Galera, quando eu conheci esse fórum eu fiquei ligado que em painés que se retira o ponteiro pra personalizar deve-se tomar algumas providências para que se não sescalibre o ponteiro certo?.
No ano de 2003 Comprei meu painél com contagirus personalizado fundo branco todinho já montado.
Um dia eu fiz uma viagem de 35Km numa estrada lisinha calma e plana aonde eu cismei de ver se o ponteiro estava calibrado. Então eu fiz o seguinte.
ZEREI O CRONÔMETRO DE MEU RELÓGIO.
REDUZI A VELOCIDADE PARA 60KM/H CONSTANTE.
DEI O CRONÔMETRO PRA MINHA NOIVA E QUANDO EU DEI UM "JÁ"
MINHA NOIVA ZEROU O CRONOMETRO E EU ZEREI O ODÔMETRO PARCIAL.
Em tese eu deveria andar 1KM a cada minuto.
Mas no final o resultado foi o seguinte.
29 kM NO ODÔMETRO PARCIAL EM 34 Min no cronometro.
CONCLUSÃO: Eu pensava que estava rodando durante esses 34Min em 60Km/h so que na verdade o ponteiro deveria estar marcando 60Km mas na verdade eu deveria estar em pouco menos que 55Km/h.
Vê se com VC's acontece o mesmo. Ande em 60Km/h "prestando atenção no pé" heheh. zere o dômetro na mesma hora em que VC inicia o relógio e ande pelo menos uns 5Min em exatamente 60Km/h costante e veja se dá diferença também.
SABEMOS QUE TODOS VELOCÍMETROS ENGANAM MESMO. !
E se VC é dono de um E.F.I 1.0 Veja se em 100Km/h o seu Conta-girus esta marcando 2950 RPM como o meu. Porque tem gente que diz que em 100Km/h cravados o contagirus marca 3000 RPM. Se isso for verdade então é o meu ponteiro de velocidade que esta marcando muito mesmo.
[DÚVIDA] - Como calibrar o ponteiro de velocímetro?
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tem uma diferenca mesmo de fabrica nos paineis
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como o corso disse jah vem uma pequena diferença de fabrica,lembrando q rodas diferentes tb ajudam a "enganar" o motorista
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http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
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E se VC é dono de um E.F.I 1.0 Veja se em 100Km/h o seu Conta-girus esta marcando 2950 RPM como o meu. Porque tem gente que diz que em 100Km/h cravados o contagirus marca 3000 RPM. Se isso for verdade então é o meu ponteiro de velocidade que esta marcando muito mesmo.
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velocidade de cruzeiro uma das mais economicasRM escreveu:E se VC é dono de um E.F.I 1.0 Veja se em 100Km/h o seu Conta-girus esta marcando 2950 RPM como o meu. Porque tem gente que diz que em 100Km/h cravados o contagirus marca 3000 RPM. Se isso for verdade então é o meu ponteiro de velocidade que esta marcando muito mesmo.
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Hoje na Rodovia Dutra eu ví de novo e quando o ponteiro esta no 100Km/h meu conta-girus marca exatamente 2950 RPM ou seja, exatamente no meio dos dois pauzinhos.RM escreveu:E se VC é dono de um E.F.I 1.0 Veja se em 100Km/h o seu Conta-girus esta marcando 2950 RPM como o meu. Porque tem gente que diz que em 100Km/h cravados o contagirus marca 3000 RPM. Se isso for verdade então é o meu ponteiro de velocidade que esta marcando muito mesmo.
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O seu é E.F.I 1.0 também.??
O CENSURADO é descobrir se o erro é no ponteiro do Conta-girus ou no de velocidade, ou um marcando menos ou o outro marcando mais.
Mas pela diferença que deu na minha verificação em velocidades de 60km/h pra dar 1KM a cada 1 Min, acho que deu uma boa diferença mesmo sabendo que o ponteiro de velocidade já vem ajustado pra marcar mais mesmo né?..
Mas alguém esta disposto a andar a 100Km/h e confirmar se o seu a rotação crava nos 3000 RPM ?:???.. estouy quase tirando o ponteiro e recolocando 1/2 cent´metro pra baixo..... .
Só estou encanado com isso PQ já comprei esse painel pronto que é personalizado. !
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Lembrando também que se os pneus não forem de tamanho originais, a diferença no cronômetro tambem será diferente, verifique isso...
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uma diquinha basica
desmontando o painel vc tira a parte da frente ali onde cobre os mostradores.....
vc vai ver no disco do velocimetro q abaixo do pino onde para no 20 tem um risco...basta rancar o pino q segura no 20 e deixar o ponteiro descer....ele tem q parar exatamente sobre esse risco abaixo do 20 q com o painel montado nao se ve.......essa seria a marca do 0, tire e coloque o ponteiro exatamente com a ponta sobre o risco...suba com o dedo e recoloque o pono do 20, pronto esta calibrado com o erro de fabrica
desmontando o painel vc tira a parte da frente ali onde cobre os mostradores.....
vc vai ver no disco do velocimetro q abaixo do pino onde para no 20 tem um risco...basta rancar o pino q segura no 20 e deixar o ponteiro descer....ele tem q parar exatamente sobre esse risco abaixo do 20 q com o painel montado nao se ve.......essa seria a marca do 0, tire e coloque o ponteiro exatamente com a ponta sobre o risco...suba com o dedo e recoloque o pono do 20, pronto esta calibrado com o erro de fabrica
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falando nisso corso eh o painel com rpm tah montado no carro?corsomovel escreveu:uma diquinha basica
desmontando o painel vc tira a parte da frente ali onde cobre os mostradores.....
vc vai ver no disco do velocimetro q abaixo do pino onde para no 20 tem um risco...basta rancar o pino q segura no 20 e deixar o ponteiro descer....ele tem q parar exatamente sobre esse risco abaixo do 20 q com o painel montado nao se ve.......essa seria a marca do 0, tire e coloque o ponteiro exatamente com a ponta sobre o risco...suba com o dedo e recoloque o pono do 20, pronto esta calibrado com o erro de fabrica
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ainda nao to chegando num acordo o q fica melhor fundo branco ou fundo preto e ai acertar a 2º cor da iluminacaoedu do corsa escreveu:falando nisso corso eh o painel com rpm tah montado no carro?corsomovel escreveu:uma diquinha basica
desmontando o painel vc tira a parte da frente ali onde cobre os mostradores.....
vc vai ver no disco do velocimetro q abaixo do pino onde para no 20 tem um risco...basta rancar o pino q segura no 20 e deixar o ponteiro descer....ele tem q parar exatamente sobre esse risco abaixo do 20 q com o painel montado nao se ve.......essa seria a marca do 0, tire e coloque o ponteiro exatamente com a ponta sobre o risco...suba com o dedo e recoloque o pono do 20, pronto esta calibrado com o erro de fabrica
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