Como transformar o farol simples em duplo?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
t_w_f
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 02:12:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por t_w_f »

2Pac escreveu:
t_w_f escreveu:
2Pac escreveu:A RCD tem dois tipos de fárois duplos para corsa. Um que usa duas lâmpadas H1 e um que usa uma lâmpada H4 + uma H1.

O que utiliza H4 + H1 custa na faixa de R$60,00 e o que utiliza duas H1 na faixa de R$90,00. Eu acho mais bonito o duplo que utiliza duas H1 mas, ai é questão de gosto. Fiz um esquema para acender a luz alta junto com a baixa para dar mais segurança nas estradas e fica muito legal a iluminação.

Qualquer dúvida posta aí!!

E aê, blz?

Mas qual foi o esquema q vc utilizou para fazer acender o alto junto com o baixo? (sou novo nessa área, num entendo nada, por enquanto)

Obrigado
Para fazer a ligação do farol alto com o baixo ao mesmo tempo quando acionado o farol alto fiz o seguinte:

Comprei um relê duplo Bergson B 135P
Um diodo retificador IN 1004 (se não me engano a referência é essa).

(...)

Amigo,

Muito obrigado pela explicação. Vou procurar essas peças, assim vai ficar mais fácil entender.

[]'s
t_w_f


Avatar do usuário
Newton Carvalho
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 04:05:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Newton Carvalho »

[quote="2Pac"][quote="t_w_f"][quote="2Pac"][color=yellow][b]A RCD tem dois tipos de fárois duplos para corsa. Um que usa duas lâmpadas H1 e um que usa uma lâmpada H4 + uma H1.

O que utiliza H4 + H1 custa na faixa de R$60,00 e o que utiliza duas H1 na faixa de R$90,00. Eu acho mais bonito o duplo que utiliza duas H1 mas, ai é questão de gosto. Fiz um esquema para acender a luz alta junto com a baixa para dar mais segurança nas estradas e fica muito legal a iluminação.

Qualquer dúvida posta aí!![/b][/color][/quote]


E aê, blz?

Mas qual foi o esquema q vc utilizou para fazer acender o alto junto com o baixo? (sou novo nessa área, num entendo nada, por enquanto)

Obrigado[/quote]

[b][color=yellow]Para fazer a ligação do farol alto com o baixo ao mesmo tempo quando acionado o farol alto fiz o seguinte:

Comprei um relê duplo Bergson B 135P
Um diodo retificador IN 1004 (se não me engano a referência é essa).

O diodo serve para mandar o sinal do comando da chave do farol alto para o baixo fazendo armar a saida do farol baixo quando é acionado o farol alto assim, ficando os dois farois acesos. Mas, não acontece o contrario, pois, ele tem a posiçaõ correta de mandar o sinal. O diodo retificador é uma pecinha pequana com pedaço de fio para ligação. Custa menos de R$0,20 em casa de eletrônica.

A ligação é simples:

Você precisa pegar os fios do farol alto dos dois lados e liga-los em uma entrada do relê.
Os fios de farol baixo você liga na outra entrada.
Esses fios passam em um conduite que vai até próximo os fárois. Onde você vai instalar o relê é de sua escolha mas. eu instalei na lataria onde pega o amortecedor dianteiro esquerdo. Fiz dois furos e coloquei parafusos para fixa-lo.

Você precisará identificar os dois fios do farol alto e os dois fios do farol baixo que passam nesse conduite. Pelas cores que ficam lá no soquete da lâmpada você saberá. Corte esses fios e ligue dois de mesmas cores em cada entrada do relê. Seram quatro fios onde você liagrá os dois de mesma cor em cada entrada do relê. Na saída, você ligará os outros pedaços dos fios que foram cortados do mesmo jeito que na entrada. Pegará os fios de mesma cor e ligará na saida do relê.

O diodo retificador é instalado na entrada do relê e você terá de ver qual a posição que ele ligará o farol alto com o baixo para não ligar o baixo e acender o alto.

Talvez falando por aqui você ache complicado mas, não tem nada demais e você poderá fazer sozinho em casa.

Se quiser que te explique melhor, me add no msn: dnilsonlima@hotmail.com[/color][/b][/quote]

[color=blue]Ola meu amigo, este fim de semana tentei fazer o esquema que vc falou, mas não entendi muito bem o esquema. A instalação normal de um relê duplo seria a seguinte:

Juntar os dois fios amarelos do farol baixo e ligar na indicação "F" a direita do relê;
Juntar os dois fios brancos do farol alto e ligar na indicação "F" a esquerda do relê;
Juntar os dois fios amarelos que saem do comando do farol baixo na indicação "C" a direita do relê;
Juntar os dois fios brancos que saem do comando do farol alto na indicação "C" a esquerda do relê;
Ligar a entrada "12V" diretamente no fusivel/bateria (no meu caso pude fazer a instalação direto na bateria, o relê que comprei já possue fusivel interno); e
Fazer o aterramento do relê.

