Lanterna Altezza: Seta vermelha me reprovou. E agora?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Lanterna Altezza: Seta vermelha me reprovou. E agora?

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Estive um pouco afastado no clube por motivos de trabalho mas hoje não pude deixar de fazer uma visita. Acabei de chegar da vistoria e o cara me reprovou pq minha lanterna altezza tem a seta traseira vermelha.

Imagem

Vejamos a resolução contran 14/98:

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

I) nos veículos automotores e ônibus elétricos:

1) pára-hoques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de pára-brisa;
5) lavador de pára-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;




Bem, o laudo foi dado:
"Lanterna indicadora de mudança de direção traseira - cor emitida indevida - res contran 14/98 e 680/87: ctb art 230


Eu questionei isso pro supervisor e ele me disse que só é válido para carros de fábrica, seja antigo ou novo. Isso está escrito no código? E outra, ainda alegou que meu carro foi modificado (alteração de característica) sem autorização do detran.

Não é possível.... será que to ficando maluco? Tenho que voltar lá pra resolver a exigencia até 13/08 e estou pensando em voltar lá sem trocar nada e ver qual vai ser. Estou pensando também em entrar com um processo. Trocar a lanterna eu não vou, e se perder o prazo vou marcar em outro posto. Alguem já passou por isso? Alguma pessoa pode afirmar com 100% de certeza que estou com a razão?


Agradeço qualquer informação importante.


luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano vermelho »

é um tema polemico, pois o fuisin da ford tem a seta vermelha, e lanterna cristal com cromo, porem é item de fabrica. realmente existe uma lei que proibe a alteraçao d itens como lanternais e farois e inclusive instalaçao de farois de milhas(pasmem) pois esses itens devem ser de fabrica e nao instalado depois do carro homologado e vendido. se nao me engano é a resoluçao 262.

eu achava melhor vc colocar as lanternas originais, faça a vistoria e depois recoloque suas altezzas de volta.


Rafa_ell
:: ST ::
Mensagens: 989
Registrado em: Sábado 15 2008f Março 2008 09:35:14 PM
Localização: Seropédica - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafa_ell »

Cara, com certeza o Detran está errado, pois está violando uma literal disposição da lei, mas não vale a pena ir de encontro ao estado cara, o melhor mesmo seria vc colocar as originais, fazer a vistoria e depois voltar a usa essa altezza.

Entra com um processo traria mais custo pra vc do que benefício, mas por outro lado, caso fosse julgado procedente a ação, criaria um precedente onde todos poderiam se apoia e lutar contra essa arbitrariedade do Detran ....

abraço ae amigo, boa sorte !!


Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

luciano vermelho escreveu:é um tema polemico, pois o fuisin da ford tem a seta vermelha, e lanterna cristal com cromo, porem é item de fabrica. realmente existe uma lei que proibe a alteraçao d itens como lanternais e farois e inclusive instalaçao de farois de milhas(pasmem) pois esses itens devem ser de fabrica e nao instalado depois do carro homologado e vendido. se nao me engano é a resoluçao 262.

eu achava melhor vc colocar as lanternas originais, faça a vistoria e depois recoloque suas altezzas de volta.
Vou procurar sobre troca de característica, mas colocar a original não. Até pq eu só peguei a altezza pq quebraram minha lanterna direita, então só tenho uma pra trocar.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Concordo com o Luciano. Coloque a original, cumpra a exigência e depois volte com as suas Alteza.

Pô acho uma p... sacanagem da Alteza tb, pois é um lanterna caríssima e os caras ainda dão o mole de fugir da resolução Contram!!!!

A gente qndo compra não tem que ficar carregando uma enciclopédia na mão com normas e resoluções... os fabricantes que tem q se adequar ou então informarem que seus produtos estão sujeitos a aprovação de orgãos regulamentadores...

Dou nota ZERO pra Altezza nessa questão e não indico a ninguém comprar lanternas deles


sake73
:: Moderador ::
Mensagens: 7535
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 01:17:11 PM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por sake73 »

luciano vermelho escreveu:é um tema polemico, pois o fuisin da ford tem a seta vermelha, e lanterna cristal com cromo, porem é item de fabrica. realmente existe uma lei que proibe a alteraçao d itens como lanternais e farois e inclusive instalaçao de farois de milhas(pasmem) pois esses itens devem ser de fabrica e nao instalado depois do carro homologado e vendido. se nao me engano é a resoluçao 262.

eu achava melhor vc colocar as lanternas originais, faça a vistoria e depois recoloque suas altezzas de volta.
+ 1
Imagem
Fotos do corsa(fica aberto a criticas e elogios):
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58672


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Olha que eles "vendedores" não avisam que estes tipos de lentes não atendem as exigencias do CONTRAN, ou talvez eles não tenham conhecimento de que no no Brasil, tem que ser "amarelo".....

Então, ao adiquirir uma dessas lentes importadas, tb adiquirir uma lente original pra ser usada quando for vistoriar a caranga. E olha, que essas originais tb não são tão baratinhas assim...


Junior & Hulk
:: Maxx ::
Mensagens: 3065
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 05:29:45 PM
Localização: Extrema - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001
Contato:

Mensagem por Junior & Hulk »

A sua é Altezza msm ou sonar??? pq a minha é diferente.. e o pisca é a lamp amarela, olha ai

o pisca é embaixo a re em cima e as vermelhas sao lant e freio

Imagem

Imagem


eu tbm colocaria a original pra vistoria e ja era soh trocar dps :D

abs
Imagem


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Realmente são coisas que fica sempre na dúvida de quem está certo.

Talez outro posto do detran liberrasse e outro não.

Como você disse que uma das originais está quebrada, faz a vistoria em outro posto. Não custa nada tentar.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Amigo você DEVE correr atraz, se você tiver a nota fiscal da lanterna eles sao obrigados a aceitar, registrando no documento do veiculo as alterações feitas... (Roda, lanterna, xenon, etc...) Porém vc tem que apresentar a nota fiscal de compra para que o detran libere a alteração..
Junior & Hulk escreveu:A sua é Altezza msm ou sonar??? pq a minha é diferente.. e o pisca é a lamp amarela, olha ai

o pisca é embaixo a re em cima e as vermelhas sao lant e freio

Imagem

Imagem


eu tbm colocaria a original pra vistoria e ja era soh trocar dps :D

abs
A minha altezza tb é igual a sua... a dele é um modelo mais simples que tao vendendo e realmente a seta é na cor vermelha
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir." (Charles Chaplin)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”