Pessoal, estão lutando a favor de nossas xenon, a empresa do Grupo AIX, entrou com uma liminar para podermos rodar com nossas Xenon tranquilamente. Segue o link para podermos acompanhar a resolução da liminar.
http://xenonlegal.wordpress.com/
Abraços a todos
Pedido de Liminar ... A favor de nossas Xenon
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- Registrado em: Terça-feira 11 2007f Dezembro 2007 06:44:22 PM
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Xenon regularizado
Instalação de faróis mais potentes precisa de autorização do Denatran
Apontada até agora como uma infração, a troca dos faróis automotivos de lâmpadas halógenas por conjuntos óticos de xenon passa a ser uma opção prevista na legislação brasileira a partir de 2009.
Quem deseja fazer a substituição sem infringir a lei deve esperar até 1º de janeiro, quando entra em vigor a Resolução 227 do Conselho Nacional de Trânsito.
O equipamento instalado deverá ser inspecionado por instituição conveniada ao Inmetro antes da liberação do veículo para trafegar.
Importados, os faróis de xenon ganharam ruas e estradas graças à possibilidade de ampliar a visibilidade noturna e à durabilidade maior das lâmpadas.
A novidade causa controvérsia porque os motoristas equipados com a iluminação tradicional reclamam que os modernos sistemas ofuscam a visão de quem vem na pista contrária.
Quando mal aplicada, a tecnologia oferece riscos de acidentes.
JOÃO GUEDES
Como é hoje
A utilização de faróis de xenon somente é permitida quando o conjunto vem instalado no carro direto da fábrica (somente quando o modelo está homologado para este tipo de equipamento)
A troca dos faróis ou o uso de lâmpadas de xenon em faróis tradicionais é proibida
O que diz o Código Brasileiro de Trânsito
Utilizar o carro com sistema de iluminação ou sinalização alterado é infração grave
Penalidade: multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista
Medida administrativa: retenção do veículo para regularização
Como fica a partir de 10 de janeiro de 2009
O xenon segue permitido quando vem instalado de fábrica em modelo homologado
Continua proibido o uso de lâmpadas de xenon em conjuntos para luminárias halógenas
Fica permitida a substituição do farol tradicional pelo farol de xenon
O passo a passo da troca
O motorista deverá comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para pedir autorização para alterar o sistema de iluminação
A troca poderá ser feita na oficina de preferência
O carro terá de ser levado a uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e certificada pelo Inmetro para obter um Certificado de Segurança Veicular (veja lista em www.inmetro.gov.br/organismos)
Com o documento, o motorista voltará ao CRVA para regularizar o veículo (a autorização deve ser obtida a até 30 dias após a autorização para a troca)
A diferença
Lâmpadas incandescentes halógenas (comuns): emitem luz pelo aquecimento de filamentos de tungstênio, a partir de uma tensão elétrica. Em média, dura 800 horas e tem potência de 60 watts. A cor é de amarelada a branca.
Lâmpadas de descarga de gás (xenon): preenchidas com gás xenônio (e outros), produzem luz quando transpassadas por uma descarga entre dois eletrodos. Dura 3 mil horas e tem potência de 35 watts. Cor branca a azul.
Fonte com maoires informações
http://xenonlegal.wordpress.com/
Instalação de faróis mais potentes precisa de autorização do Denatran
Apontada até agora como uma infração, a troca dos faróis automotivos de lâmpadas halógenas por conjuntos óticos de xenon passa a ser uma opção prevista na legislação brasileira a partir de 2009.
Quem deseja fazer a substituição sem infringir a lei deve esperar até 1º de janeiro, quando entra em vigor a Resolução 227 do Conselho Nacional de Trânsito.
O equipamento instalado deverá ser inspecionado por instituição conveniada ao Inmetro antes da liberação do veículo para trafegar.
Importados, os faróis de xenon ganharam ruas e estradas graças à possibilidade de ampliar a visibilidade noturna e à durabilidade maior das lâmpadas.
A novidade causa controvérsia porque os motoristas equipados com a iluminação tradicional reclamam que os modernos sistemas ofuscam a visão de quem vem na pista contrária.
Quando mal aplicada, a tecnologia oferece riscos de acidentes.
JOÃO GUEDES
Como é hoje
A utilização de faróis de xenon somente é permitida quando o conjunto vem instalado no carro direto da fábrica (somente quando o modelo está homologado para este tipo de equipamento)
A troca dos faróis ou o uso de lâmpadas de xenon em faróis tradicionais é proibida
O que diz o Código Brasileiro de Trânsito
Utilizar o carro com sistema de iluminação ou sinalização alterado é infração grave
Penalidade: multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista
Medida administrativa: retenção do veículo para regularização
Como fica a partir de 10 de janeiro de 2009
O xenon segue permitido quando vem instalado de fábrica em modelo homologado
Continua proibido o uso de lâmpadas de xenon em conjuntos para luminárias halógenas
Fica permitida a substituição do farol tradicional pelo farol de xenon
O passo a passo da troca
O motorista deverá comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para pedir autorização para alterar o sistema de iluminação
A troca poderá ser feita na oficina de preferência
O carro terá de ser levado a uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e certificada pelo Inmetro para obter um Certificado de Segurança Veicular (veja lista em www.inmetro.gov.br/organismos)
Com o documento, o motorista voltará ao CRVA para regularizar o veículo (a autorização deve ser obtida a até 30 dias após a autorização para a troca)
A diferença
Lâmpadas incandescentes halógenas (comuns): emitem luz pelo aquecimento de filamentos de tungstênio, a partir de uma tensão elétrica. Em média, dura 800 horas e tem potência de 60 watts. A cor é de amarelada a branca.
Lâmpadas de descarga de gás (xenon): preenchidas com gás xenônio (e outros), produzem luz quando transpassadas por uma descarga entre dois eletrodos. Dura 3 mil horas e tem potência de 35 watts. Cor branca a azul.
Fonte com maoires informações
http://xenonlegal.wordpress.com/