[INFO] - Esclarecendo dúvidas sobre troca de painéis!

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[INFO] - Esclarecendo dúvidas sobre troca de painéis!

Mensagem por Gato Mijado »

Caros amigos vou relatar algumas coisas para quem pensa em trocar seu painel por outro modelo!
Entrei em contato com alguns amigos que trabalham na siemens, e eles me relataram q na hora de trocar o painel original por um outro modelo, é importante que o adquirido possua o mesmo W correspondente ao original, pois se o W for diferente podera ocorrer uma diferença para mais ou para menos no velocimetro, lembrando que o W só diz respeito ao velocimetro, não afeta em nem um outro instrumento, os marcadores de temperatura e combustivel são os que sofrem mais com a troca, levando em relação o corsa q possui vários modelos de paineis, sendo q alguns modelos correspondem do 94 á fevereiro de 99, e o outro modelo de março de 99 á junho de 2002, e temos também um terceiro modelo usado nos sedans, que na maioria das vezes são aqueles de fundo azul vazado, q começaram a serem utilizados nos primeiros corsa sedan classic!
Para corsa 94 á 02/99, recomenda se painel desse mesmo período, para corsa 03/99 pra frente recomenda se também o período correspondente, pois no caso de vc utilizar um painel do 2003 como exemplo aqueles tipo fundo azul e numeros vazados para q os intrumentos de orientação funcionam corretamente, é recomendado que se troque o sensor de temperatura, o sensor nivel mais conhecido como boia e o tanque, pelo do mesmo modelo usado no painel correspondente a troca, pois se não podera ocorrer diferença na marcação, quanto pra mais como pra menos.
Já em relação ao rpm, deve se observar a faixa vermelha, pois no caso do carro ser 1.6 a rotação será um pouco mais elevada, no caso dos GSI a rotação final dele é 6.500 se nao me encano ja os 1.0 a rotação final deles é 6000 rpm, ja os 1.4 e os wind a rotação final dele 5.500, é mt importante que preste bastante atenção, a diferença maior é apenas nos marcadores de combustivel e temperatura.
Lembrando q nunca deve ser usado o painel da pickup, pois a marcação dos instrumentos são totalmente diferentes, pra começar o tanque possui 50 litros.
Explicando melhor, o indicador de temperatura e de combustivel possui um valor ôhmico, q recebe uma energia elétrica dos sensores fazendo movimentar o ponteiro, no caso da temperatura o sensor de temperatura emite o sinal, e no caso do combustivel o sensor nivel emite o sinal, os paineis dos modelos 94 a 02/99 possuem os mesmos valores ôhmicos, ja os paineis 03/99 a 06/2002 possuem um valor ôhmico diferente dos modelos anteriores dai sai essa tal diferença.
Espero q vocês tenham entendido o que tentei expressar, para que na hora de trocar seu painel não quebre a cabeça tentando concertar essa diferença, ouve falar também que tem gente especializada q ajusta essa diferença, agora não sei se é verdade, quando for adquirir um painel olhe nas costas dele se não há algum modelo de etiqueta que sinalize o ano de fabricação do painel.
Avatar do usuário
MarcaoJr
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 26 2007f Agosto 2007 02:41:29 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por MarcaoJr »

legal saber disso agora que comprei um painel usado. Eu acho q o meu era de uma pickup corsa. to ferrado =/

pelo menos o W é igual.

pro corsa sedan milenium 2001, qual é o painel com contagiros certo? o de fundo azul?

Abraços!
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Cara se não me engano o com fundo azul dá certo no seu carro, pois o sensor nivel do 2001 e o sensor de temperatura é o mesmo, o q vc acha q é da pichup, qt litros ele marca no painel? pois somente o da pickup q marca 50 litros.
Avatar do usuário
MarcaoJr
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 26 2007f Agosto 2007 02:41:29 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por MarcaoJr »

o que comprei é esse aqui :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ali diz 40 litros.. mas tem mais um traço pra direita.. aí já não sei =/

eu comprei esse pq acho é mais bonito.. o azul eu acho feio :?

mas sei lá, se for dar muita dor de cabeça, eu penso em trocar com alguém pelo azul.

valeu ae cara!
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Por isso que qdo eu troquei o peguei um idêntico, só que com CG (ponteiros amarelos - 1999).
Até agora tudo funciona corretamente!!!
Abs
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Marcão o seu na é de pichup não o de pickup marca 50 o seu é o de 46 litros, pois esse traço depois sinaliza 46 litros, agora meu amigo acho q esse painel seu vai da diferença nos marcadores, pois tenho quase certeza q esse modelo é da 1ª geração tipo assim daqueles 1.4 efi ou dos sedans, tenho certeza q os marcadores vão dar diferença no seu milenium, testa dpois vc me diz se deu diferença ou não.
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Marcão com certeza seu painel é do corsa modelo 1997 pois tenho um painel do corsa hatth 97 sem rpm e o codigo atrás dele é 90 386 322, e ja o seu como vi na foto possui o código 90 386 323, com certeza seu painel é do 97, e com certeza vai dar mt diferença se eu fosse vc trocava por um fundo azul urgente.
Mko
:: Champ ::
Mensagens: 486
Registrado em: Quinta-feira 11 2004f Março 2004 09:05:01 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mko »

Pq daria diferença? Os sensores de temp e boia de combustivel são os mesmos, o sistema para o conta giros é igual e o marcador de velocidade é mecanico .... não tem o pq dar diferença!

Se vc medir os sinais que vem para o marcador de combustivel e temp tanto de um 9X ou um 0X verá que é a mesma coisa, então não tem o pq dar diferença.

Qq dúvida estamos ae!
"Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra. E quem não erra... é promovido."

Por isso que eu fico no forum o dia todo!
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Engano seu, o velocimetro pode ser mecanico mais pode prestar atenção q todos q trocam por W diferente a uma certa diferença, agora os indicadore de temperatura e de combustivel, não são sempre os mesmos, como eu disse o 94 a 02/99 sao os mesmos, ja os 03/99 a 06/02 são diferentes, entra em um site de peças e da uma olhada nas boias a do 94 a 02/99 possue aquele ferro reto e aquela boia preta na ponta e quadradinha, ja a do 03/99 a 06/02 possui o ferro bem torto e com a boia na ponta diferente, do mesmo jeito são os sensores de temperatura um é redondo e o outro já é quadrado, sempre há diferença
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Olha só o pq da diferença:
Painel 94 a 02/99 codigo gm 303 080 001R
Marcador de Combustível
Tanque cheio - 48,5 ohms
Tanque vazio - 151 ohms

Painel 03/99 a 06/02 codigo gm 303 080 008R
Marcador de Combustivel
Tanque cheio - 40 ohms
Tanque vazio - 147 ohms

Painel da Pichup corsa codigo gm 303 080 002R
Marcador de Combustivel
Tanque cheio - 44 ohms
Tanque vazio - 147 ohms

Marcador de Temperatura

Painel 94 a 02/99 codigo gm 311 080 001R
escala de 90 a 120Cª
Valor de Entrada - 93,5 ohms
Valor de Saída - 40 ohms

Painel 03/99 a 06/02 codigo gm 311 080 005R
escala de 90 a 120Cª
Valor de Entrada - 90 ohms
Valor de Saída - 38 ohms

Obs: ohms significa valor ôhmico emitido ao sensor correspondente, tanto q algus modelos de paineis possuem resistencia diferente, mais se alguem estiver afim de arriscar, basta trocar e contar dpois como ficou, mais quase todos q conheço q ja trocou sempre deu diferença nos marcadores de temperatura e combustivel.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”