[Respostas Frequentes] - XENON, Qual escolher!!!

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
lucasfontenele
:: Super ::
Mensagens: 51
Registrado em: Quarta-feira 07 2008f Maio 2008 11:57:21 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Respostas Frequentes] - XENON, Qual escolher!!!

Mensagem por lucasfontenele »

A maioria das pessoas acha que quanto mais alto o K do xenon(temperatura Kelvin), mais ele iluminará ( quantidade de lumens emitidos), mas de fato não é bem assim. A quanditade de luz que a lampada é capaz de emitir VS. a quantidade de K de uma lampada é uma parabola. Então, o ideal é voce procurar uma lampada com um numero de K mediano, pois é essa que vai emitir mais luz. O Xenon também dissipa menos calor do que uma lampada tradicional halogena, o que faz com que ela nao danifique a lente do seu farol como as lampadas super brancas de 100w vendidas por ai e que por algum tempo foi moda.

Na tabela abaixo você entenderá melhor o que foi dito sobre os K VS. quantidade de luz.

Imagem


Note que o pico de iluminaçao não se dá nos K extremos ( menor e maior ), e sim nos intermediarios, assim sendo se voce procura uma melhor iluminação fuja dos xenons de 10000k ( azul forte ) e 12000k ( roxo ), pois eles nao iluminaram tão bem quanto um de 6000k ou de 4300k e ainda por cima tem o agravante de nao serem permitidos por lei no Brasil.


Mitos do xenon.

- Xenon na luz alta nao vale apena pois voce nao tem como piscar o farol - MITO, o Xenon quando ligado emite um pulso forte assim permitindo a piscada normalmente. ( testado por mim e comprovado ).



Tipos de Lampada.

Cada carro usa um tipo de lampada em seu farol, dentre as mais comuns estão as H1 e H7 para carros com farois bi-parabolas, e H4 para farois mono-parabolas. No Xenon H4, existem 3 tipos de lampadas, sendo elas H4-2, H4-3, H4-4.

A Lampada Xenon H4-2 possui Xenon no farol baixo, e uma Lampada halogena comun para o farol alto.

Imagem
foto da lampada H4-2


A H4-3 possui uma unica lampada Xenon que se move para alternar entre farol alto e baixo.

Imagem
foto da lampada H4-3


A H4-4 possui duas lampadas Xenon, uma para o farol alto e uma para o farol baixo.

Imagem
foto da lampada H4-4



Tipos de Reator.

Atualmente existem 2 tipos de reator, o normal e o slim. A grande diferença entre eles é que o Normal é analógico e possui o starter embutido e o Slim é digital, controla a temperatura da lâmpada eletronicamente garantindo uma vida útil maior e uma iluminação mais homogênea, tb pode vir com o starter separado ( caixinha preta na foto ). Ao comprar um xenon sempre procure por um reator blindado, alem de nao permitir a entrada de agua que pode danificar o equipamento, ele evita que o reator cause interferencias no sistema eletrico e de som do carro.

Reator Normal.
Imagem

Reator Slim.
Imagem

Slim VS. Normal.
Imagem


Foto com cores de algumas das lampadas.

Imagem

Creditos "autonewsbrasil"


Caso tenha queira adicionar alguma informação, é so comentar


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”