LUZ DA BATERIA ACENDE FRAQUINHA. O QUE SERÁ?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
FabrícioGA
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Terça-feira 22 2006f Agosto 2006 05:59:43 PM
Localização: Alfenas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

LUZ DA BATERIA ACENDE FRAQUINHA. O QUE SERÁ?

Mensagem por FabrícioGA »

Pessoal, tenho um Corsa Sedan 1.6 8v sem nenhuma alteração. Já faz um tempo que de vez em quando a luz da bateria acendia fraquinha. Ficava assim por uma meia hora e depois apagava. Daí demorava alguns dias para acontecer isso de novo. Mas agora está acontecendo com mais freqüência, praticamente todos os dias que eu saio com o carro. E a luz fica acesa (não é bem acesa, só dá um sinal) por mais tempo. O que será? Não quero levar em um eletrecista sem ouvir a opinião de vocês. Obrigado.


GabrielD
:: Rodeio ::
Mensagens: 777
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 08:11:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GabrielD »

Qnt tempo de uso tem a bateria? provalvelmente vc tera q troca la... o carro pega numa boa? se tiver alarme, vidros eletricos, entre outros, estao funcionando sem problemas?

Tudo vc tera q ver antes...
Imagem
- Vem! Vai na fé! Nosso bonde é so raiz, porque aqui quem sabe é nois!
- Economizei pra esculachar de vez.


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

É bom dar uma olhada na bateria e alternador. Passa numa casa de auto-elétrica e manda eles verificarem se teu alternador tá ok e tua bateria também. Eles possuem uma peça que detecta tudo até se teu motor de partida está bom também.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Pode ser bateria, alternador, mau contato nos cabos...
Se a bateria não está arriando, experimente apertar os parafusos do cabo da bateria e do terra na lateria.
Se não resolver, o mais provávele é que o "regulador de tensão" está com problemas. A luz da bateria costuma acender fraca quando esse regulador está em vias de dar problema.
Esse regulador fica acoplado no alternador, é o cara responsável por manter a energia gerada pelo alternandor entre 12V e 14V, valores aceitáveis para recarga da bateria.

Nesse caso, dá pra vc testar também, faça assim:
Conecte um multímetro (é mais fácil com um digital) nos polos da bateria (ponta preta no negativo e vermelha no positivo).
Selecione a escala 20V (DCV ou DC). Tem que ser escala de corrente contínua.
A) Com o carro desligado veja se a tensão da bateria está entre 12V e 13V.
B) Ligue o carro e acelere bem, bastante mesmo, a tensão deve ser sempre maior que 12V e MENOR que 14V, mas em alta rotação sempre perto dos 14V.
C) Repita o passo anteriror com todos os equipamentos elétricos ligados, pelo menos os possíveis, como faróis, ventilação, som....
A tensão não pode ser menor que 12V.

Resultados:
1- Se a tensão variar entre 12V e 14V, sempre dentro desses limites, o alternador e o regulador de tensão estão OK. Aí o problema é outro.
2- Se a tensão for menor que 12V, o regulador está "carregando pouco" a bateria. Nesse caso a bateria vai ficando fraca aos poucos e logo estará ruim.
3- Se a tensão passar dos 14V, o reulador está carregando demais, o que faz a bateria esquentar muito e se deteriorar rapidamente. Nesse caso a bateria pode até explodir por aquecer demais, se for pouca coisa acima dos 14V, a bateria também irá se deteriorar rapidamente.

Nos casos 2 e 3, a única solução é trocar o regulador de tensão. Ele não custa muito caro, mas dá um certo trabalhinho, pois tem que tirar o alternador.

OBS. Segure bem firme as pontas do multímetro na bateria, pois costuma haver um mau contato nessas pontas, seja por oxidacão ou sujeira.

Espero ter ajudado!
Depois posta pra gente o que aconteceu.
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

CARA EU ACHO QUE SEJA AS ESCOVAS DO ALTERNADOR QUE JÁ ESTÃO GASTAS!!! MAIS COMO A GALERA JA DISSE DÁ LOGO UMA VERIFICADA GERAL QUE É MELHOR
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Sonafarra, é bem provável que seja as escovas mesmo, mas pelo que lembro, as escovas são acopladas no regulador de tensão. É uma peça só e acho que tem que ser trocada inteira.
Normalmente quando elas gastam, carregam pouco a bateria, quando é defeito do circuito interno do regulador, aí pode carregar pouco ou demais.
abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


FabrícioGA
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Terça-feira 22 2006f Agosto 2006 05:59:43 PM
Localização: Alfenas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FabrícioGA »

Eu comprei o carro em julho do ano passado e desde sempre ele apresentava esse problema. Já troquei o regulador de voltagem há mais ou menos 10 meses atrás e nunca troquei a beteria. Mesmo com a troca do regulador de voltagem, ele continuou a dar o mesmo problema. E junto com o regulador de voltagem, eu troquei uma outra peça que não me lembro qual foi. As funções do carro como trava elétrica, vidros, luzes estão todas funcionando perfeitamente. De vez em quando, depois de uma viagem longa, a primeira tentativa de dar a partida falha, mas sempre na segunda tentativa funciona. Por isso tudo e pelo o que vocês falaram, acho que é a bateria e não é o regulador de voltagem. Concordam comigo? Muito obrigado pelas informações.


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

FabrícioGA escreveu:Eu comprei o carro em julho do ano passado e desde sempre ele apresentava esse problema. Já troquei o regulador de voltagem há mais ou menos 10 meses atrás e nunca troquei a beteria. Mesmo com a troca do regulador de voltagem, ele continuou a dar o mesmo problema. E junto com o regulador de voltagem, eu troquei uma outra peça que não me lembro qual foi. As funções do carro como trava elétrica, vidros, luzes estão todas funcionando perfeitamente. De vez em quando, depois de uma viagem longa, a primeira tentativa de dar a partida falha, mas sempre na segunda tentativa funciona. Por isso tudo e pelo o que vocês falaram, acho que é a bateria e não é o regulador de voltagem. Concordam comigo? Muito obrigado pelas informações.
CARA PODE SER A BATERIA QUE ESTEJA VELHA TAMBEM, E NÃO ESTEJA MAIS SEGURANDO A CARGA, POREM O FATO DE ESTAR ACENDENDO A LUZ NO PAINEL AINDA ME DEIXA PENSANDO QUE SEJA AS ESCOVAS DO ALTERNADOR QUE ESTEJA GASTAS...MAIS PODE NÃO SER!!! BOM DE TODA FORMA BOA SORTE AI!!
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


GabrielD
:: Rodeio ::
Mensagens: 777
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 08:11:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GabrielD »

Gente,

Com problemas eletricos logo a 1ª coisa a ver eh realmente a bateria!!
Conforme logo perguntei o tempo de uso da mesma... nao adianta tentar descobrir ou ate mesmo querer achar problemas onde possam nao estar!
Como sempre penso... eh sempre a coisa + boba e simples que pode acarretar nesses inumeros problemas...

Bom fabricio sei q seu problema ainda nao esta resolvido! entao nos de + noticias! com forme for... tentaremos aqui dar umas dicas do que possa vir a ser...

Abraços
Imagem
- Vem! Vai na fé! Nosso bonde é so raiz, porque aqui quem sabe é nois!
- Economizei pra esculachar de vez.


FabrícioGA
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Terça-feira 22 2006f Agosto 2006 05:59:43 PM
Localização: Alfenas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FabrícioGA »

Muito obrigado a todos pelas informações. Vou levar meu carro para um eletrecista olhar e depois coloco aqui o resultado e o diagnóstico.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”