[INFO] - Faça você mesmo - LEDs

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Gillys
:: Rodeio ::
Mensagens: 670
Registrado em: Quinta-feira 14 2010f Outubro 2010 09:55:30 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[INFO] - Faça você mesmo - LEDs

Mensagem por Gillys »

Olá amigos do Corsa Clube.
Achei essa matéria sobre leds muito interessante, e resolvi postar. A fonte segue ao final.

Segue na íntegra:

"O post de hoje irá inaugurar a sessão de “Faça você mesmo”, ou em inglês DIY (Do it yourself). Nele irei explicar um pouco mais sobre os LEDS que foram comentados no post sobre avanços tecnológicos em nossos carros. Aqui não irei me deter às especificações de como eles funcionam, pois já foi explicado (cliquem no link acima caso não tenham lido :cool: ), mas sim como podemos usar os leds em infinitas funções.

Primeiramente temos que conhecer com quem estamos trabalhando. Existem alguns modelos de LEDS no mercado, então primeiro precisamos escolher o mais específico para nossa aplicação. Hoje os leds de alto brilho de 5mm são os mais utilizados em qualquer tipo de personalização de iluminação, mas mesmo assim ainda existem leds de outros tamanhos e a principal especificação que você deverá cuidar é a medida de milicandelas do mesmo. Mas o que são milicandelas? É a medida usada para definir a potencia dos leds. A maioria dos LEDS que são vendidos hoje nos mercados nacionais são de 15.000mcd ou 20.000mcd, mas existem modelos à venda de até 100.000mcd (existem com maior número de microcandelas, mas são caros e difíceis de encontrar).

Ótimo, já escolhi o modelo de LED e agora, como eu faço para ligar ele? Para os leds funcionarem, eles precisam de um resistor, pois trabalham com tensões mais baixas que o normal de uso diário, como por exemplo, 12V em fontes alternativas, 14V no carro em aceleração, 220V ou 110V em casa. Já os LEDS têm a sua tensão que varia entre 1,6V a 3,3V. Por isso a vida útil de um led é 100.000 horas ou mais.
Para se calcular a resistência que deverá ser usada no led escolhido, utiliza-se a fórmula abaixo:

[Tensão de Entrada(Volts)] – [Tensão do Led(Volts)] / [Corrente do Led(Ampéres)] = [valor do Resistor(Ohms)]

Por exemplo, se formos aplicar um led de alto brilho de 5mm, que geralmente trabalha com uma corrente de 20 mA (0,02A) e a tensao de 3.2V (Leds azuis, brancos, verdes ou Ultravioleta) em nosso automóvel (que no momento de aceleração pode chegar a 14V) teremos o seguinte cálculo:

14 – 3,2 / 0,02 = 540 Ohms

Sendo assim iremos utilizar um resistor de 560 Ohms (valor mais próximo dos 540 Ohms obtidos) para termos uma boa relação durabilidade/brilho de nosso LED.
Mas e agora? Onde devo soldar os resistores no meu led? Confira abaixo uma representação da montagem dos leds e também dos pólos do mesmo:


Repare no comprimento das pernas (terminais) do led e também no formato das “peças” internas do led

É importante deixar claro que para uma boa durabilidade dos leds, os mesmos devem receber uma solda rápida, pois o aquecimento gerado pelo soldador poderá diminuir a vida útil de nosso diodo emissor de luz.

Muito bem, já sei identificar um led, o seu resistor, soldar os 2, mas e agora como eu monto algo? Muito simples, agora ligue o terminal positivo no pólo positivo de uma fonte de energia e o terminal negativo no pólo negativo. Veja abaixo um exemplo de aplicação de leds para montagem de uma barra para iluminar os tapetes do seu carro:

Outra questão para se destacar sobre os leds são os ângulos de emissão de luz. Dependendo a cabeça do led (e em alguns casos lentes), temos emissões de 12° até 180°. Quanto maior o ângulo, maior será a área iluminada, mas menor a intensidade da luz no foco. Portanto na hora de comprar leds para trocar a iluminação do seu painel ou fazer uma sinaleira nova para seu carro, prefira leds de cabeça chata que apesar de não terem tanta intensidade de luz no foco, espalham bem mais a luz.

Por fim, conheça mais alguns tipos de LEDS e suas finalidades. Temos Leds normais (que trabalham na casa dos 2V), os super brilho (que trabalham na casa dos 3V) e os Super Leds, que trabalham em valores diferenciados de voltagem e necessitam normalmente de dissipadores de calor. Nos super brilho temos os Leds Ultravioleta que emitem uma luz (que o olho humano não capta) que ilumina ambientes escuros. Normalmente são usados em conjunto com câmeras de segurança ou filmadoras. Temos também os infravermelhos usados em controles remoto, celulares, etc. Eles também são leds, parecidos com os ultravioletas, que emitem impulsos de luz sincronizada para os receptores, como se estivessem simulando um código Morse. Quer ver um exemplo? Pegue o controle da sua TV, aponte para a câmera do seu celular e veja a luz que é emitida. E também não podemos esquecer-nos dos úteis LEDS tricolores que são compostos por uma espécie de “dual-led” interno, onde é possível fazer a combinação de cores e se obter uma nova ou ainda usar as cores puras, sem a necessidade da troca do diodo. Lembrando que esta variação de cor ocorre graças às mudanças de corrente de energia que o led recebe.

Pessoal foi um prazer estar postando novamente, aguardo comentários e até a próxima."


Fonte: http://autoblog.jrmania.com.br/index.ph ... esmo-leds/


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”