Nesta instalação que eu fiz, apenas permitiu ligar a lampada H1, junto ao farol alto, pois o relê aguenta uma carga de 150W por linha, permitiu liga-la sem causar danos ao sistema elétrico.

Até ai tudo funciona bem, porém com a mesma função do relê original, apenas aceitando mais duas lâmpadas acesas, quando liga o farol alto, liga a H1, mas desliga o baixo.

Ai que vem a questão, onde ligar o "diodo retificador IN 1004", é em ponte na saída "F" do F.A com a saida "F" do F.B?

Agora outra pergunta mais técnica, Meu carro possui bateria de 70A e alternador de 100A, quando estiver na estrada e ligar a H4 (alto e baixo juntos) + H1 + Milhas Totalizando uma carga de 225W (60 FA + 55 FB + 55 H1 + 55 Mi) totalizando 450 W de iluminação, isso pode causar algum problema no sistema eletrico?

Vlw amigo.[/color][img]c:\temp\FA+FB.JPG[/img]


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Blz cara!!!

O diodo você coloca na entrada do relê duplo (comando do farol). Você liga uma ponta dele no comando do farol alto e a outra no baixo. Depois disso, você testa para ver se o alto tá acendendo com o baixo ou se tá trocado. Se tiver trocado, você inverte a posição do diodo. Somente coloque o diodo na entrada do relê e não na saída. Ele somente mandará o sinal da alto para o baixo quando você acionar o faol alto e com isso fará acender os dois fárois.


Com relação a acender todas as lâmpadas de uma vez, acredito que não causará problemas, pois, seu alternador tem potência de sobra e sua bateria também. O problema é se o relê aguentará os fárois altos e baixos ao mesmo tempo, já que, você comprou o farol duplo que utiliza H4 + H1 e você disse que cada saida é de 150w. No seu farol alto terá a H4 acesa os dois filamentos e a H1. O relê que eu comprei foi bergson B135P, esse tem potência de 240w em cada saída. Eu acredito que esse seu relê também irá aguentar numa boa, é só não colocar lâmpadas de 100w.


Com relação a ligar os fárois dessa meneira com relê duplo + os milhas não terá problemas. Seu alternador e bateria são muito bons.


Qualquer dúvida que eu possa esclarecer, é somente postar.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Avatar do usuário
Newton Carvalho
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 04:05:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Newton Carvalho »

[color=red]Cara, que aula!!! Muito obrigado pelo esclarecimento, Vlw [b]2Pac[/b]!!![/color]


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Acrescentando...
450W / 12V = 37,5A
Está bem longe do limite do seu alternador e bateria, que como já comentados são muito bons!

A idéia de alimentar as lâmpadas adicionais direto da bateria é excelente, pq a instalação original não é projetada pra isso.

Porém é bom saber que ligar os dois filamentos da H4 diminuirá bem sua vida útil, pode ser que ela aguente muito tempo, mesmo pq a gente usa pouco o farol alto, mas pode ser que ela estoure por aquecimento. É bom saber que isso pode acontecer.

Com base no que o 2Pac falou, posso até desenhar um diagrama pra vc!
Boa sorte!
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

DJCRD escreveu:Acrescentando...
450W / 12V = 37,5A
Está bem longe do limite do seu alternador e bateria, que como já comentados são muito bons!

A idéia de alimentar as lâmpadas adicionais direto da bateria é excelente, pq a instalação original não é projetada pra isso.

Porém é bom saber que ligar os dois filamentos da H4 diminuirá bem sua vida útil, pode ser que ela aguente muito tempo, mesmo pq a gente usa pouco o farol alto, mas pode ser que ela estoure por aquecimento. É bom saber que isso pode acontecer.

Com base no que o 2Pac falou, posso até desenhar um diagrama pra vc!
Boa sorte!

Pois é!!! Eu mesmo puxei toda instalação dos fárois principais e dos fárois de milha direto da bateria. Uso dois relê duplos, um para os farois principais e outro para os fárois de milha. Meus fárois normais tem quatro H1 55w Blue Vision e os milhas duas H3 eagleyes 100w.

Penso em trocar todas elas pelas Crystal Vision até o final do ano. Gostei muito das Blue Vision mas, a Crystal Vision é mais bonita e ilumina um pouco melhor. Nos milhas coloquei eagleyes 100w, pois, são mais baratas e eu tava com blue vision nos milhas também e uma queimou rapidinho, ai fiquei com receio de gastar uma grana maior e depois queimar novamente. Vou ficar com as eagleyes de teste para ver se queimarão rapidamente ou se aguentaram mais tempo devido a agora ter ter colocado um relê duplo para os milhas.

O único problema das lâmpadas é na hora em que são ligadas, pois, elas atingem um maior pico de corrente.

Se tu for bom de desenho, faz um diagrama para o amigo ai que ficará melhor dele visualizar e depois fazer sozinho em casa. O mais complicado é cortar os fios e liga-los ao relê. A colocação do diodo é mais fácil e rápida da instalação.


Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Avatar do usuário
Newton Carvalho
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 04:05:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Newton Carvalho »

Galera, valeu mesmo, vcs são feras!!!!

