Trocando Lanpadas do Painel por LEDs

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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nando_bb
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Trocando Lanpadas do Painel por LEDs

Mensagem por nando_bb »

FERRAMENTAS QUE SERAO UTILIZADAS
Cola Quente, Resistor para 12 volts (em qualquer loja de eletronica vende), Leds, Chave Phlips, Estanho, Ferro de Solda Fio e Chave nº 7.
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DESMONTANDO O PAINEL
Remova o este parafuso (este procedimento dos dois lados do volante)
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Remova estes parafusos que estao nos furos da capa de plastico debaixo do volante.
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Remova os parafusos da moldura do painelImagem

Remova estes outros parafusos.
Por traz do painel, onde esta a seta tem o cabo do velocimetro, que é prezo por uma prisilha e nela tem uma abinha aperte essa abinha contra o painel que o cabo sai (para retirar desse modo faça como a foto seguinte). Se acharem dificil tente girar um pouco o painel e olhar por traz dele ou entao soltar cabo la na parte do motor (câmbio).

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Remova as porcas e os parafusos ai entao os ponteiros se soltaram.
As lâmpadas sao presas por esses conectores pretos solte apenas as duas marcadas porque sao a de iluminação.
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Os ponteiros soltos
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Soldando o Led
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Fazendo a ligação em Paralelo (Essa ligação tem que ser feita com no maximo 4 leds)
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Olha só eles funcionando
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Olhem só a ligação que fiz usando 6 leds.
Atenção: apenas 4 leds conseguem ser acesos numa ligação paralela entao vejam na foto que:
foi feita uma ligação com 4 leds e outra com 2 leds, o que divide uma ligação da outra é o onde os dois polos negativos se encontram.
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Ai ja estão os leds no seu devido lugar - Notem que os fios estao prensados entre aquele plug preto que encaixa a lampada original, no entanto o que esta na foto é LED Vocês podem instalar junto também.
Lembre que os Leds tem polaridade + e - entao ligue no lugares corretos.
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Aqui ja esta pronto
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E Funcionando.
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GennerPriaro
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Mensagem por GennerPriaro »

Muito boa a iniciativa de colocar aqui o how to do de como fazer esta modificação...

Apenas um conselho de quem já fez isto a uns 2 anos....

Colocar os 4 leds em série apenas; é pedir para dentro de 1 ano queimar....

Experiencia de quem já teve que trocar.... e vai ter que trocar novamente dentro em breve...

A tensão do carro acaba oscilando vez por outra; e quando em funcionamento; voce percebe os leds "piscando".

Isto com o tempo queima o primeiro led que é quem recebe o maior "impacto" das oscilações.... e logo por tabela outro e logo vc tem um painel apagado....

Cheguei em um modelo de circuito que coloquei nas luzes de teto com leds brancos; que mostrou-se campeão; sem alterações e com garantia de longa durabilidade....

Voce associa os 4 leds em paralelo; um como o outro (combinando os anodos e catodos = combinando os positivos e negativos = combinando a perninha maior dos leds e as menores tambem...) no polo positivo; antes de alimentar a ligação; voce insere um resistor de 220 ohms.

E em paralelo com todo o circuito coloque um capacitor eletrolitico de 4700 micro farads; por 16 volts....

Resultado = tensão sempre estabilizada; circuito confiavel que vai durar muito tempo....

No final de março / abril; farei isto no meu... por enquanto; vou convivendo com alguns apagados aqui e outros lá....

Abço!


Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

uma boa iniciativa. mas tbm recomendo como o genner disse. ou faz um circuito dedicado com regulador de tensao e etc, ou em breve ira queimar um por um.
o carro ligado n da exatamente 12v. pode chegar a picos de ate uns 16v, o q faz queimar os leds.

uma opcao boa tbm e colocar os leds todos em paralelo cada um com um resistor de 560ohm. o de 470ohm e pra exatos 12v.
ou entao montar um circuito com diodo zener pra regular a tensao e n passar de 12v.
mas foi um belo trabalho feito.
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326


MachDown
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Mensagem por MachDown »

Muito bom! Parabéns!

Agora, será que seria interessante retirar a lente do LED? Ou comprar com um ângulo de feixe maior? Assim não vai ficar ou vai atenuar aquelas partes que ficam mais claras . . .
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


lucasx2008
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Mensagem por lucasx2008 »

eaew cara Gostei Do Tópico só tive uma duvida

tem como vc postar uma foto de como ligar os fios + e -

na quela placa de circuito

Obrigadoo


Rafael Arcanjo
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Mensagem por Rafael Arcanjo »

lucasx2008 escreveu:eaew cara Gostei Do Tópico só tive uma duvida

tem como vc postar uma foto de como ligar os fios + e -

na quela placa de circuito

Obrigadoo
Estou com a mesma dúvida do amigo acima.
Teria como mostrar ou explicar melhor como ligar os led no circuito do carro?


paulo.moreira
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Mensagem por paulo.moreira »

Beleza de iniciativa...

Sou novo no forum e ai vai uma dica.
Como o Genner disse, alem de aumentar a durabilidade, com o capacitor certo, podemos deixar todo circuito de iluminação com efeito de esmaecimento (apaga o led devagaririnho, um efeito bem interessante), estou testando alguns por aki, e quando estiver com o circuito definitivo, elaboro um tutorial.

por enquanto estamos todos de parabéns... escolhemos o corsa...
valeu e até mais..
P.E. :roll:
Corsa é tudo o resto e carro mesmo!!!!

P.E. Moreira


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waldvansilva
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Mensagem por waldvansilva »

paulo.moreira escreveu:Beleza de iniciativa...

Sou novo no forum e ai vai uma dica.
Como o Genner disse, alem de aumentar a durabilidade, com o capacitor certo, podemos deixar todo circuito de iluminação com efeito de esmaecimento (apaga o led devagaririnho, um efeito bem interessante), estou testando alguns por aki, e quando estiver com o circuito definitivo, elaboro um tutorial.

por enquanto estamos todos de parabéns... escolhemos o corsa...
valeu e até mais..
P.E. :roll:
Blz....quando tiver um tutorial manda aí pra galera.


nando_bb, vlw pela iniciativa.


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