[DÚVIDA] - Como trocar a iluminação da placa (licença)?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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MatheusM
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Mensagem por MatheusM »

Dwkbr® escreveu:
Dwkbr® escreveu:
MatheusM escreveu: A ligação esta correta, porem o nome dessa ligação é em serie... paralelo é quandi liga + com + e - com -...

Lembrando que é bom utilzar sempre os leds separados ou em serie de 3 com pequeno resistor pois os 4 leds nao recebem a energia dividido por 4... os primeiros e os ultimos recebem picos maiores, o que ocasionam a queima ou diminuição da vida util com o tempo, tanto que vc ve a maioria dos break light tem os leds falhando, pq la nao tem resistor só ligação em serie
opa, heuaueaH]
escrevi errado. é isso mesmo. do jeito q montei é em serie.
se fosse paralelo, cada um teria q ter um resistor pra segurar.
agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.
Uma coisa é vc usar extensão na tomada, a extensão nao rouba carga... O led sim.. pois os atómos "saltam" do polo positivo pro negativo, imaginem eles vindo correndo e saltando, chega no ultimo led já tao + fracos que no primeiro. Pro olho humano a percepção é minima, mas se vc mediro polo negativo do led, com o polo negativo la da bateria do seu carro vc vai ver que o negativo não é tao negativo assim, uma prova disso é que quando se utiliza o led na luz de teto do carro é comum vc fechar a porta, ligar o alarme e ver que o led está bem fraquinho aceso... pois o negativo do carro ainda sobra corrente de outros equipamentos, e o led recebe...

:wink: Te garanto que vc ligar um led em cada resistor vc vai aumentar a vida util do led e proporcionar uma iluminação muito melhor...

é por isso que usamos resistor, pois o led recebe uma voltagem menor do que a que ta chegando no resistor, pois o resistor elimina a voltagem extra em forma de calor.. tanto que ele esquenta (o chuveiro tem uma resistencia la dentro pra esquentar a agua). Entao o seu segundo led recebe a sobra do primeiro, e assim sucessivamente, O led da ponta tem uma força maior no positivo e o ultimo led uma força maior no negativo. essa variação que é o que ocasiona o uso indevido dele..

MAAAAASSS.. mesmo pela sua teoria a ligação ta errada.. pois 4 leds pra 14,8v (que é a voltagem que o alternador pode chegar) nao vai dar 3,5v no max pra cada led.. vai dar 3,7 e isso já e muita coisa pois a voltagem maxima pra vida util normal do led é 3,2v
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Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

MatheusM escreveu:
Dwkbr® escreveu:
Dwkbr® escreveu: opa, heuaueaH]
escrevi errado. é isso mesmo. do jeito q montei é em serie.
se fosse paralelo, cada um teria q ter um resistor pra segurar.
agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.
Uma coisa é vc usar extensão na tomada, a extensão nao rouba carga... O led sim.. pois os atómos "saltam" do polo positivo pro negativo, imaginem eles vindo correndo e saltando, chega no ultimo led já tao + fracos que no primeiro. Pro olho humano a percepção é minima, mas se vc mediro polo negativo do led, com o polo negativo la da bateria do seu carro vc vai ver que o negativo não é tao negativo assim, uma prova disso é que quando se utiliza o led na luz de teto do carro é comum vc fechar a porta, ligar o alarme e ver que o led está bem fraquinho aceso... pois o negativo do carro ainda sobra corrente de outros equipamentos, e o led recebe...

:wink: Te garanto que vc ligar um led em cada resistor vc vai aumentar a vida util do led e proporcionar uma iluminação muito melhor...

é por isso que usamos resistor, pois o led recebe uma voltagem menor do que a que ta chegando no resistor, pois o resistor elimina a voltagem extra em forma de calor.. tanto que ele esquenta (o chuveiro tem uma resistencia la dentro pra esquentar a agua). Entao o seu segundo led recebe a sobra do primeiro, e assim sucessivamente, O led da ponta tem uma força maior no positivo e o ultimo led uma força maior no negativo. essa variação que é o que ocasiona o uso indevido dele..