De acordo com seus esclarecimentos, acho que não vou manter o F B junto com o F A, analizei a ideia, se a H1 já ligará junto com o FA, talvez não tenha necessidade de ligar o FB. Eu viajo muitas das vezes a noite, no trecho RJ/SP, não posso arriscar ficar sem o farol por causa de superaquecimento. Acho que vou fazer o esquema do diodo para manter a H1 ligado com o baixo, minha dúvida é se a posição em que ele fica na lente do farol, vai atrapalhar os outros motoristas. Posta ai o esquema, se não der muito trabalho. Creio que será de grande valia não só para mim, mas para outros interessados nessa parte de elétrica, pois como se sabe, qualquer serviço que se faça em uma oficina, perde-se uma grana boa, e as vezes são coisas simples, que aqui no fórum pode ser feito com a ajuda de "FERAS" como vocês.

Vlw a força 2PAC e DJCRD.


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

newtonasc escreveu:Galera, valeu mesmo, vcs são feras!!!!

De acordo com seus esclarecimentos, acho que não vou manter o F B junto com o F A, analizei a ideia, se a H1 já ligará junto com o FA, talvez não tenha necessidade de ligar o FB. Eu viajo muitas das vezes a noite, no trecho RJ/SP, não posso arriscar ficar sem o farol por causa de superaquecimento. Acho que vou fazer o esquema do diodo para manter a H1 ligado com o baixo, minha dúvida é se a posição em que ele fica na lente do farol, vai atrapalhar os outros motoristas. Posta ai o esquema, se não der muito trabalho. Creio que será de grande valia não só para mim, mas para outros interessados nessa parte de elétrica, pois como se sabe, qualquer serviço que se faça em uma oficina, perde-se uma grana boa, e as vezes são coisas simples, que aqui no fórum pode ser feito com a ajuda de "FERAS" como vocês.

Vlw a força 2PAC e DJCRD.

No seu lugar como viaja muito, eu tentaria deixar a H4 com os dois filamentos acesos quando ligasse o farol alto + a H1. Isso não é recomendado quando usa-se lâmpadas de 100w mas, como serão usadas lâmpadas 55/60w acredito que somente diminuirá a vida útil da lâmpada H4 mas, não quebrará o vidro dela por super-aquecimento. Compra um par de lâmpadas Philips e faz um teste numa viajem longa dessas. Só não esquecer de levar lâmpadas reservas para caso alguma dê problemas. Se tiver qualquer problema por estar com alto e baixo ao mesmo tempo na H4, caso ela queime muito rápido, é somente retirar o diodo retificador.

Eu acredito que você usará o esquema do alto e baixo numa boa com as H4 + H1.

Eu acho muito dificíl estourar uma lâmpada H4 Philips ou Osram ligando os dois filamentos ao mesmo tempo mas, nada é impossível. Nas suas viajens, procure andar com lâmpadas reservas e faça o teste. Somente testando você saberá se aguenta ou não. Você só utilizará farol alto nas estradas, não é todos os dias então, sua lâmpada não queimará facilmente. Se fizer essa ligação é somente procurar trocar suas lâmpadas a cada ano e não a cada dois anos como é recomendado.

Faz o teste e depois conta pra gente como que foi.

Se ainda tiver dúvidas com relação a ligação do diodo, é somente postar aqui ou falar comigo no msn.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Avatar do usuário
Newton Carvalho
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 04:05:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Newton Carvalho »

Entendi a situação. Na verdade, mesmo nas rodovias, dificilmente iremos manter o farol alto aceso por muito tempo, e se não tentar, não saberei se pode acontecer algum problema. Vou seguir seu conselho. Comprei o diodo só que foi o IN 4007 (o atendente da eletrônica falou que é equivalente). Vou Levar o par de faróis originais, acredito que não vá acontecer nada, mas por via das dúvidas já terei os reservas. Este feriado devo ir para Santos-SP, vai ser um ótimo teste.

Vlw 2Pac.


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

newtonasc escreveu:Entendi a situação. Na verdade, mesmo nas rodovias, dificilmente iremos manter o farol alto aceso por muito tempo, e se não tentar, não saberei se pode acontecer algum problema. Vou seguir seu conselho. Comprei o diodo só que foi o IN 4007 (o atendente da eletrônica falou que é equivalente). Vou Levar o par de faróis originais, acredito que não vá acontecer nada, mas por via das dúvidas já terei os reservas. Este feriado devo ir para Santos-SP, vai ser um ótimo teste.

Vlw 2Pac.
Pois é cara!! Será um ótimo teste.

Você pode até levar os fárois originais na mala com as lâmpadas para ficar de reserva e qualquer coisa é somente trocar os fárois e retirar o diodo do relê. Nem vai precisar mexer no relê.

Eu acredito que não acontecerá nada com os fárois e lâmpadas. É bom você dar uma olhada se o farol que você comprou está bem vedado. Se você ver brechas entre a lente e a parte plástica, é bom passar um pouco de silicone para não entrar água.

No mais, torço para que dê tudo certo.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”