[Dúvida] - Tem como alterar a ligação da tomada 12V?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
emerson.fp
:: Millennium ::
Mensagens: 172
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Junho 2009 06:10:20 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] - Tem como alterar a ligação da tomada 12V?

Mensagem por emerson.fp »

Galera, queria alterar a alterar a ligação da tomada 12V que fica na frente do cambio (vulgo acendedor de cigarros).
Originalmente, ela é energizada quando giramos a chave.
Eu queria deixar ela com o sinal pós chave, o mesmo que liga o rádio e fica ligado enquanto a chave estiver na ignição.
Alguém sabe onde posso alterar isso?


Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Olá Emerson,
parece haver um pequeno equívoco em seu pedido, pois as duas frases significam a mesma coisa:
"...é energizada quando giramos a chave..." e "...o mesmo que liga o rádio e fica ligado enquanto a chave estiver na ignição..."

Caso você queira fazer a tomada funcionar sem a chave, será necessário alterar o fio 12 pós chave original para a opção "direta" ou "pós lanterna", mas adianto que não é seguro, pois poderia "arriar a bateria"

veja se entendeu e me fale, ok?!
abraço,
WJunior
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem


Avatar do usuário
emerson.fp
:: Millennium ::
Mensagens: 172
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Junho 2009 06:10:20 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por emerson.fp »

WJunior,
Quando giro a chave, o radio liga, e se eu "desgirar" a chave e ainda deixar ela na ignição, o radio permanece ligado. Se eu tira a chave, o radio desliga. E era assim que eu queria que ficasse a tomada.
Mas decidi que vou deixar a tomada 12V originalzinha e vo fazer uma outra tomada ligada junto com o fio pos chave do radio so para botar o voltimetro que comprei.
Valeu pela dica!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao precisa criar outra tomada, e interessante é o voltimetro estar ligado direto la na bateria, pegar o sinal la......., vc pode simplesmente usar um rele no pos chave pra fazer aparecere algo no display (liga-lo) apos o contato...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
emerson.fp
:: Millennium ::
Mensagens: 172
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Junho 2009 06:10:20 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por emerson.fp »

Pensei também em ligar o voltimetro direto na bateria, com relé acionando.
Mas comprei um voltimetro simples (http://www.dealextreme.com/p/led-displa ... -24v-68179).
Vo fazer uns testes com meu multimetro e ver se há diferença na medição diretamente na bateria e no ponto onde eu ligaria, e também comparar os valores do multimetro profi com o voltimetro chines...


Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

emerson.fp escreveu:WJunior,
Quando giro a chave, o radio liga, e se eu "desgirar" a chave e ainda deixar ela na ignição, o radio permanece ligado. Se eu tira a chave, o radio desliga. E era assim que eu queria que ficasse a tomada.
Mas decidi que vou deixar a tomada 12V originalzinha e vo fazer uma outra tomada ligada junto com o fio pos chave do radio so para botar o voltimetro que comprei.
Valeu pela dica!
Amigo, o normal e "original" é a tomada se desligar ao tirar a chave da ignição e o meu rádio eu conectei como no original, que também desliga nesse caso.
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem


Avatar do usuário
emerson.fp
:: Millennium ::
Mensagens: 172
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Junho 2009 06:10:20 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por emerson.fp »

WJUNIOR escreveu:Amigo, o normal e "original" é a tomada se desligar ao tirar a chave da ignição e o meu rádio eu conectei como no original, que também desliga nesse caso.
Deve ter mudado no Corsa C então.
A tomada 12V do meu funciona junto com a chave "girada". A chave ta girada ou motor ligado=tomada ligada. Chave na ignição, mas não "girada"=tomada desligada.

Já o rádio permanece ligado depois de "desgirar" a chave, até tirar ela da ignição...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas ai varia conforme a instalacao do radio...vale lembrar q no chicote do player temos 2 fios +12V, um direto q mantem a memoria do player, e outro q recomendam ligar no pos chave pro radio so ligar dado contato....instaladores ligam esse pos chave direto no +12 e ai o player toca a qq momento....

a diferenca q vai obter nao é pra ser grande coisa entre bateria e la dentro...legal esse voltimetro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
emerson.fp
:: Millennium ::
Mensagens: 172
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Junho 2009 06:10:20 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por emerson.fp »

A instalação do radio foi eu quem fiz. esse que recomendam ligar no pos chave, eu botei numa chave de 2 posicões, onde eu escolho se quero o radio sempre ligado ou se ele liga/desliga conforme a chave.

Vo montar tudo e depois boto o esquema e fotos aqui.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”