=>Ventuinha LIGADA com carro DESLIGADO.

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Pessoal,

Montadoras diferentes, pensamentos diferentes.

Para os casos relatados sobre a continuidade do funcionamento ou não da ventoinha, após desligar o motor, um eletricista meu explicou que são pensamentos diferentes entre a GM e a VW (estendendo-se a Ford, quando Autolatina), porém não existe necessidade desta ventoinha ficar ligada, porque afinal o carro está desligado resfriando-se naturalmente.

Acreditamos "todos" que quando voltarmos, o carro não terá sua temperatura do motor aumentada por estar desligado, e sim reduzida, pois o atrito entre as peças está a nível zero e sem necessidade de resfriamento.

Logo, não posso falar quem esteja com a razão ou não, oas americanos ou alemães.

Vamos pensar o seguinte, se está funcionando e fazendo a função corretamente, deixemos como está; para evitar adaptações e depois consequências que não poderemos prever (apesar de que aqui temos muitos entendidos e também muitos curiosos).

Este é um pensamento meu, nada impedindo que vocês façam o que bem entendam com os veículos de vocês, certo?

Sinceramente, adoro quando desligo o carro e ele fica quietinho, mas isso é gosto.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
marcusvnac
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 14 2007f Junho 2007 04:40:20 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcusvnac »

Comprei meu corsera a pouco tempo e achei estranho isso nele. Quando desligo ele ainda continua com a ventoinha ligada se estiver quente, algo que não acontecia nos modelos GM anteriores qua já passaram lá em casa (um monza, um corsa super e um corsa sedan). O meu é um Novo Corsa 1.8 Flex, nem sabia que ele fazia isto antes de comprar, mas na verdade não vejo utilidade, já que o motor está desligado e por si só estaria já resfriando... Queria saber se todos os modelos mais novos acontecem isso também ou se o meu foi "premiado".

T+ galera.


lipschutz
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Sexta-feira 02 2007f Fevereiro 2007 08:16:47 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lipschutz »

Uma análise mais profunda do problema... Tranferênciia de Calor!
No momento em que o carro pára, a circulação natural é cessada. Neste momento a temperatura, por um momento de pico, pode ser SIM MAIOR que com o motor em funcionamento. Por isto este sistema "rápido" de resfriamento. Observe que o liga-desliga é muito rápido, apenas para garantir que este pico não seja elevado.

Vcs já observaram que depois que o motor pára houve-se alguns estalos? O que será? CLARO QUE É A DILATAÇÃO... e seria por que meio? CALOR!

espero que eu tenha convencido vcs...


[quote="marcusvnac"]Comprei meu corsera a pouco tempo e achei estranho isso nele. Quando desligo ele ainda continua com a ventoinha ligada se estiver quente, algo que não acontecia nos modelos GM anteriores qua já passaram lá em casa (um monza, um corsa super e um corsa sedan). O meu é um Novo Corsa 1.8 Flex, nem sabia que ele fazia isto antes de comprar, mas na verdade não vejo utilidade, já que o motor está desligado e por si só estaria já resfriando... Queria saber se todos os modelos mais novos acontecem isso também ou se o meu foi "premiado".

T+ galera.[/quote]


Avatar do usuário
lucas.birck
:: Piquet ::
Mensagens: 267
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:22:09 AM
Localização: São Leopoldo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucas.birck »

Do meu ponto de vista, não vejo utilidade da ventoinha ficar ligada após desligar o motor.

Se ficar ligada, a ventoinha resfriará apenas a água que está parada dentro do radiador, e essa água resfriada não circulará pelo motor para auxiliar na refrigeração, portanto, a água quente que está dentro do motor ficará lá, quente, e resfriará com o tempo, junto com o resfriamento dos metais.

Quanto aos estalos que se ouve, realmente é devido à dilatação, que ocorre por meio de calor.
Porém isso é absolutamente normal, pois em trabalho, o motor está com seus componentes metálicos dilatados, e assim que desligado, com a perda de calor, inicia o processo contrário, ou seja, à medida que perde calor, esses mesmos componentes metálicos começam a "encolher", voltando às suas dimensões de temperatura ambiente, causando os conhecidos estalos.

Eu acredito que a maior responsável pelos estalos ainda seja a parte de exaustão do carro (coletor e tubulação de escape), que por estar "livre" no motor, perde calor com maior velocidade quando cessa a passagem dos gases quentes do escapamento, e a tubulação tem paredes de pequena espessura, facilitando a diminuição da temperatura.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”