MAAAAASSS.. mesmo pela sua teoria a ligação ta errada.. pois 4 leds pra 14,8v (que é a voltagem que o alternador pode chegar) nao vai dar 3,5v no max pra cada led.. vai dar 3,7 e isso já e muita coisa pois a voltagem maxima pra vida util normal do led é 3,2v
por isso mesmo q escrevi q é teoria. mesmo o led sendo da mesma fabrica, ele n vai ter mesma tensao e amperagem. sempre vai ter uma difrença minima ente eles.
ligando eles em serie, é como se eles se tornassem um so. teoricamente eles teriam 14v, mas se usar o miter, vai ver q tem uma diferença de voltagem. mais facil ainda colocar um zener pra retificar a tensao.

essse do led fica meio acesso qdo fecha as portas é pq nos outros componentes eletronicos do carro existem capacitores q seguram energia. so vai apagar qdo o led gastar tds as energias dos capacitores eletroliticos.


EricoSantos
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Mensagem por EricoSantos »

Daniel® escreveu:
MatheusM escreveu:
Dwkbr® escreveu: agora li o q vc escreveu. n faz sentido o q vc disse. é somo se eu fizesse uma extensao e no meio dela colocasse uma tomada e no fim outra. n quer dizer q a tomada q fiz no meio vai receber mais tensao q no fim.
entao, ligando em serie e colocando a quantidade de led para q chegue ate a tensao q o carro manda, n vai queimar os leds das pontas coisa nenhuma.
pode sim ocorrer de queimar um led por desgaste ou um pico enorme de energia e apagar tds, mas esse negocio de q os leds das pontas vao receber mais tensao é lenda.
Uma coisa é vc usar extensão na tomada, a extensão nao rouba carga... O led sim.. pois os atómos "saltam" do polo positivo pro negativo, imaginem eles vindo correndo e saltando, chega no ultimo led já tao + fracos que no primeiro. Pro olho humano a percepção é minima, mas se vc mediro polo negativo do led, com o polo negativo la da bateria do seu carro vc vai ver que o negativo não é tao negativo assim, uma prova disso é que quando se utiliza o led na luz de teto do carro é comum vc fechar a porta, ligar o alarme e ver que o led está bem fraquinho aceso... pois o negativo do carro ainda sobra corrente de outros equipamentos, e o led recebe...

:wink: Te garanto que vc ligar um led em cada resistor vc vai aumentar a vida util do led e proporcionar uma iluminação muito melhor...

é por isso que usamos resistor, pois o led recebe uma voltagem menor do que a que ta chegando no resistor, pois o resistor elimina a voltagem extra em forma de calor.. tanto que ele esquenta (o chuveiro tem uma resistencia la dentro pra esquentar a agua). Entao o seu segundo led recebe a sobra do primeiro, e assim sucessivamente, O led da ponta tem uma força maior no positivo e o ultimo led uma força maior no negativo. essa variação que é o que ocasiona o uso indevido dele..

MAAAAASSS.. mesmo pela sua teoria a ligação ta errada.. pois 4 leds pra 14,8v (que é a voltagem que o alternador pode chegar) nao vai dar 3,5v no max pra cada led.. vai dar 3,7 e isso já e muita coisa pois a voltagem maxima pra vida util normal do led é 3,2v
por isso mesmo q escrevi q é teoria. mesmo o led sendo da mesma fabrica, ele n vai ter mesma tensao e amperagem. sempre vai ter uma difrença minima ente eles.
ligando eles em serie, é como se eles se tornassem um so. teoricamente eles teriam 14v, mas se usar o miter, vai ver q tem uma diferença de voltagem. mais facil ainda colocar um zener pra retificar a tensao.

essse do led fica meio acesso qdo fecha as portas é pq nos outros componentes eletronicos do carro existem capacitores q seguram energia. so vai apagar qdo o led gastar tds as energias dos capacitores eletroliticos.
Boa tarde pessoal.
Sou novo por aqui, mas já tive um corsa modelo antigo e agora tenho um modelo novo (paixão pelo carro não deixou trocar, apenas "renovar o visual").
Em ambos coloquei LED internamente e também na placa.

No modelo antigo, eu fiz todas as ligações, até porque na época as luzes de LED eram novidade, e eu estava fazendo técnico em eletrônica.

Nas luzes da placa eu utilizei 3 LED alto brilho branco, ligados em série, utilizei por 4 anos, e nunca tive problemas com luminosidade, e nem com esta questão do LED ficar um pouco aceso quando desligava, Tive este problema quando fiz as luzes internas em LED, e coloquei um capacitor para deixar o LED ligado por alguns segundos quando fechava a porta, para resolver coloquei um resistor em paralelo com a ligação dos LED´s, para "gastar" a garga restante do capacitor quando a carga baixava.

Mande o esquema que você utilizou na ligação para analisar, pode ser que tenha algo errado...


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