Sensor de Velocidade, como?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Sensor de Velocidade, como?

Mensagem por leonardo »

Fala galera, tudo okay?
Estou fazendo um computador de bordo para a silver controlado por notebook, maravilhosos 25Mhz de processador, 4mb de memória, uma maravilha :D
Eu só tenho disponível 2 portas: Serial e Paralela...
A Serial vou utilizar para eliminar o monitor lcd preto/branco original do notebook, vou utilizar um display de 20 caracteres X 4 linhas....
Deixei a paralela para aferir informação do pino de rotação de giro do motor informado pelo módulo, voltagem, saida do som para fazer um equalizador gráfico, e por aí vai
Aí queria fazer um medidor de consumo, para isso preciso do sinal do bico da injeção e do sensor de velocidade.... Esse ultimo que está sendo meu problema..........Pois o meu corsa por ser 96 ainda utiliza cabo para fornecer a velocidade para o velocimetro....
Minha pergunta é.....
-O módulo tem por acaso informação de velocidade que o instrumento Velocimetro está aferindo pelo cabo?
-Consigo além do Cabo para o Velocimetro colocar um sensor de velocidade dos ultimos corsas que é sensor?
Bom, é isso galera.... Quem tiver informações.... Agradeço....
Valew!


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Caracoles, estou com um esquema completo da injeção DELPHI MULTEC-IEFI- 6 que pertence ao Corsa 1.0/1.6MPFI, S10 2.2, Omega 2.2, Blazer 2.2 aqui comigo e notei que consta um sensor de velocidade + adaptador do sinal que interpreta para o módulo, ele utiliza-se do pino B2.........
Alguém sabe se tem mesmo?
Amanhã vou ir verificar no carro, com isso já dá para fazer um esqueminha bem legal de computador de bordo.... :D


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Leo, é só pegar os pulsos da bobina... aí vc faz a seguinte conta:

Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32

onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).

Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

willedu escreveu:Leo, é só pegar os pulsos da bobina... aí vc faz a seguinte conta:

Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32

onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).

Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.

[]s
E ae mano, ow, curti, mas esses pulsos de bobina me fez lembrar Conta-giros de carro carburado, por acaso isso seria para conseguir sinal de RPM?
Se sim é só eu pegar sinal do pino C3 e partir para os calculos.... :D
Ainda to em duvida se o corsa tem ou não o tal sensor de velocidade que consta no Esquema da Injeção......


diego_l88
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 10 2006f Setembro 2006 03:11:01 PM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego_l88 »

Carca, dps posta o comp de bordo montado pra nois!

Abraços


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

leonardo escreveu:
willedu escreveu:Leo, é só pegar os pulsos da bobina... aí vc faz a seguinte conta:

Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32

onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).

Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.

[]s
E ae mano, ow, curti, mas esses pulsos de bobina me fez lembrar Conta-giros de carro carburado, por acaso isso seria para conseguir sinal de RPM?
Se sim é só eu pegar sinal do pino C3 e partir para os calculos.... :D
Ainda to em duvida se o corsa tem ou não o tal sensor de velocidade que consta no Esquema da Injeção......
Isso a idéia é pegar a RPM mesmo. Se tiver um sinal na ECU melhor ainda mesmo!!! Só pegar ele, o bom é que já vem protegido contra sobrecorrente.

O que você poderia fazer também se necessário era interceptar o sinal do sensor HALL de rotação da roda fônica, mas pra isso precisaria de um osciloscópio pra estudar a forma de onda certinha pro seu carro e fazer as transformações.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Legal mano, essa parte não entendi muito bem...rsrsrs...
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

leonardo escreveu:Legal mano, essa parte não entendi muito bem...rsrsrs...
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........
Basicamente a idéia do sensor hall é a seguinte:

Você tem um ímã, ele gera um campo eletromagnético determinado em volta de si próprio. Você coloca uma bobina nesse campo e deixa parada, não vai surgir corrente. Quando você interfere no campo, através dos dentes da roda fônica, por exemplo, é gerada uma corrente na bobina (induzida) que pode ser medida. Conforme o formato e distância dos dentes, a corrente varia, e isso pode ser detectado pela ECU, marcando a rotação, a fase, entre outros. Pra tratar esse sinal precisa-se estudar certinho ele, pois cada modelo de roda fonica gera um sinal diferente. Como é um sinal complexo de ser tratado (precisa de um circuito dedicado para transformação por exemplo), o melhor seria pegar um sinal de pulsos, como o da bobina mesmo, ou instalar o sensor de rotação no eixo, utilizando o sensor do Classic (não é caro não ;) )

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

willedu escreveu:
leonardo escreveu:Legal mano, essa parte não entendi muito bem...rsrsrs...
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........
Basicamente a idéia do sensor hall é a seguinte:

Você tem um ímã, ele gera um campo eletromagnético determinado em volta de si próprio. Você coloca uma bobina nesse campo e deixa parada, não vai surgir corrente. Quando você interfere no campo, através dos dentes da roda fônica, por exemplo, é gerada uma corrente na bobina (induzida) que pode ser medida. Conforme o formato e distância dos dentes, a corrente varia, e isso pode ser detectado pela ECU, marcando a rotação, a fase, entre outros. Pra tratar esse sinal precisa-se estudar certinho ele, pois cada modelo de roda fonica gera um sinal diferente. Como é um sinal complexo de ser tratado (precisa de um circuito dedicado para transformação por exemplo), o melhor seria pegar um sinal de pulsos, como o da bobina mesmo, ou instalar o sensor de rotação no eixo, utilizando o sensor do Classic (não é caro não ;) )

[]s
Orras! :o rsrsrss
Mudando de assunto, to achando que o corsa tem sensor de velocidade sim, pois precisando ao mesmo tempo os 2 botões do TID original do corsa com ele em movimento é apresentado Km/h com a velocidade real.... Legal não? :D
Vou procurar saber +
Valews mano!


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

Agora eu quero um TID mesmo!!!


hehehehehe
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”