Pessoal, arrumei uma ventoinha extra, e queria ligar ela pra ventilar o cofre do motor, mas somente quando o carro estiver em movimento, ou seja, quando pisar no acelerador. Alguém pode me dar uma idéia da ligação elétrica que eu poderia fazer pra manter ela ligada somente com o carro andando? Obrigado.
Rogério.
Como ligo aparelho somente com acelerador pressionado
- rodrigo.marassa.ojeda
- :: Super ::
- Mensagens: 80
- Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Rogério,
Acho que fazer essa ventoinha ligar com o acelerador pressionado pode ser bem complexo, se não for impossível... não seria melhor colocar um botão no painel para você ligar e desligar manualmente?
Outra opção é você aproveitar a ligação da ventoinha do radiador e fazer uma "ponte" para ligar as duas juntas, pois dessa forma a secundária não ficaria ligada todo o tempo, só quando necessário.
Em qualquer um desses cenários, consulte sempre um bom eletricista, pois os motores elétricos podem puxar muita carga e exigirem algum relé e/ou fusível extra. Lembre sempre que quanto mais equipamentos elétricos ligados, mais peso será feito no alternador e mais força o motor terá que fazer para girá-lo, aumentando levemente o consumo de combustível.
A propósito, qual a finalidade dessa ventoinha e em qual local você pretende instalar dentro do cofre (radiador ou outro local)? Será que realmente vale a pena instalar? Se for só para ventilar o compartimento, acho que não vale a pena o esforço...
Lembre-se que o bom funcionamento do motor implica em seu correto aquecimento. Motor muito frio não funciona bem e gasta bem mais. Por isso existe a válvula termostática na tubulação de líquido de arrefecimento, que deixa a água circular só quando o carro atinge 90 graus, e as ventoinhas só ligam após determinada temperatura. É normal e esperado o carro funcionar sempre com o ponteiro em 90 graus ou mais. Ficando entre 90 e 100 está normal!
Um abraço,
Rodrigo
Acho que fazer essa ventoinha ligar com o acelerador pressionado pode ser bem complexo, se não for impossível... não seria melhor colocar um botão no painel para você ligar e desligar manualmente?
Outra opção é você aproveitar a ligação da ventoinha do radiador e fazer uma "ponte" para ligar as duas juntas, pois dessa forma a secundária não ficaria ligada todo o tempo, só quando necessário.
Em qualquer um desses cenários, consulte sempre um bom eletricista, pois os motores elétricos podem puxar muita carga e exigirem algum relé e/ou fusível extra. Lembre sempre que quanto mais equipamentos elétricos ligados, mais peso será feito no alternador e mais força o motor terá que fazer para girá-lo, aumentando levemente o consumo de combustível.
A propósito, qual a finalidade dessa ventoinha e em qual local você pretende instalar dentro do cofre (radiador ou outro local)? Será que realmente vale a pena instalar? Se for só para ventilar o compartimento, acho que não vale a pena o esforço...
Lembre-se que o bom funcionamento do motor implica em seu correto aquecimento. Motor muito frio não funciona bem e gasta bem mais. Por isso existe a válvula termostática na tubulação de líquido de arrefecimento, que deixa a água circular só quando o carro atinge 90 graus, e as ventoinhas só ligam após determinada temperatura. É normal e esperado o carro funcionar sempre com o ponteiro em 90 graus ou mais. Ficando entre 90 e 100 está normal!
Um abraço,
Rodrigo
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 19
- Registrado em: Quarta-feira 14 2010f Abril 2010 09:24:37 AM
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Cara não faz isso não, vc vai acabar com a bateria do carro...a ventoinha que já está no carro cumpre o seu papel, carro não é igual computador não! (já vi caras colocarem nitrogênio em placas mãe), mas enfim a própria centralina controla a temperatura do motor, isso por causa da explosão do combustível...
...nem adianta vc colocar uma ventoinha menor que a que a do radiador, que não vai abaixar um grau sequer na temperatura do motor...
...maaaaaaaaaaaas, se vc mora no Deserto do Atacama, dá um toque aí, aí sim vc precisa melhorar a ventilzação do motor.
...nem adianta vc colocar uma ventoinha menor que a que a do radiador, que não vai abaixar um grau sequer na temperatura do motor...
...maaaaaaaaaaaas, se vc mora no Deserto do Atacama, dá um toque aí, aí sim vc precisa melhorar a ventilzação do motor.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 1486 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 5 Respostas
- 894 Exibições
-
Última mensagem por skantex
-
- 1 Respostas
- 13023 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 5 Respostas
- 14396 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 3590 Exibições
-
Última mensagem por gtmski