Como ligo aparelho somente com acelerador pressionado

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Como ligo aparelho somente com acelerador pressionado

Mensagem por rogdigue »

Pessoal, arrumei uma ventoinha extra, e queria ligar ela pra ventilar o cofre do motor, mas somente quando o carro estiver em movimento, ou seja, quando pisar no acelerador. Alguém pode me dar uma idéia da ligação elétrica que eu poderia fazer pra manter ela ligada somente com o carro andando? Obrigado.

Rogério.
Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Rogério,

Acho que fazer essa ventoinha ligar com o acelerador pressionado pode ser bem complexo, se não for impossível... não seria melhor colocar um botão no painel para você ligar e desligar manualmente?

Outra opção é você aproveitar a ligação da ventoinha do radiador e fazer uma "ponte" para ligar as duas juntas, pois dessa forma a secundária não ficaria ligada todo o tempo, só quando necessário.

Em qualquer um desses cenários, consulte sempre um bom eletricista, pois os motores elétricos podem puxar muita carga e exigirem algum relé e/ou fusível extra. Lembre sempre que quanto mais equipamentos elétricos ligados, mais peso será feito no alternador e mais força o motor terá que fazer para girá-lo, aumentando levemente o consumo de combustível.

A propósito, qual a finalidade dessa ventoinha e em qual local você pretende instalar dentro do cofre (radiador ou outro local)? Será que realmente vale a pena instalar? Se for só para ventilar o compartimento, acho que não vale a pena o esforço...

Lembre-se que o bom funcionamento do motor implica em seu correto aquecimento. Motor muito frio não funciona bem e gasta bem mais. Por isso existe a válvula termostática na tubulação de líquido de arrefecimento, que deixa a água circular só quando o carro atinge 90 graus, e as ventoinhas só ligam após determinada temperatura. É normal e esperado o carro funcionar sempre com o ponteiro em 90 graus ou mais. Ficando entre 90 e 100 está normal!

Um abraço,
Rodrigo
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
RAguiar
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 14 2010f Abril 2010 09:24:37 AM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por RAguiar »

Cara não faz isso não, vc vai acabar com a bateria do carro...a ventoinha que já está no carro cumpre o seu papel, carro não é igual computador não! (já vi caras colocarem nitrogênio em placas mãe), mas enfim a própria centralina controla a temperatura do motor, isso por causa da explosão do combustível...
...nem adianta vc colocar uma ventoinha menor que a que a do radiador, que não vai abaixar um grau sequer na temperatura do motor...
...maaaaaaaaaaaas, se vc mora no Deserto do Atacama, dá um toque aí, aí sim vc precisa melhorar a ventilzação do motor.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”