NaCoS escreveu:poiseh.pelo oq eu sei, tem um sensor de temperatura no motor, q faz aciona a ventuina, e nao o painel. talvez o seu problema estaja la, e nao no painel.
aquele sensor la no cabeçote do motor encostado ao bico injetor n°1 é só para indicar a temperatura da agua para o painel. a resistencia dele vai abaixando de acordo que a temperatura vai subindo, dai altera poição do ponteiro, ok? Já medi a resistencia dele frio e quente e conferei com outro novo e esta 100%.
Até aqui tudo 100%. Minha duvida é aquela que citei: quem tem painel original o ponteiro indica 95°C exatos quando arma o eletroventilador? Quem t rocou mudou esta marcação, etc?
Olha só o que chequei por aqui:
Andei fazendo umas aferições nos paineis.
Coloquei o painel original W1134 (ano fabricção 97) e liguei a ignição sem dar partida. O marcador de combustivel acusou uns 28 litros. Troquei pelo W1150 com CG (ano de fabricação 95) e deu paticamente a mesma coisa
Até aqui fiquei tranquilo com o painel W1150, pois achava que o medidor de combustivel dele marcava a mais.
Medi a resitencia nos terminais dos medidores de combustivel e temperatura e deu aproximadamente 51,6 Ohms nos dois medidores de combustivel e temperatura nos paineis W1134 e W1150. Isto comprova que os instrumentos medidores de combustivel e temperatura dos referridos paineis são compativeis entre si.
A unica coisa que notei de anormal quando troquei de painel, foi o de temperatura. No painel original do carro W1134, o ponteiro chega ao meio 95° e armava o eletroventilador e ficava sempre lá pelos 92°. Esse painel W1150 com CG, o eletroventilador sempre arma la próximo aos 98°C, mas, nunca passa disso.
Medi a voltagem no terminal do sensor de tempertaura do painel lá no cabeçote do motor e achei 9,71 volts com o painel W1134 instalado.
Já com o W1150 achei 9,47 volts. E em cima do sensor desconectado achei 906 Ohms com o motor frio e quando acionou o eletroventilador, desconectei o plug e medi 100 Ohms nesse sensor.
A minha duvida é sobre a velocidade, só isso.
Para tirar essa duvida quanto ao sensor de temperaturado painel estar ou não com a resistencia alterada, causando leitura errada, levei o multimetro na loja e medi um sensor de temperatura do painel novo para conferir com o original e deu igual.
Para referencia, sensor de temperatura do painel: Wahler 6027/01, MTE 3029, VDO D-15493
O sensor de temperatura da agua do bloco do motor debaixo da bobina só manda sinal para a injeção eletronica e ela comnda um rele para armar o eletroventilador.