciona e resolver essa equação....
minha duvida eh.....c o unico cabo ki vai ser "puxado" vai ser o ki fika ligado no acelerador....e o outro sai direto do modulo pro atuador......entao seria uma via de uma mao soh....ou seja...soh um dos cabos seria puxado e o outro (do modulo cruise) viria automaticamente ateh pq pra setar a força correta na ora d programar a velocidade.......
viajei na batatinha?
minha duvida eh.....c o unico cabo ki vai ser "puxado" vai ser o ki fika ligado no acelerador....e o outro sai direto do modulo pro atuador......entao seria uma via de uma mao soh....ou seja...soh um dos cabos seria puxado e o outro (do modulo cruise) viria automaticamente ateh pq pra setar a força correta na ora d programar a velocidade.......
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